terça-feira, 1 de novembro de 2016

Maria Rita Kehl conversa com plateia de Espelhos, que reúne contos de Machado de Assis e Guimarães Rosa

No próximo sábado, dia 5 de novembro, após a apresentação de Espelhos, interpretado Ney Piacentini e dirigido por Vivien Buckup, haverá conversa com a plateia, tendo participação da psicanalista e escritora Maria Rita Kehl.

No encontro, a convidada fala sobre a peça e sobre os dois contos homônimos que a compõem: O Espelho, dos escritores Machado de Assis e Guimarães Rosa.

O espetáculo tem início às 18 horas, na Oficina Cultural Oswald de Andrade (Rua Três Rios, 363, Bom Retiro), com entrada é franca.


Espelhos – o espetáculo

A encenação de Espelhos reúne os contos O Espelho, de Machado de Assis (integrante de Papéis Avulsos, de 1882), e O Espelho, de Guimarães Rosa (publicado em 1962, no livro Primeiras Estórias). A montagem apresenta na íntegra os dois contos, compondo um só trabalho teatral que explora as relações entre literatura e teatro.

No primeiro ato, Piacentini investe-se de Jacobina, personagem de Machado de Assis que conta a amigos uma misteriosa passagem de sua juventude na qual precisou enfrentar a solidão. Em seguida, o ator assume a personagem criada por Guimarães Rosa que parte em busca de sua essência. O trabalho propõe o diálogo entre a aguda percepção de Machado acerca da formação do sujeito brasileiro e a poética descoberta que Rosa nos oferece com sua inquieta personagem. 


Espelhos é provocador: propõe uma reflexão sobre as relações entre imagem e subjetividade por meio do pensamento de dois escritores, referências fundamentais da literatura e da arte brasileira. Ney Piacentini afirma que a peça volta-se para o Brasil colocando em cena uma literatura de qualidade inquestionável. “Em minhas leituras da obra Machadiana, encontrei em O Espelho a forma literária com possibilidades de encenação. Fui seduzido pela construção do texto, carregado de elementos da formação do caráter do sujeito brasileiro, vulnerável às influências externas”.

A diretora conta que o projeto nasceu com a obra de Machado de Assis, mas tanto ela quanto o Ney percebiam a necessidade de algo mais para compor a encenação. “Foi pesquisando críticas e estudos sobre o texto de Machado que chegamos ao conto homônimo de Guimarães Rosa, escrito 80 anos depois. Era o que faltava para o espetáculo: estávamos diante de dois momentos do Brasil, tão diferentes na forma quanto complementares para o que buscávamos”.

Por não se tratarem de textos dramatúrgicos propriamente ditos, o empenho maior foi em sublinhar o caráter narrativo dos contos e permitir que a força literária de cada um encontrasse seu equivalente em teatralidade. A encenação confere ao espectador a oportunidade de entrar em contato com a lucidez e a sutileza das palavras de dois grandes intérpretes da cultura brasileira, tanto do ponto de vista estético quanto histórico.


Ficha técnica / serviço

Espetáculo: Espelhos
Textos: Machado de Assis e Guimarães Rosa
Interpretação: Ney Piacentini
Direção: Vivien Buckup
Assistência de direção: Aline Meyer
Figurino: Fábio Namatame
Cenário e iluminação: Marisa Bentivegna.
Preparação vocal: Mônica Montenegro
Criação de som: Miguel Caldas
Direção de produção e administração: Maurício Inafre
Programação visual: Regilson Feliciano
Fotografia: João Caldas
Apoio: Prêmio Zé Renato de Teatro

Oficina Cultural Oswald de Andrade (Sala 7)
Rua Três Rios, 363 ­ Bom Retiro/SP. Tel: (11) 3221­5558
Temporada: quintas e sextas (às 20h) e sábados (às 18h)Até 19/11
Bate-papo: 5/11 (sábado) – com Maria Rita Kehl
Ingressos: Grátis (devem ser retirados 1h antes das sessões)
Duração: 50 min. Gênero: Drama. Classificação: 14 anos. Lotação: 45 lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário