quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Cineclube Araucária promove as mostras Panorama do Cinema Africano e Reflexos do Pensamento Filosófico

O Cineclube Araucária apresenta, até o final de agosto, duas mostras de cinema com entrada franca, ambas de inquestionável relevância para o cinema mundial: Panorama do Cinema Africano (de 18 a 21/8) e Reflexos do Pensamento Filosófico (de 25 a 28/8). Os eventos integram o projeto Cineclube Araucária – O Cinema de Volta a Campos do Jordão que segue até dezembro de 2016.

A programação de Reflexos do Pensamento Filosófico traz reflexivas obras primas da sétima arte: A Batalha Pelo Império (de Mei Hu), Quando Nietzsche Chorou (de Pinchas Perry), O Destino (de Youssef Chahine) e Violette (de Martin Provost), cujos personagens em foco são, respectivamente, Confúcio, Friedrich Nietzsche, Averróes e Simone de Beauvoir.

O Panorama do Cinema Africano é formado por filmes representativos da produção do continente com projeção nas telas de todo o mundo. São eles: Dias de Glória (de Rachi Bouchareb - Argélia), Terra Sonâmbula (de Teresa Prata - Moçambique), Timbuktu (de Abderrahmane Sissako - Mauritânia) e Os Deuses Devem Estar Loucos (de Jamie Uys - Botsuana).

As matinês estão garantidas, aos domingos, às 15 horas, com Kiriku e a Feiticeira (dia 21/8) e Divertida Mente (dia 18/8).

Realizado com o apoio do ProAC, o projeto Cineclube Araucária – O Cinema de Volta a Campos do Jordão teve início em fevereiro e segue até novembro, promovendo um total 20 mostras de cinema. A cada mês, além das tradicionais mostras temáticas, um país diferente tem a sua filmografia exibida para o público jordanense, entre eles: Brasil, França, Finlândia, Turquia e, os já contemplados, Polônia, Irã, Índia, Argentina, China e Continente Africano.

A programação de 2016 conta ainda uma série de Palestras e Seminários, visando à formação profissional de novos cineastas, com produção de curtas-metragens que estarão na segunda edição do Festival Curta Campos do Jordão, previsto para ocorrer em dezembro no Espaço Cultural Dr. Além. Outros destaques são a realização do 6º Encontro Cinemúsica de Campos do Jordão e da exposição Cinema Ilustrado: A Oitava Arte, realizados em julho, na sede da AMECampos.

Panorama do Cinema Africano
           
18/8 (quinta, às 19h30) - Dias de Glória (Indigènes). De Rachi Bouchareb. Argélia. 2006. 122’. 14 anos. Sinopse: Em 1943, 130 mil soldados originários das colônias francesas na África foram para a Europa lutar na 2ª Guerra Mundial e ajudar a libertar uma pátria-mãe na qual nunca antes haviam estado. Entre eles estavam Saïd, Messaoud, Abdelkader e Yassir, que precisam lidar com o preconceito, ao mesmo tempo em que lutam pela vitória da França.

19/8 (sexta, às 19h30) - Terra Sonâmbula (Terra Sonâmbula). De Teresa Prata. Moçambique. 2007. 96’. 16 anos. Sinopse: Entre a Guerra Civil e as histórias de um diário perdido, o menino Muidinga e o velho Tuahir movem-se entre refugiados em estado de delírio. Para não enlouquecerem, têm-se um ao outro. A estrada por onde caminham, como sonâmbulos, é mágica: leva-os de um lugar a outro, não os deixando morrer enquanto eles não alcançarem o tão sonhado mar.

20/8 (sábado, às 19h30) - Timbuktu (Timbuktu). De Abderrahmane Sissako. Mauritânia. 2014. 97’. 14 anos. Sinopse: Timbuktu está mergulhada em silêncio, portas fechadas e ruas desertas. Já não há música, futebol ou cigarros. Acabaram-se os risos, e as mulheres tornaram-se sombras. Extremistas religiosos espalham o terror pela região. Longe do caos, nas dunas, Kidane leva uma vida tranquila com a mulher e a filha.

MATINÊ - 21/8 (domingo, às 15h) -       Kiriku e a Feiticeira (Kirikou et la Sorcière). De Michel Ocelot. França. 2001. 70’. Livre. Sinopse: Uma história que celebra a coragem, a curiosidade e a astúcia sobre uma comunidade subjugada por uma terrível feiticeira. Para libertar a sua aldeia, Kiriku, um menino que nasceu para combater o mal, enfrenta o poder de Karabá e seus guardiões.
           
21/8 (domingo, às 18h) - Os Deuses Devem Estar Loucos (The Gods Must Be Crasy). De Jamie Uys. 1981. Botsuana. 100’. Livre. Sinopse: Uma garrafa de coca cola jogada de um avião faz os nativos acreditarem que aquilo é um presente dos deuses. Mas como isto gera uma série de problemas insolúveis, eles decidem devolvê-la aos deuses, escolhendo um dos nativos para cumprir a missão.

Reflexos do Pensamento Filosófico   

25/08 (quinta, 19h30) - A Batalha Pelo Império (Kong Zi). De Mei Hu. China. 2010. 120’. 14 anos. Sinopse: Confúcio é um influente ministro que se destaca pela clareza de pensamento, prestígio e autoridade em um dos impérios da China antiga. Mas, uma traição política coloca o imperador contra Confúcio que é injustamente deposto e mandado para o exílio. Desde então, a sua luta não só contribuirá para a unificação da China, como mudará a história da humanidade.
           
26/08 (sexta, 19h30) - Quando Nietzsche Chorou (When Nietzsche Wept). De Pinchas Perry. EUA. 2007. 104’. 14 anos. Sinopse: A história de um fictício encontro entre o filósofo alemão Friedrich Nietzsche e o médico Josef Breuer, professor de Sigmund Freud, quando Nietzsche ainda era um pensador desconhecido, pobre e com tendências suicidas. Breuer é procurado por uma amiga de Nietzsche para que o médico o trate com a sua controversa terapia das palavras.
           
27/08 (sábado, 19h30) - O Destino (Al-Massir). De Youssef Chahine. Egito/França. 1997. 125’. 14 anos. Sinopse: No século XII, em Córdoba, o filósofo Averroes cria uma escola de Pensamento que até hoje influencia todo o Ocidente. No entanto, o Califa Al-Mansur ordena que todos os seus livros sejam queimados. Familiares e discípulos resolvem então copiar os manuscritos e enviá-los para além das fronteiras do Islã. O longa não é apenas um relato sobre a vida de Averroes. Com surpreendente coragem, Chahine faz uma verdadeira sátira à intolerância e um manifesto à liberdade.
           
MATINÊ - 28/08 (domingo, 15h) - Divertida Mente (Inside Out). De Pete Docter. EUA. 2015. 95’. Livre. Sinopse: Riley é uma garota de 11 anos que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem se mudar para San Francisco. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. A líder deles é Alegria, que se esforça bastante para fazer com que a vida de Riley seja sempre feliz. Entretanto, nem sempre as coisas se passam como ela gostaria.
           
28/06 (domingo, 18h) - Violette (Violette). De Martin Provost. França. 2014. 126’. 14 anos. Sinopse: Em Paris, nos agitados anos entre as duas guerras, Violette Leduc encontra Simone de Beauvoir. Entre elas, começa uma intensa amizade baseada na busca pela liberdade e pela escrita por parte de Violette e na convicção de Simone de ter nas mãos o destino de uma escritora muito além do comum. O filme coloca em destaque o pensamento de uma época, quando os protagonistas do existencialismo sugerem outros caminhos mentais e comportamentais.

Serviço

Projeto Cineclube Araucária – O Cinema de Volta a Campos do Jordão
18 a 21/8 - Panorama do Cinema Africano
Quinta a sábado (às 19h30) e domingo (às 15h e às 18h)
25 a 28/8 - Reflexos do Pensamento Filosófico
Quinta a sábado (às 19h30) e domingo (às 15h e às 18h)
Local: Espaço Cultural Dr. Além
Av. Dr. Januário Miráglia, 1582, na Vila Abernéssia. Campos do Jordão/SP
Grátis. Informações: (12) 3664-2300

Nenhum comentário:

Postar um comentário