sexta-feira, 20 de maio de 2022

Festa junina no Teatro do Incêndio busca continuidade do projeto SOL.TE

Crianças do projeto Sol.te (foto de Laura Nogueira)

No dia 12 de junho, domingo, acontece a Festa Junina do SOL.TE no Teatro do Incêndio, das 17h às 20h. O evento - aberto à comunidade - encerra as atividades do semestre do projeto sociocultural que atende crianças e adolescentes com atividades artísticas e culturais da região do bairro Bela Vista.

A festa começa após a apresentação dos alunos, às 16h, no palco do Teatro (com ingressos já esgotados). Muitas atividades, brincadeiras e gostosuras vão tomar conta da Rua 13 de Maio, na altura do número 48, onde fica a sede do Teatro do Incêndio.

O trio
Arrumadinho - com Bisdré Santos (triângulo), Heitor Gondo (zabumba) e Antonio Vito (sanfona) - garante o forró, a animação e o clima para a quadrilha, que será aberta à participação do público.

“Pedimos às pessoas que venham vestidas a caráter, com roupas e adereços tradicionais para garantir o aspecto junino da quadrilha que estamos programando, e também para deixar a festa bem colorida e animada”, comenta Gabriela Morato, coordenadora do evento. Os recursos arrecadados na Festa Junina do SOL.TE serão destinados à manutenção e continuidade do projeto.

Tem, sim sinhô!

Trio de forró - Arrumadinho

Quadrilha na rua.

Brincadeiras: Pescaria, Xilondró, Tomba-lata, Boca de Palhaço, Cama Elástica, Pula-pula etc.

Gostosuras: bolos, milho verde, pamonha, canjica, pipoca, algodão doce, maçã do amor, churrasquinho e muitas outras delícias.
Bebidas: quentão, vinho quente, refrigerantes, cervejas e outros.

O projeto

O projeto SOL.TE, cujo nome foi emprestado de um poema de Leminski, idealizado e coordenado pela atriz, produtora e arte-educadora Gabriela Morato, é uma ação artístico- pedagógica com objetivo de  fazer com que arte e cultura faça parte das pessoas, como um espaço-tempo-elo facilitador na formação e desenvolvimento do sujeito pleno e cidadão, desde a infância, pela linguagem Teatro e da cultura do brincar. A ação se dá por experiências artísticas, criativas e sociais por meio de jogos e práticas teatrais, também por jogos e brincadeiras populares ou contemporâneas, buscando a percepção dos participantes, de suas famílias e da comunidade, de que arte e cultura, além de ser direito de todos, é um caminho para se desenvolver como ser.

O projeto já atendeu mais de 560 participantes desde 2014, entre crianças e adolescente. Atualmente, funciona em duas modalidades: Oficinas de Teatro para crianças (8 a 12 anos) e adolescentes (13 a 17 anos) e Escola Cultural (para crianças). Na primeira, as atividades são aos sábados. A segunda funciona no contraturno escolar (segunda a sexta, pela manhã), oferecendo apoio, acolhimento, arte, cultura e esperança para crianças em situação de vulnerabilidade social da região. Neste ano, o SOL.TE - Oficinas de Teatro acontece com apoio da 36ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, integrando o projeto Sou Encruzilhada, Sou Porta de Entrada. Sou Correnteza de Vida, Esquina Cortada: Ave Bixiga!”. Já a modalidade SOL.TE - Escola Cultural teve início, em 2022, com recursos do ProAC - Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Projeto: Festa Junina do SOL.TE
Dia 12 de junho de 2022
Horário: das 17h às 20h
Teatro do Incêndio
Rua 13 de Maio, 48 - Bela Vista (Bixiga). São Paulo/SP.
Grátis – evento ao ar livre.
www.teatrodoincendio.com | www.projetosolte.com
@teatrodoincendio | @projetosol.te

 

Informações à imprensa: VERBENA Assessoria
Eliane Verbena
Tel: (11)  99373-0181- verbena@verbena.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário