segunda-feira, 15 de maio de 2017

Comédia Implosão mostra o avesso de questões familiares no Espaço Cauby Peixoto

Crédito/foto: Léo Moura
A comédia romântica Implosão, dirigida por Eli Barcellos, estreia no dia 1º de junho, quinta-feira, no Espaço Cauby Peixoto do Bar Frango com Tudo, às 21 horas.

Escrita conjuntamente por Christiano Aro, Rebeca Leite, André Vasconcellos e Jecimar Padilha, a peça fala de um casal de personalidades bem diferentes que tem que lidar com fortes e hilárias questões familiares.

O espetáculo - que fica em cartaz até o dia 20 de agosto, às quintas-feiras (21h) e domingos (19h) – tem elenco formado por Eli Barcellos, Mony Gester, Mitsuru Yamada e Ana Paula Mafra.

A relação aparentemente tranquila entre Carlos (Eli Barcellos) e Jana (Mony Gester), que vivem juntos há cerca de três anos, é bruscamente afetada por uma notícia que cai como bomba na vida dele, colocando em cheque os valores em que ele acredita. As diferenças entre eles vêm à tona, desencadeando uma implosão de conceitos pré-estabelecidos. O casal vai viver na prática o ditado popular sobre o casamento: quando duas pessoas se casam, o casamento é também com a família de seu cônjuge.

O termo implosão significa o método usado para destruir as bases de uma construção de dentro para fora, sem que os arredores sejam atingidos. O diretor Eli Barcellos explica que é dessa forma que Jana, Carlos e suas famílias tentam lidar com os conflitos.  “Cada um é conduzido - de forma muito bem humorada - a uma espécie de divã ao dividir com a plateia seus traumas, frustrações e dificuldades por meio das questões levantadas em cena”, comenta. A peça é um convite para espionar não apenas a intimidade de um casal em crise, mas também suas individualidades mais secretas.

Apesar das inúmeras diferenças do casal, o que mais atraiu Carlos, inconscientemente, foi o jeito autoritário e dominador de Jana, tão semelhante à personalidade de sua mãe. Ela viu nele mais que um companheiro: um garoto a quem pode oferecer todo o cuidado e a dedicação que nunca teve. Porém ela nunca aceitou se casar oficialmente, e sua relação com a sogra é das piores possíveis.

No enredo de Implosão, Carlos volta de uma visita à casa dos pais, em Sorocaba, com a notícia da separação deles, fato que ele não consegue aceitar de forma alguma. Para potencializar sua revolta, descobre que o pai tem uma amante, e a situação fica cada vez mais complicada quando o casal descobre quem é a tal amante. Desolado, Carlos busca consolo no inconsequente Brunão (Mitsuru Yamada), com quem tem uma esfuziante amizade desde a infância. Situações para lá de engraçadas se sucedem colocando em cheque os valores morais e sociais das personagens: Jana desconfia da relação do marido com o amigo; Brunão vai parar no hospital com overdose; e Fabíola (mãe de Jana, interpretada por Ana Paula Mafra) aparece para uma visita com seu jeito despachado de ser, colocando ainda mais lenha nessa fogueira.

Perfil das personagens

Carlos é consultor fiscal. Filho único de uma família tradicional da alta sociedade de Sorocaba (SP), ele foi criado com muitos luxos e mimos. A mãe, superprotetora, não lhe deu espaço nem mesmo quando veio estudar em São Paulo: visitava o apartamento alugado exclusivamente para o filho com frequência e achava um absurdo ele não aceitar uma empregada e tempo integral. Carlos via na faculdade a oportunidade de viver uma liberdade nunca experimentada. Conseguiu um emprego em uma multinacional por intermédio do Pai, mas nem por isso deixou de sagrar-se um profissional respeitado pelos próprios méritos.

Jana é paisagista e decoradora; amante do esoterismo e das religiões orientais. Essas são as válvulas de escape pelas quais expurga os traumas de infância, causados pela separação dos pais, principalmente pela forma como sua mãe reagiu. Sua educação foi marcada pela permissividade, falta de limites, diálogos precoces para sua idade e ausência emocional por parte dos pais. Apesar disso, ela nunca foi mulher frágil, sempre buscou ser (ou aparentar) forte e bem resolvida. Depois de viver uma liberalidade intensa, apaixonou-se pela fragilidade e pelo jeito desastrado de Carlos.

Brunão é amigo de infância de Carlos. Seus pais se mudaram para São Paulo no final de sua adolescência Acabaram se reencontrando na faculdade, mas diferente de Carlos, Bruno não levou o curso arquitetura tão a sério.  Sempre foi um bom vivant, sem se importar com o futuro e com as convenções sociais. Usa o escritório montado pelo pai mais como ponto de encontro de amigos músicos que se reúnem para compor e usar drogas. A amizade com Carlos é uma das coisas mais estáveis de sua vida.

Fabíola, a mãe de Jana, é uma representante comercial autêntica e bem resolvida, com vida financeira “apertada”, porém controlada. Não foi fácil conquistar a estabilidade mental de hoje. Alguns anos de descontrole e decadência e muitos anos de terapia foram necessários, após ser traída e abandonada pelo amor de sua juventude. Seu maior compromisso é com seu próprio bem-estar e seus planos, mas tem uma relação de cumplicidade e compreensão com a filha.

Ficha técnica / serviço

Texto: Christiano Aro, Rebeca Leite, André Vasconcellos e Jecimar Padilha
Argumento: Christiano Aro
Direção: Eli Barcellos
Elenco: Eli Barcellos (Carlos), Mony Gester (Jana), Mitsuru Yamada (Brunão) e Ana Paula Mafra (Fabíola)
Atriz stand-in: Giovanna Liguori
Design gráfico: Iago Sartini
Maquiagem: Marcos Gaspar, Denise Copedê e Cláudio Ogawa
Visagismo e hair style : Lucio Matias
Cancão original: Brendho Carvalho
Produção executiva: Eli Barcellos e Ivanna Serra
Assistência de produção: Felipe Venites e Gisele Winter
Operação de som e luz: Fabio Maltez
Fotografia: Léo Moura
Tratamento de imagem: Renato Domingos Fotografia
Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação
Produção e realização: Barcellos’Produções

Espetáculo: Implosão
Estreia: 1º de junho. Quinta, às 21 horas
Espaço Cauby Peixoto (Bar Frango com Tudo)
Rua Canuto do Val, 115. Vila Buarque. São Paulo/SP
Informações: (11) 97407-2126
Temporada: 1º de junho a 20 de agosto, quintas (21h) e domingos (19h)
Ingressos: R$ 50,00 (meia: R$ 25,00).
Bilheteria: 1h antes das sessões. Aceita dinheiro.
Duração: 50 min. Gênero: Comedia. Classificação: 14 anos. Capacidade: 100 lugares.
Não faz reservas. Não possui acessibilidade. Ar condicionado.


Assessoria de imprensa: VERBENA Comunicação

Eliane Verbena
Tel: (11) 2738-3209 / 99373-0181 - verbena@verbena.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário