quarta-feira, 1 de julho de 2020

Zé Guilherme recebe artistas na série de lives EntreMeios


Iniciada em junho, a série de lives EntreMeios, conduzida pelo cantor e compositor Zé Guilherme, continua no mês de julho, sempre ao vivo, em sua página no Instagram - @zeguilhermeoficial.

Nos próximos bate-papos, o artista recebe, respectivamente nos dias 6, 7, 14, 21 e 28 de julho, os convidados: Ana Luiza (Canto e Poesia), Monika Jordão (Literatura e Música), Davi Aquino (Música e Poesia), Cezinha Oliveira (Música e Criação) e Mario Tommaso (Rasga o Coração). As lives (grátis) têm início às 21 horas.

EntreMeios é um projeto criado por Zé Guilherme que contempla artistas e profissionais de várias áreas a fim de discutir assuntos diversos. Entre os convidados que já passaram pela live, está o estilista Ton Moreira, que falou sobre Construção de Imagem, e o empresário da noite Tiaguinho Santo, que conversou com Zé Guilherme sobre o tema Na Cena, Na Noite.

Programação de julho / EntreMeios
Gratuito. Livre. Instagram - @zeguilhermeoficial


6 de julho – Segunda, às 21h
Convidada: Ana Luiza - Tema: Canto e Poesia

Ana Luiza é cantora, poeta, compositora e professora de canto. Reconhecida pelo domínio técnico e pela força de sua interpretação, por 25 anos teve seu trabalho constituído em duo com o pianista, compositor e arranjador Luis Felipe Gama. Como intérprete, gravou no CD de Guinga, Noturno Copacabana, a música "O Silêncio de Iara", parceria de Guinga e Luis Felipe, considerada por Chico Buarque como a "canção do século". Vencedora de importantes prêmios brasileiros dedicados a intérpretes vocais, Ana Luiza já cantou à frente da Orquestra Jazz Sinfônica e ao lado de nomes como Milton Nascimento, Chico Buarque, Ney Matogrosso, Paulinho da Viola, Dominguinhos, Elba Ramalho, Arrigo Barnabé, Zeca Baleiro, Robertinho Silva, Fábio Zanon, Pablo Milanés (cubano) e Maria João (portuguesa). Seu canto foi apreciado no Exterior - Argentina, Uruguai, Portugal, França, Suíça, Alemanha e Cuba. Fez direção vocal no espetáculo A Paixão Segundo Nelson, realizado por Zeca Baleiro, e direção musical em A Dama das Camélias, dirigido por Roberto Cordovani, que estreou em Portugal e fez turnê pela América Latina. Lançou, recentemente, Rubra, livro de poemas pela editora Laranja Original.

7 de julho – Terça, às 21h
Convidada: Monika Jordão - Tema: Literatura e Música

A paulistana Monika Jordão é escritora, atriz e instagrammer. É atriz por formação, foi o teatro que lhe apresentou a dramaturgia, sua escola literária. Shakespeare, Nelson Rodrigues e Sófocles foram as primeiras inspirações. Começou rascunhando pequenas cenas e, com o passar dos anos e a paixão pelos livros, passou a escrever crônicas, contos e diálogos em grandes blogs da internet, como Jornalismo de Boteco e Entre Todas as Coisas. Em 2017, seu romance Num Piscar de Luzes teve os capítulos postados no seu Instagram, despertando o interesse da Editora Villardo, que editou a obra, em 2018, o que a levou a participar, oficialmente, da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, em 2019. Atualmente, se dedica a escrever Isolados - Um Amor de Quarentena, romance no mesmo formato da primeira publicação (os capítulos são disponibilizados no Instagram, segundas, quartas e sextas). “Acredito que a arte salva, o artista e seu público”, diz a autora.

14 de julhoTerça, às 21h
Convidado: Davi Aquino - Tema: Música e Poesia

Davi Aquino é poeta, compositor e também idealizador, roteirista e ator na websérie poética Em Tempo, a primeira do gênero, publicada em seu canal do IGTV, cujo objetivo é mostrar uma nova forma de fazer a poesia chegar ao público. Aos 11 anos se emocionou com o poema “Metade”, de Oswaldo Montenegro, e trocou o tempo na TV por leitura de poesias e romances. “Fui influenciado por minha mãe e meu padrasto a consumir Vinícius, Clarice, Florbela, mas me encontrei mesmo entre Manoel de Barros e Augusto dos Anjos”, comenta. Ainda aos 11 anos, começou a ensaiar as primeiras crônicas e poesias. Apesar da paixão pelas artes, cursou Engenharia Ambiental, na UNESP de Presidente Prudente, onde organizava saraus junto à Associação Prudentina de Escritores. Organiza mensalmente seu Sarau Literário, que já contou com importantes nomes da literatura e da música. Atualmente, está iniciando um novo projeto de poesias em vídeo e áudio, além de publicar poesias e crônicas em seu Instagram, diariamente.

21 de julho – Terça, às 21h
Convidado: Cezinha Oliveira - Tema: Música e Criação

Cezinha Oliveira é instrumentista, cantor, compositor, arranjador e produtor musical. Mineiro de Juiz de Fora, radicado em São Paulo, há mais 30 anos, é autodidata, começou a cantar e tocar violão ainda garoto. Iniciou a carreira profissional, na década de 70, tocando em bailes pelo interior de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Virtuoso também nas cordas do contrabaixo, já atuou ao lado de vários artistas e grupos de jazz e MPB, além de cantar e tocar violão em discos de outros artistas. Seu show solo foi apresentado em vários projetos e espaços culturais de São Paulo e Minas Gerais. Em 2006, apresentou-se na feira de música PopKomm, em Berlim (Alemanha), interpretando canções de Eduardo Gudin em uma mostra de música brasileira independente. Seu primeiro CD, homônimo, foi lançado, em 2005, com participação especial de Renato Braz e Zé Guilherme.  O álbum é basicamente autoral, um sofisticado trabalho de música brasileira com sotaque pessoal de Cezinha Oliveira. Atualmente, integra o grupo Notícias Dum Brasil 4, de Eduardo Gudin, cujo disco foi lançado em 2015. Exímio arranjador, ele assina produção musical de discos de Zé Guilherme, Cláudio Loureiro, Mario Tommaso e outros.

28 de julho – Terça, às 21h
Convidado: Mario Tommaso - Tema: Rasga o Coração

Mário Tommaso é ator, cantor, compositor e mestre em Literatura Brasileira pela USP. Atualmente, prepara o projeto literário/musical Rasga o Coração, com repertório de clássicos brasileiros e redescobertas de pérolas do samba-canção, composições próprias com parceiros como Cezinha Oliveira, Solange Sá e Ricardo Wey, além de textos sobre amor e melancolia. Realizou, como ator e dramaturgo, o espetáculo solo Ensaio Sobre o Absurdo (2014), baseado na obra O Mito de Sísifo, de Albert Camus. Atuou em espetáculos como Os Justos, de Albert Camus (2003), e Bixiga, uma Bela Vista (2004), de Sérvulo Augusto e Viviane Dias, estes com direção de Roberto Lage. De 2003 a 2005, foi ator do Núcleo de Investigação do Teatro Ágora. Dirigiu espetáculos musicais como Cada Mesa É um Palco, de Cláudio Lima (2005 - TUSP) e Abre a Janela: Zé Guilherme canta Orlando Silva (2015 - Sesc Belenzinho).

Zé Guilherme

Radicado em São Paulo, o cearense Zé Guilherme lançou, em 2000, o primeiro CD, Recipiente (Lua Discos), com arranjos de Swami Jr., que contempla sua origem nordestina e a música universal brasileira em um trabalho com a força da raiz e do pop brasileiro. Seis anos depois, Tempo ao Tempo chegou com uma linguagem pop mais contemporânea em arranjos de Serginho R. Já o terceiro disco, Abre a Janela - Zé Guilherme Canta Orlando Silva (2015), viaja no tempo e pousa na época clássica e romântica da música brasileira, no qual o artista faz releituras delicadas de obras imortalizadas pelo “cantor das multidões”. O trabalho tem arranjos e direção musical de Cezinha Oliveira, assim como o mais recente, Alumia (2018), lançado em comemoração aos 20 anos de carreira de Zé Guilherme, que assina a autoria da maioria das canções. Recentemente, o intérprete lançou Alumia ‘Remix’ com produção de Waldo Squash (Uaná System), trazendo o sotaque paraense do carimbó eletrônico para a faixa-título.

Facebook: @oficialzeguilherme | Twitter: @zeguilhermeofic | Youtube: Zé Guilherme Oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário