quarta-feira, 21 de março de 2012

Secretaria Municipal de Cultura faz homenagem ao Dia do Circo


Cia La Mínima

A Secretaria Municipal de Cultura realiza no dia 27 de março, terça-feira, evento para comemorar o Dia do Circo e os 90 anos da Semana de Arte Moderna.  Esta data foi criada, em 1972, em homenagem ao dia do nascimento de Abelardo Pinto, o palhaço Piolin.

O evento - que acontece na Praça Ramos de Azevedo e nas escadarias e interior do Theatro Municipal de São Paulo, das 10h às 18h30 - é formado por apresentações circenses durante todo o dia, esquetes com palhaços, Banquete Antropofágico com participação de 100 palhaços, Palhasseata e inauguração de Placa de Bronze no Beco do Piolin.

Piolin, o palhaço modernista e engajado em movimentos artísticos e culturais, admirado pelos principais artífices da Semana de Arte Moderna, foi homenageado por eles como o maior artista popular brasileiro em um jantar, na ocasião do lançamento do Manifesto Antropofágico, em 27 de março de 1929. O “melhor palhaço do mundo” foi, simbolicamente, devorado no dia do seu aniversário, no Restaurante da Casa Mappin em São Paulo, com Piolin interpretando sua própria morte.

A programação

O Banquete Antropofágico é agora reinventado para homenagear os principais palhaços da cidade de São Paulo, convidados para “comer” o Piolin, novamente, em uma “performance-instalação”, no Café do Teatro Municipal, onde o prato principal é, novamente, Abelardo Pinto, o Piolin. No cardápio, pratos que representam, simbolicamente, “partes do corpo” do palhaço.

Uma Palhasseata pelo Centro da cidade vai até o Beco do Piolin (Rua Abelardo Pinto), no largo do Paissandu, para descerrar uma placa de bronze com dizeres sobre o notável palhaço. A passeata retorna à Praça Ramos de Azevedo, até um pequeno picadeiro montado para receber os números com grupos circenses. Entre eles, Solas de Vento, Tropa Trupe, Cia. Folias de Picadeiro, Pia Fraus (Gigantes de Ar) e Cia. La Mínima (Reprise)

A mesa do banquete acomodará até 100 palhaços, escolhidos pelo critério de idade (aqueles com mais tempo de história no circo) e de militância artística na cidade. Entre os palhaços que estarão presentes na festa, destaque para Picolino, Xuxu, Romiseta, Mingau, Reco Reco e Bacalhau.

Outros palhaços participantes do banquete: Agenor, Banzé, Banzé Filho, Cacareco, Canjica, Canjica, Cara-de-Pau, Cascarita, Chicharron, Chispita, Chumbinho, Chuvisco, Condorito, Corchito, Du Porto, Espigão, Fafá, Florcita, Gachola, Gelatina, Geleinha, Gola, Huguito, João Grandão, Joinha, Jurubeba, Macarrão, Madureira, Magal, Maluquinho, Maria Eugênia, Maskarito, Miguelito, Mingal, Montanha, Moranguinho, Nina Rosa, Padoca, Palito, Pepin, Pichuruca, Pimpolho, Piroleta, Pururuca, Putch, Ramalho, Raul, Reco-Reco, Rogério Oswaldo, Romiseta, Rubra, Tagarela, Teco-Teco, Tetéu, Tililingo, Vai-Vai etc.

Programação
Evento: Dia do Circo
Dia 27 de março – terça-feira – das 10h às 18h30
10h – Apresentações circenses (Praça Ramos de Azevedo)
12h – Concentração de palhaços nas escadarias do Theatro Municipal de São Paulo.
12h30 – Palhasseata (passeata dos palhaços pelos calçadões do Centro)
13h – Cerimonial com os palhaços para inauguração da placa de bronze no Beco do Piolin (Rua Abelardo Pinto).
14h00 – Banquete Antropofágico (Café do Theatro Municipal de São Paulo).
15h30 – Apresentações circenses (Praça Ramos de Azevedo).
18h30 – Encerramento.
Local: Praça Ramos de Azevedo e Theatro Municipal de São Paulo
Centro de São Paulo/SP
Grátis (ao ar livre) - Classificação etária: Livre
Realização: Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo
Informações: (11) 3397-0160

Nenhum comentário:

Postar um comentário