quinta-feira, 9 de maio de 2013

Sesc lança campanha do 19º Dia do Desafio com evento em São Paulo

Veja o resultado do sorteio das cidades desafiantes: http://www.sescsp.org.br/diadodesafio

Após uma série de atividades, que teve início às 8h30 do dia 6 de maio, para integrar as comitivas e representantes de unidades do Sesc, de cidades de todo o Brasil e de outros países americanos, aconteceu sorteio das cidades inscritas no Dia do Desafio 2013, no Teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros, em São Paulo. O Dia do Desafio acontece no dia 29 de maio. 

Às 15 horas, o mestre de cerimônia Laudo Bonifácio Júnior (coordenador de Programação do Sesc Osasco) abriu o evento falando sobre os resultados atingidos a cada ano e sobre a inserção do Dia do Desafio como uma das ações da campanha Move Brasil, que busca ampliar o número de brasileiros que se dedicam ao esporte e à atividade física até 2016, ano dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. 

Na sequência, o Diretor Regional Sesc São Paulo em exercício, Luiz Deoclécio Massaro Galina recepcionou os convidados de honra que ocuparam o palco do teatro: José Auricchio Junior (Secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude de São Paulo, representando o Governador Geraldo Alckmin), Luiz Francisco Sales (Secretário Adjunto da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação do Município de São Paulo, representando o Prefeito Fernando Haddad), Helder Vieira (Gerente de Projetos do Ministério do Esporte), Maria Elisa Kobs Zacharias (Coordenação de Gestão da Educação da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo), José Geraldo T. Hernandez (Cônsul Geral do México em São Paulo), Analida Hernandez (Cônsul Geral do Panamá em São Paulo), Edgar Contreras (do Ministério da Cultura da Guatemala), Maria Luiza de Souza Dias (Coordenadora do Dia do Desafio para o Continente Americano, Vice-Presidente da ISCA e Gerente de Desenvolvimento Físico Esportivo do Sesc São Paulo), Everton Dalla Vechia (Diretor Regional do Sesc Rio Grande do Sul), Jeane Eliad Amaral (Diretora Regional do Sesc Rio Grande do Norte), Fernando Dysarz (Gerente de Esportes e Lazer do Departamento Nacional do Sesc) e Regina Leitão (Diretora Regional do Sesc Ceará).

 
Luiz Deoclécio Massaro Galina argumentou que a realização desta campanha é algo realmente desafiador, por ser calcado na união de pessoas, entidades públicas e privadas com o amplo aspecto coletivo. Destacou a questão do sedentarismo argumentando que “é preciso buscar o equilíbrio e estarmos atentos a nossa saúde física e mental”. Afirma que para isto, não estamos sós no Continente. “Congregamos esforços para motivar as pessoas, para que esta ação seja refletida em todos os outros dias do ano”. Galina ainda reforça a sintonia com a campanha Move Brasil para que as pessoas passsem a ter o esporte e a prática da atividade física no seu dia a dia e finaliza: “Queremos ultrapassar os 21 países e os 51 milhões de pessoas participantes” 

Helder Vieira destacou que a prática de atividades física minimiza o impacto no sistema de saúde. “Atividade física é qualidade de vida melhorada. O Governo Federal vê com excelentes olhos o Dia do Desafio, é importante desafiar-se a ter saúde, mover-se”. Na seqüência, Edgar Contreras (Guatemala) falou sobre a campanha em nome de todos os países do Continente Americano, e José Auricchio Junior afirmou que o Governo do Estado de São Paulo está disposto a fazer a melhor parceria possível com o Sesc para a realização do Dia do Desafio. E reforçou a importância da Campanha para combater o ciclo vicioso do sedentarismo. 

Os sorteios das cidades desafiantes foram intercalados por apresentações circenses e por entrevistas com os atletas Arthur Zanetti (ginástica artística Masculina, medalhista em Londres 2012), Mayra Aguiar e Felipe Kitadai (judô, medalhistas em Londres 2012) e André Brasil (medalhista de natação na Paraolimpíada de Londres 2012) e Terezinha Guilhermina (medalhistas em corrida de velocidade na Paraolimpíada em Londres 2012), além da cantora Zélia Duncan. 

Zanetti falou sobre sua história na ginástica artística e seu treinamento para as Olimpíadas de 2016. “O Dia do Desafio contribui para a sociedade porque esporte é saúde, as práticas só trazem benefícios”, finalizou. Os judocas Felipe e Mayra comentaram que apesar do significado do judô ser “caminho suave”, a profissão é muito dura, com muito sacrifício e treinamento. Felipe salientou os benefícios da prática para o corpo e para a mente e a importância da disciplina. Mayra destacou o estímulo que lhe dá a dedicação de outros atletas e do preconceito que as mulheres do judô vêm vencendo nos últimos anos.

A cantora Zélia falou de sua passagem pelo basquete e sobre a dedicação às corridas e maratonas, depois de consolidar a carreira de cantora. André destacou a importância de representar o Brasil em paraolimpíadas e Terezinha disse que representar o Brasil é como viver: uma batalha contínua e um prazer a cada competição. Ambos comentaram das dificuldades encontradas no início da carreira. André viu no esporte adaptado a grande chance de mudar a sua vida e Terezinha aprendeu a não ser a vítima: “meus pais mostraram que o mundo é uma experiência; sempre recusei o papel de vitima, queria ser protagonista de uma história diferente”.  

Ao final do evento foram todos convidados a participar do Dia do Desafio que acontece mundialmente no dia 29 de maio, última quarta-feira do mês. Mais informações no site http://www.sescsp.org.br/diadodesafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário