quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Theresinha, peça sobre a vida de Thérèse de Lisieux encerra temporada no Mosteiro de São Bento

O espetáculo Theresinha faz sua última apresentação no dia 27 de novembro (domingo, às 18 horas) no Teatro do Mosteiro de São Bento de São Paulo.

A peça foi concebida a partir dos escritos autobiográficos e poéticos da jovem francesa Thérèse de Lisieux (1873-1897), freira carmelita descalça, canonizada em tempo recorde pela Igreja Católica. No Brasil, é popularmente conhecida como Santa Teresinha do Menino Jesus. A dramaturgia e encenação são assinadas por Helder Mariani e interpretação é de Gabriela Cerqueira.

A montagem apresenta o conflito entre a razão e a fé, vivido por Theresinha, não privilegiando a dimensão puramente religiosa, mas a humanidade dessa jovem que se tornou santa e, no final do séc. XIX, vivenciou as questões e contradições que marcariam o séc. XX e a pós-modernidade.

A encenação de Helder Mariani apresenta a personagem através de uma jovem atriz que conduz a plateia até o século XIX, na França, e nos traz a jovem freira, ambas diante do mesmo vazio. Essas duas jovens mulheres de épocas tão diferentes têm em comum a ânsia da busca pelo sentido da existência humana e o desejo compulsivo de transformar a realidade vazia de sentido, num tempo onde um racionalismo exacerbado e prepotente domina – e já dominava no XIX - nossas cabeças.

Segundo o dramaturgo, “Thérèse de Lisieux” entendia a espiritualidade e a arte como únicas formas possíveis de subverter a realidade humana, dando-lhe um novo significado, transcendendo. Na dramaturgia, ela conta sua história, valendo-se das palavras e do teatro; e representando de maneira crítica e bem humorada os personagens que aparecem na sua trajetória, revelando as suas diferentes e ambíguas facetas, e seu desejo obsessivo de se tornar uma “santa”.

Ficha técnica / serviço

Espetáculo: Theresinha
Atriz: Gabriela Cerqueira
Dramaturgia e encenação: Helder Mariani
Direção musical: Dagoberto Feliz
Desenho de luz: Gabriel Greghi
Cenografia: Flávio Tolezani
Figurino: Marcela Donato
Pesquisa: Thiago Britto
Orientação artística: Denise Weinberg
Produção: Gabriela Cerqueira e Helder Mariani.
Fotos: Thiago Bugallo e Luciney Martins
Realização: Cia. da Palavra e Pulo do Gato Produções Artísticas

Teatro do Mosteiro de São Bento de São Paulo
Largo de São Bento, s/n. Centro/SP. Metrô São Bento. Tel: (11) 3328-8799.
Temporada: 6 a 27 de novembro – domingos, às 18h
Ingressos: R$ 30,00 (meia: R$ 15,00). Aceita dinheiro, cheque e cartão de débito.
Gênero: Drama. Duração: 60 min. Classificação: 12 anos
Informações/espetáculo: (11) 97283-2727. Capacidade: 290 lugares
Acessibilidade. Não possui estacionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário