quarta-feira, 31 de maio de 2017

Companhia de Danças de Diadema apresenta EU por detrás de MIM na mostra APARTE

Fotos: Ligiane Braga
EU por detrás de MIM foi inspirado em obras de Olafur Eliasson e Guimarães Rosa.

A Companhia de Danças de Diadema apresenta o espetáculo EU por detrás de MIM no dia 10 de junho (sábado, às 19h), no Centro Cultural Diadema (Teatro Clara Nunes), integrando a programação da 2ª Aparte - Mostra de Teatro do ABCD.

 Com direção e coreografia de Ana Bottosso, a montagem foi inspirada em obras do artista visual dinamarquês Olafur Eliasson e no conto O Espelho, de Guimarães Rosa.

Transitando pelos meandros dos reflexos e das reflexões, Ana Bottosso imaginou um universo existente por detrás dos espelhos, um mundo além  deste que conhecemos, para conceber a coreografia de EU por detrás de MIM. Seria este mundo mais - ou menos - real? Esta, e outras questões, surgiram durante o processo de criação, iniciado em 2014, norteando as pesquisas cênicas da obra, construída em conjunto com o elenco da Companhia de Danças de Diadema.

Desde o primeiro contato com Olafur Eliasson na exposição Seu Corpo da Obra, na Pinacoteca de São Paulo, em 2012, Ana Bottosso se sentiu motivada a criar algo que tratasse dos espelhos e seus reflexos. Na exposição, espelhos eram posicionados em locais inusitados que se revelavam de forma inesperada, aguçando a sensibilidade da coreógrafa e levando-a, então, a iniciar uma pesquisa sobre o assunto. “As situações espaciais provocadas pelos espelhos eram de profunda ambiguidade sobre o dentro e o fora. E esta ambiguidade foi trazida para o corpo, traduzida pela dança”, comenta a coreógrafa.

Posteriormente a esse primeiro momento criativo, o espetáculo recebeu influências também de outra obra, agora literária: o poético conto O Espelho, de Guimarães Rosa, no qual apresenta uma inquieta personagem e a descoberta de sua essência. “Encontrar ou pelo menos ter a ciência da existência de outro(s) eu(s) que possa(m) coexistir com o seu EU comum, é o desafio desta obra; e também é um convite à reflexão ao espectador”, argumenta Ana Bottosso.    

O trabalho propõe o diálogo entre a aguda percepção de Machado acerca da formação do sujeito brasileiro e a poética descoberta que Rosa nos oferece com sua inquieta personagem. 

Ficha técnica / serviço


Direção geral e concepção coreográfica: Ana Bottosso. Assistente de direção e produção administrativa: Ton Carbones. Elenco: Companhia de Danças de Diadema. Assistente de coreografia: Carolini Piovani. Concepção musical: Fábio Cardia. Desenho e operação de luz: Silviane Ticher. Sonoplastia: Renato Alves. Concepção figurino: Ana Bottosso. Confecção figurino: Cleide Aniwa. Professores de dança clássica: Eduardo Bonnis e Márcio Rongetti. Condicionamento físico: Carolini Piovani. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Assistente de produção e comunicação: Renato Alves

2ª APARTE - Mostra de Teatro do ABCD
Espetáculo/dança: EU por detrás de MIM
Com Companhia de Danças de Diadema
Dia 10 de junho. Sábado, às 19 horas
Teatro Clara Nunes - Centro Cultural Diadema
Rua Graciosa, 300. Centro, Diadema/SP. Tel.: (11) 5541-4000
Grátis. Duração: 50 min. Classificação etária: 14 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário