sexta-feira, 11 de maio de 2012

É Tradição e o Samba Continua... tem show do encerramento no Auditório do Ibirapuera

A Comunidade Samba da Vela recebe Graça Braga, Tia Cida e Samba da Laje.
  


Depois de cinco noites de show no Memorial da América Latina (de 2 a 6/5), o projeto É Tradição e o Samba Continua... encerra esta segunda edição no dia 20 de maio, domingo, no Auditório do Ibirapuera, às 19 horas. O Festival apresenta um panorama atual do samba feito em São Paulo, reunindo artistas da velha e da nova geração. 

O show de encerramento será comandado pela Comunidade Samba da Vela com participação especial das cantoras Graça Braga, Tia Cida (nome importante do Berço do Samba de São Matheus) e da Comunidade Samba da Laje.

Este show da Comunidade Samba da Vela tem formação para teatro com 15 integrantes, diferente daquela praticada em seus encontros. A formação traz os músicos integrantes no fundo do palco e, na linha de frente, os diretores Magnu Sousá, Paquera, Maurílio de Oliveira e Chapinha, cantando e recebendo os convidados. Será montado também um altar na frente do palco onde será colocada a vela (símbolo dos encontros da Comunidade).

O Samba da Vela vai apresentar músicas representativas de seus encontros, desde o ano 2000, e que fazem dessa reunião um verdadeiro culto ao genuíno samba brasileiro. Entre as composições, “Acendeu a Vela” e “A Comunidade Chegou” (Paquera), “A Majestade do Samba” (Magnu Sousá e Paquera), “Tantos Anos de Glória” (Adriano Carollo), “Semba de Amuila” (Magnu Sousá, Maurilio de Oliveira e Maurício Lande), “Ilusão” (Magnu Sousá e Maurilio de Oliveira), “Tudo Lotado” e “O Povo da Vela” (Chapinha), “Futuro Promissor” (Chapinha e Carlos Costa), “Brasero” e “Gira na Gandaia” (Nino Miau), “Tombo da Corrente (Petróleo e Nelson Papa) e “Guerra dos Sexos” (Graça Braga e Paquera), entre outras.

A noite reserva, ao final do show, uma homenagem ao compositor Geraldo Filme (1928-1995), um dos ícones do samba paulista, quando todos os artistas se reunirão no palco para interpretar “Tradição (Vai no Bixiga pra Ver)”, música que inspirou o nome do projeto.

O projeto

A primeira edição do É Tradição e o Samba Continua... aconteceu em 2009, no CCBB-SP, em cinco dias de apresentações e ingressos esgotados. Em 2012, o repertório é formado por músicas marcantes das carreiras dos artistas e grupos convidados, além de obras de mestres do samba paulista como Adoniran Barbosa, Toniquinho Batuqueiro, Paulo Vanzolini, Vadico, Osvaldinho da Cuíca, Eduardo Gudin e Geraldo Filme, entre outros.

O projeto - realizado pela Pôr do Som Produções Culturais com patrocínio da Brahma - contou com o apoio do Governo de São Paulo - Secretaria de Estado da Cultura, por meio do ProAC, Programa de Ação Cultural. Foi também selecionado pelo Ministério da Cultura – Funarte para o Prêmio Procultura de Apoio a Festivais e Mostras de Música.

Segundo o idealizador e coordenador Sérgio Mendonça, “o projeto É Tradição e o Samba Continua... tem como objetivo festejar o mais brasileiro dos ritmos e apresentar sambistas de diferentes gerações que tiveram a grande metrópole paulistana como palco principal de suas trajetórias”.  

Entre os dias 2 e 6 de maio, o projeto reuniu no Memorial da América Latina, entre grupos e solos, 19 artistas em encontros inusitados. Na abertura, o Quinteto em Branco e Preto recebeu Virgínia Rosa e Célia com uma homenagem a Adoniran Barbosa. No segundo dia, as cantoras Fabiana Cozza, Adriana Moreira e Tereza Gama fizeram homenagem a Toniquinho Batuqueiro e Geraldo Filme e, no terceiro, houve um grande encontro entre comunidades do samba paulista que reuniu mais de 40 músicos no palco (Comunidades Maria Cursi, Samba Dá Cultura, Samba do Monte e Pagode da 27), cantando Paulo Vanzolini. A quarta noite promoveu um encontro entre mulheres do samba com Ana Elisa, Elizeth Rosa (Vai-Vai), Graça Braga e Dona Inah, que homenagearam Eduardo Gudin. No enceramento a celebração foi para Osvaldinho da Cuíca (também no palco) com Toinho Melodia, Chapinha e a Velha Guarda da Camisa Verde e Branco, além de participação de um casal Mestre Sala e Porta Bandeira.

Quem nunca viu o samba amanhecer / Vai no Bixiga pra ver /
 Vai no Bixiga pra ver ... / Está firme no pedaço / É tradição e o samba continua.
(trecho da música “Tradição”, de Geraldo Filme)

Ficha técnica
Projeto: É Tradição e o Samba Continua... II Edição
Realização: Pôr do Som Produções Culturais
Coordenação geral: Sérgio Mendonça
Produção executiva: Laura Lopes
Direção artística: Chapinha e Pôr do Som
Comunicação e marketing: Patrick Karassawa
Produção: José Marcos P. Bueno
Assessoria administrativa: Efigênia Neri
Projeto visual e cenário: Letícia Rita
Curadoria: Chapinha e Sérgio Mendonça (Pôr do Som)
Patrocínio: Brahma

Serviço
Show: Comunidade Samba da Vela
Convidados: Graça Braga, Comunidade Samba da Laje e Tia Cida de São Matheus
Integrantes / Samba da Vela: Ronaldo Gama (baixo), Leandro Neri (teclado), Magnu Sousá (repique de anel e voz), Maurilio De Oliveira (cavaquinho e voz), Yvison José Pessoa (percussão e voz), Vitor Hugo Pessoa (bateria), Everson Pessoa Bezerra (violão e Voz), José Alfredo (voz), Chapinha (pandeiro e voz), Márcio Goulart (surdo), Rodrigo Macedo (pandeiro), Leandro Luís (tan tan), José Joaquim (repique), Claudemir Eurides (cavaco e voz) e Luiz Fernando Ramos (banjo e voz)
Integrantes / Samba da Laje: Maria Generosa da Silva (voz), Elizabete da Silva (voz), Maria de Lurdes Silva (voz), Jardel Pereira (cavaco) e Luis Carlos da Silva (banjo).
Dia 20 de maio – domingo – às 19 horas
Local: Auditório do Ibirapuera
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Portão 2 - Parque Ibirapuera/SP
Tel: (11) 3629-1075 – Site: www.auditorioibirapuera.com.br – 800 lugares begin_of_the_skype_highlighting
Ingressos: R$ 20,00 (meia: R$10,00) – Duração: 90 min. – Classificação etária: Livre
Ingressos à venda na bilheteria do Auditório ou pelo site www.ticketforfun.com.br (4003-5588).
Bilheteria: ter. a quin. (11h às 18h), sex. (11h às 22h), sab. (9h às 22h) e dom. (9h às 20h).
Ar condicionado. Acesso universal. Não possui estacionamento. Entrada de carros: Portão 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário