sexta-feira, 13 de julho de 2012

SESC Belenzinho apresenta a exposição "Pinóquio: Uma Bela Arte"


Inspirada no livro As Aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi, a mostra de arte contemporânea vai de 18 de julho a 18 de novembro.


No dia 17 de julho, o SESC Belenzinho abre a exposição Pinóquio: Uma Bela Arte somente para convidados, às 20 horas. Para visitação pública, estará aberta a partir das 10 horas do dia 18.

Idealizada pela artista ítalo-brasileira Vera Uberti, esta mostra de arte contemporânea faz homenagem à obra literária do italiano Carlo Collodi, As Aventuras de Pinóquio, um clássico da literatura infantil. A programação inclui espetáculos de teatro, contação de histórias, oficinas e atividades lúdicas.

Um percurso de onze instalações artísticas desenvolvidas com a participação de artistas nacionais e internacionais – Katia Meneghini/Thanos Zakopoulos, Zaven Paré, Studio Magenta, Luciana Magno, Graffiti Research Lab, Vera Uberti, Martí Guixé, Studio Azzurro, Maurizio Zelada e Ultrassom Music Ideas – dialogam entre si, constituindo uma nova narrativa para a história de Collodi e estabelecem um percurso artístico interativo no qual o público é convidado a participar.

“A dica de que Pinóquio foi um grande aventureiro podemos perceber pelo título As Aventuras de Pinóuio e que o sonho de Collodi, seu criador, fosse levá-lo a terras muito distantes vamos descobrindo à medida que começamos a leitura e não conseguimos mais parar... Pinóquio salta de uma aventura à outra sem nos dar tempo de respirar e já nos encontramos em outra história e outros seres se juntam e a família se alonga e cresce como o nariz que não o permite mentir em paz... Não, Pinóquio não pode mentir porque mesmo sendo de madeira é transparente como o vidro que nada esconde, tudo revela”, explica Vera Uberti no texto curatorial.

A mostra, dividida em dois espaços, tem como objetivo principal aproximar as crianças do universo da arte contemporânea de modo lúdico e interativo. O contato ‘corpo a corpo’ com as obras propicia uma maior intimidade com o vocabulário artístico, ampliando o conhecimento e colaborando com a formação de uma nova geração capaz de se colocar em jogo com espírito crítico e sensibilidade artística.

Pinóquio recebe o público

Auto-Pinóquio - Autor: Maurizio Zelada
Um Pinóquio de grandes dimensões, colocado na entrada da unidade, convida o público a viver suas aventuras sentindo as próprias emoções. Ao propor um Pinóquio que é ao mesmo tempo marionete e ventríloquo, o artista evidencia o conflito existencial da personagem: se deixar manipular pelos outros ou tomar as rédeas da vida nas próprias mãos? Eis a questão!

No Galpão Cultural

No Galpão Cultural cada instalação revela um dos nove estágios que representam momentos significativos da transformação do boneco em menino, pelas mãos do carpinteiro Geppetto. Uma trajetória interior, na qual o confronto entre a emoção (Pinóquio) e a razão (Grilo Falante) criam a tensão necessária para o desenvolvimento do percurso, introduz o público em uma nova dimensão / instalação:

Floresta Suspensa – Autor: Studio CTRLZAK – Núcleo O Carpinteiro – o público interage com troncos de lenha suspensos que iluminam textos contendo trechos das histórias vividas pelo personagem. A madeira significa o momento de origem do Pinóquio.

Memória, Entendimento e Vontade das Marionetes – Autor: Zaven Paré - Núcleo Teatro das Marionetes – uma projeção com bonecos robôs remete ao momento em que Pinóquio foge de casa, curioso para conhecer o mundo, e encontra o Teatro de Marionetes. 

Sonho DouradoAutor: Studio Magenta (Paola Serboli e Stefano Ceresara) – Núcleo Campo dos Milagres – balões de ar criam um ambiente onírico que representa o Campo dos Milagres. Pinóquio acredita que é possível semear e colher dinheiro nos campos e fantasia possuir uma grande quantidade de moedas de ouro.  Assim, sonhando de olhos abertos, ele atravessa o campo envolvido de ouro por todos os lados, que não passam de ar!

MetaAmorPhosis – Autora: Luciana Magno – Núcleo O Voo do Pombo – vídeo-instalação com cenas do céu que leva o público para o capítulo em que Pinóquio voa e tem uma visão do mundo ampliada, o que o leva a um novo estado mental e de conscientização que permite uma transformação, motivada pela busca da essência da vida: o amor, o verdadeiro gerador da metamorfose humana.

Castelo de Açúcar – Autor: o público participante – Núcleo Ilha das Abelhas Operárias – Retrata o momento da descoberta do trabalho e da maturidade, da necessidade de colaborar como ouro para construir algo em comum. O visitante pode interagir com colmeias feitas de cubos de espumas que sugerem o cenário da Ilha das Abelhas Operárias.

Paredes Avessas – Autor: GRL-Brasil/Gambiologia - Núcleo País da Folia – o público pode “brincar” de grafite virtual com uma ferramenta que projeta desenhos de luz.  Pinóquio vivencia uma alegria violenta, sem repressão nem censura. Uma transgressão que ultrapassa a ideia de liberdade, por gerar confusão e desordem quando vivida sem controle. Pode ser comparado à sensação de “encantamento explosivo” vivido pelo ser humano com o despertar da paixão e da sexualidade.

Obra O Mar – Autora: Vera Uberti – Núcleo O Mar – sala com projeção de espelhos que mostra o mergulho no mar do personagem como ato de purificação interior. Passagem de um estado inconsciente para atingir uma consciência superior. Um “batismo” que permite o ingresso à vida adulta, exigindo empenho, determinação e esforço físico para ultrapassar obstáculos e chegar do lado de lá.

O Peixe Gigante – Autor: Martí Guixé – Núcleo Monstro Marinho – as crianças entram em uma baleia gigante assim como o fez Pinóquio em sua história. Momento do confronto, corpo a corpo, com nossos “monstros” interiores. A necessidade de conhecê-los internamente e dominá-los para que possamos nos libertar das garras que nos aprisionam e nos impedem de ver a luz natural.

Sombras de Passagem – Autor: Studio Azzurro – Núcleo Transformação de Pinóquio – por meio de projeção e jogo de luz, o público vivencia a transformação do boneco em gente. 

O Som da História - Autor: Ultrassom Music Ideas (Melissa Garcia e Ruben Feffer)
Acompanhando todo o percurso da mostra, a instalação sonora O Som da História atua como fil rouge, conectando a fábula à arte contemporânea. Aparecem as vozes das personagens que, reproduzindo diálogos do livro, conduzem o público de uma instalação a outra, criando a tensão necessária para o desenvolvimento do discurso artístico-literário.

Na Área de Exposições

Na Área de Exposições, o público encontra o Ateliê de Pinóquio, um espaço interativo com nove estações, que também representam os capítulos da história. Aqui, crianças e adultos têm a oportunidade de participar de atividades com marionetes, jogos, brincadeiras e área de leitura. Livros raros e peças de coleção estarão expostos. Neste espaço o SESC Belenzinho conta com a parceria da Pinacoteca Internacional de Jovens e Adolescentes  - Fundação PINAC, no desenvolvimento das estações do Ateliê.


Pinóquio: uma Bela Arte!
Programação de atividades paralelas
Espetáculos teatrais, intervenções artísticas e oficinas

ATIVIDADES LÚDICAS / OFICINAS

Arte para Brincar: Nariz de Papel
Confecção de um cartão com o personagem Pinóquio, usando a técnica do kirigami, a arte de cortar papel. Orientação: Claudia Diogo Pereira. Oficina 2. 15 vagas. Inscrições no local, 30 minutos antes do início da atividade. Livre. Grátis.
8 de julho. Domingo, das 15h às 17h.

Pinóquio: Mentira ou Verdade?
Oficinas mistas - criação de histórias, máscaras e adereços - com a temática da história de Pinóquio, o boneco de madeira que queria ser gente. Com Educadores do Programa Curumim. 20 vagas. Espaço Curumim. Livre. Indicada para todas as idades. Grátis.
9 de julho (no feriado). Segunda, às 11h e às 14h.
8, 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de julho. Sábados e domingos, às 11h e às 14h (com exceção de sábado 7/7).

Técnicas de Desenho: Construção de Personagem
Introdução a algumas técnicas de desenho para quadrinhos e ilustração em geral, com o objetivo da criação do personagem. Orientação: Carlos Rocha. Duração: 3 encontros. Oficina 2.
15 vagas. Não recomendado para menores de 16 anos. Grátis.
De 10 a 24/07. Terças, das 19h30 às 21h30.

Oficina de Marionete de Madeira
Com André Parisi. Confecção de marionete de madeira. 20 vagas. Oficina 1. Retirada de senha
Com 1 hora de antecedência no local. A partir de 8 anos. Grátis.
14/07, 21/07, 28/07, 04/08, 18/08. Sábados, às 14h.

Confecção de Bonecos na Técnica de Papelagem
A oficina é uma introdução à técnica de construção de bonecos por meio de papelagem.
Orientação: Ariane Neves. Duração: 1 encontro. Oficina 2. 15 vagas. Não recomendado para menores de 16 anos. Grátis.
14/07. Sábado, das 15h às 18h.

Arte para Brincar: Quebrando a Cabeça
Construção de um quebra-cabeça. Orientação: Claudia Diogo Pereira. Duração: 1 encontro. Oficina 2. 15 vagas. Inscrições no local, 30 minutos antes do início da atividade. Livre. Grátis. 
15/07. Domingo, das 15h às 17h.

Arte para Brincar: De Palito em Palito
Construir e orientar junto com os participantes objetos como personagens, porta-retratos e potes a partir da junção de palitos de sorvetes. Orientação: Claudia Diogo Pereira. Duração: 1 encontro. Oficina 2. 15 vagas. Inscrições no local, 30 minutos antes do início da atividade. Livre para todos os públicos. Grátis.
22/07. Domingos, das 15h às 17h.

Arte para Brincar: Memória de Madeira
A oficina propõe construir um jogo da memória de até 12 peças de madeira, com tema livre e estimular a brincadeira. Orientação: Claudia Diogo Pereira. Duração: 1 encontro. Acima de 5 anos. Oficina 2. 15 vagas. Inscrições no local, 30 minutos antes do início da atividade.
Livre para todos os públicos. Grátis
29/07. Domingo, das 15h às 17h.

ESPETÁCULOS TEATRAIS

Pinóquio da Cia. Mevitevendo
Inspirado no livro de Carlo Collodi, este pequeno espetáculo conta a história do surgimento do boneco Pinóquio e de suas primeiras aventuras. Gepeto, o habilidoso carpinteiro, constrói um curioso boneco que sonha ser um menino de verdade. Então o boneco-menino sai pelo mundo em busca de diversão e alegria, mas acaba encontrando Felinet e Volpe, uma dupla de trambiqueiros que fará de tudo para enganá-lo.
Convivência. Livre (atividade melhor aproveitada a partir de 4 anos). Grátis.
14/07, 28/07 e 18/08 (sábados) e 19/08 (domingos), às 15h e às 16h.

Pinóquio Etc e Tal
Com Teatro Por Um Triz.
A aventura do boneco de madeira que queria ser gente é contada, de forma original nesta adaptação. A montagem conta com a presença de quatro atores que, além de narrar a história, assumem personagens e manipulam bonecos e objetos, mesclando técnicas tais como uma adaptação do Bunraku (centenário teatro de bonecos japonês), teatro de objetos e máscaras. O espetáculo acontece dentro do ambiente de uma marcenaria. Quatro marceneiros, preocupados com a falta de trabalho e passando por dificuldades financeiras, recebem uma encomenda inusitada: construir um boneco de madeira. Enquanto constroem o boneco lembram da história de Pinóquio, o boneco feito por Gepeto, marceneiro pobre como eles, e resolvem contá-la ao público.
Convivência. Livre (atividade melhor aproveitada a partir de 4 anos). Grátis.
14, 15, 21, 22, 28 e 29 de julho. Sábados e domingos, às 12h.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

A Baleia Que Engoliu Pinóquio
Com Kiara Terra. Para Encontrar Pinóquio - Travessias Narrativas: O universo Simbólico de Pinóquio. Uma história sobre o limite entre dentro e fora. A história de Pinóquio com foco no momento em que ele está no mar. O que é a grande travessia no mar? A Baleia gigantesca versus o frágil menino- madeira. A força e a delicadeza, o medo e a coragem. Estar dentro e nascer. Tecer conexões com as histórias de vidas.
Convivência. Livre (atividade melhor aproveitada a partir de 4 anos). Grátis.
15/07. Domingo, às 16h.

A História de Um Boneco
Com Prana Teatro de Animação. Dois andarilhos contadores de histórias anunciam as novidades do jornal da semana e abrem sua Boîte Magique. De dentro dela saltam cenas e personagens das aventuras de Pinóquio: O bonequeiro Manjafogo e seu teatro de fantoches, a raposa e o gato, o enforcamento no grande carvalho, a menina dos cabelos turquesa, os três médicos, a serpente, o peixe-cão e outros.
Convivência.  Livre (atividade melhor aproveitada a partir de 4 anos). Grátis.
21/07, 29/07, 11/08 e 25/08. Sábados e domingos, às 16h.

Para Nascer Pinóquio
Com Kiara Terra. Para Encontrar Pinóquio - Travessias Narrativas: O universo Simbólico de Pinóquio. O menino no desejo de seu pai. A história contada com foco na relação de amor do menino com Gepeto. As expectativas e desafios. A beleza do olhar do pai que fez nascer o menino. O momento em que Pinóquio transpõe os limites de casa e conhece o mundo. Convivência. Livre (atividade melhor aproveitada a partir de 4 anos). Grátis.
22/07. Domingo, às 16h.


Exposição Pinóquio – Uma Bela Arte
Galpão Cultural e Área de Exposições
Temporada para o público: de 18/07 a 18/11/2012.
Terça a sexta (10h às 21h30); sábados (10h às 21h); domingos e feriados (10h às 19h30)
Grátis. Classificação: Livre 

SESC Belenzinho
Rua Padre Adelino, 1000 – Belenzinho/SP  
Tel: (11) 2076-9700 - www.sescsp.org.br/belenzinho - Estacionamento: R$ 6,00 + R$ 1,00 p/hora (não matriculado); R$ 3,00 + R$ 1,00 p/hora (matriculado)

Nenhum vírus encontrado nessa mensagem.
Verificado por AVG - http://www.avgbrasil.com.br/
Versão: 2012.0.2195 / Banco de dados de vírus: 2437/5129 - Data de Lançamento: 07/13/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário