segunda-feira, 12 de junho de 2017

Semana de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas tem bate-papo sobre Mindfulness no Sesc Belenzinho

O Sesc Belenzinho promove o bate-papo Mindfulness - Atenção Plena no dia 28 de junho (quarta, às 14h) com o Prof. Dr. Marcelo Marcos Piva Demarzo, integrando a Semana de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas. A atividade é grátis.

Encontradas em diversas tradições culturais e filosóficas, o conceito e as práticas de Mindfulness (Atenção Plena) têm sido cada vez mais integrados à prática clínica contemporânea, principalmente na psicologia e medicina. É a habilidade de focar no aqui e agora – com atenção e concentração –, desenvolvendo uma mente desperta e consciente. Dessa forma, evitam-se as múltiplas tarefas, diminuindo o risco de quedas.

Marcelo Marcos Piva Demarzo é Docente do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), membro do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC) e Senior Fellow do International Primary Care Research Leadership Programme (Department of Primary Care Health Sciences, University of Oxford). Realizou estágio de pesquisa pós-doutoral no Grupo de Salud Mental en Atención Primaria del Instituto Aragonés de Ciencias de la Salud (Universidad de Zaragoza), na Espanha. Possui Graduação em Medicina e Doutorado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. É especialista em Medicina de Família e Comunidade (pelo Hospital das Clínicas da FMRP-USP), em Medicina do Exercício e do Esporte (pela Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte) e em Ativação de Processos de Mudança na Formação Profissional em Saúde (pela Fundação Oswaldo Cruz). Também instrutor certificado de Mindfulness e Saúde (pelo Instituto Breathworks, Reino Unido) e atua principalmente nas áreas de Atenção Primária à Saúde, Medicina de Família e Comunidade e Mindfulness e Saúde.

Bate-papo: Mindfulness - Atenção Plena
Com Marcelo Marcos Piva Demarzo
Sala de Espetáculos 2. Livre.
Grátis. Distribuição de senhas com 30 minutos de antecedência, no local.
28/06. Quarta, das 14h às 16h

OUTRAS ATIVIDADES PARA IDOSOS EM JUNHO

SEMANA DE PREVENÇÃO DE QUEDAS EM PESSOAS IDOSAS 2017 - Um passo de cada vez – não caia em armadilhas! Diversas atividades focam na prevenção de quedas em pessoas idosas.

Vivência: Concentração e Equilíbrio Corporal
Exercícios respiratórios, meditativos e de consciência corporal, em busca da melhor posição estável para o corpo, sem oscilações ou desvios. Necessário traje adequado para a prática.
Sala de Expressão Corporal 1. Grátis. Retirar senha com 30 minutos de antecedência no local.
27/06. Terça, das 14h às 15h30

Vivência: A Boa Postura para Melhora do Equilíbrio
Exercícios para organização do movimento e correção de posturas para a melhora do equilíbrio corporal. Necessário traje adequado para a prática.
Sala de Expressão Corporal 1. Grátis. Retirada de senha com 30 minutos de antecedência no local.
30/06. Sexta, das 14h às 15h30

Oficina: Curativos Urbanos
Com Coletivo Bela Rua
Os buracos nas ruas de São Paulo são um dos problemas mais tradicionais e antigos da cidade. Para chamar a atenção para o péssimo estado das calçadas paulistanas um grupo de seis amigos criou os Curativos Urbanos. São grandes tapetes em forma de "Band-Aid" colocados sobre buracos e rachaduras no asfalto. A intervenção é uma maneira bem humorada de abordar um problema sério que, além de estética, evolve também segurança e mobilidade, principalmente para o público da terceira idade. Nesta oficina os participantes fazem o mapeamento das ruas ao entorno da unidade, além de confeccionar e colocar os curativos nestas áreas. COLETIVO BELA RUA - Transformar cada espaço público em um lugar mais bonito, divertido e seguro: foi com esse objetivo que nasceu o grupo, uma associação sem fins lucrativos que realiza projetos urbanos e intervenções urbanas participativas e divertidas para incentivar as pessoas a transformar a cidade. A proposta é fazer com que ruas, praças, becos ou qualquer canto pouco utilizado se torne um lugar de convívio, cultura e lazer.
Sala de Oficina 3.  Vagas limitadas. Grátis. Livre.
23/06. Sexta, às 14h

CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA 2017: Neste ano, a campanha abordará as violências veladas contra a terceira idade. Isto é, aquelas que, muitas vezes, não são interpretadas como violência por eles e pelos praticantes. Abusos financeiro e psicológico, bem como abandono e negligência são alguns exemplos de como esse problema se manifesta. Pautada na alteridade e corresponsabilidade, a campanha reforça os compromissos éticos em relação à pessoa idosa. Por meio da participação social e do diálogo, ela permite que os indivíduos – independentemente da faixa etária – sintam-se respeitados e adotem posturas de comprometimento e cuidado com o outro.

Bate-papo / Palestra: O que vem com a Velhice?
Com Andréa Lopes - USP

A atividade propõe a reflexão e o diálogo sobre a velhice. Ressaltando direitos e deveres, além da ideia de cuidado, a palestra visa romper com os estereótipos associados às pessoas velhas. ANDREA LOPES é doutora em Educação na área de concentração Gerontologia (FE/Unicamp), com bolsa sanduíche (CAPES) nos Estados Unidos, quando atuou como pesquisadora visitante na University of Southern California e no Center for Healthy Aging. É Mestre em Gerontologia (FE/Unicamp) e também possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais (FFLCH/USP). Em todas as formação pesquisou os temas velhice e envelhecimento. Atualmente, é professora doutora da USP, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), no curso de Graduação e Pós-Graduação em Gerontologia. Atuou como pesquisadora visitante no Max Planck Institute for Humam Development (Alemanha) e no Institute for Developing Economies/JETRO (Japão), onde realizou pesquisa sobre o trabalho voluntário realizado por idosos japoneses, em comparação aos idosos americanos e brasileiros, pesquisa desenvolvida no doutorado. Realizou outra parceria com a mesma instituição, investigando idosos de baixa renda moradores da cidade de São Paulo. Foi professora visitante da Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal, no Programa de Gerontologia. Colaborou no Projeto Rede Fibra, Pólo Unicamp, que desenvolve pesquisa sobre fragilidade em idosos brasileiros, do ponto de vista biopsicosocial, e com pesquisa sobre Educação Permamente entre Idosos da UnATI EACH USP. Coordena o Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Gerontologia da EACH USP. Coordena o grupo e linha de pesquisa Envelhecimento, Aparência e Significado. Possui experiência em Antropologia Urbana e método etnográfico, especialmente na interface com a Gerontologia.
Local: Senac Vila Prudente - Rua do Orfanato, 316. Grátis.
21/06. Quarta, das 19h às 20h30

TERCEIRA IDADE CONECTADA - Atividades ligadas ao uso do computador e à Cultura Digital que possibilitam instrumentalização para as novas tecnologias.

Aula aberta: Dicas e Truques Sobre a Internet
Com Francisco Arlindo Alves

Bate-papo em que os participantes podem compartilhar experiências, tirar dúvidas e conferir dicas sobre recursos básicos do computador e da internet. Requisito: Experiência no uso básico da internet. FRANCISCO ARLINDO ALVES é designer multimídia, especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD e mestre em Design. Integra a equipe de educadores de tecnologias e artes do Sesc Belenzinho criando atividades, workshops e discussões relacionadas à cultura digital e design. Participou de mostras no Brasil e exterior com trabalhos no campo de arte e tecnologia. Tem pesquisado a criatividade, educação e tecnologia com trabalhos apresentados em congressos, publicações acadêmicas, blogs e sites especializados. Atualmente, organiza ações culturais que fomentam a arte e inovação em espaços públicos na cidade de São Paulo.
Local: Espaço de Tecnologias e Artes. Vagas limitadas. Grátis. Duração: 1 encontros. Acima de 60 anos.
13/06. Terça, das 16h às 18h

Curso: Iniciação ao Celular
Com Vanessa Pereira

Oficina de introdução ao universo digital por meio do celular. O participante aprende a criar e organizar contatos, enviar mensagens, ouvir músicas, assistir vídeos, acessar a internet, dentre outras atividades básicas no dispositivo. VANESSA PEREIRA é mestranda em Artes (UNESP), pós-graduada em Estéticas Tecnológicas (PUC), designer multimídia (SENAC) e técnica em Design Gráfico (ETEC Carlos de Campos). Integra a equipe do Sesc Belenzinho como Educadora de Tecnologias e Artes e atua em diferentes espaços culturais da cidade. Obs: Necessário possuir um smartphone.
Local: Espaço de Tecnologias e Artes. Vagas limitadas. Grátis. Acima de 60 anos.
20/06 a 06/07. Segunda a domingo, das 10h às 12h

Curso: Fotografia Básica em 4 passos
Com Mauricio Virgulino

Este curso propõe ajudar a sanar as dúvidas que as pessoas têm na utilização dos controles e ajustes de suas câmeras fotográficas, como também apresentar elementos de composição e enquadramento para estimular o olhar e o pensar antes do clique. São feitas análises de fotografias produzidas pelos participantes, passando também por noções de retoques básicos de luz e cor das fotos. E a partir de um processo de seleção e curadoria feita pelos participantes, uma exposição com as fotos do grupo será realizada no Espaço de Tecnologias e Artes. Obs: o aluno precisa trazer câmera fotográfica ou telefone celular com câmera. MAURICIO VIRGULINO é fotógrafo, educomunicador e arte-educador. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais na ECA/USP, Mestre em Artes Visuais, Licenciado em Educomunicação e Bacharel em Comunicação Social - Rádio e TV. Está no mundo da Fotografia desde 2001, fotografando com câmeras digitais, analógicas e câmeras artesanais. Em publicidade é especializado em fotografia de alimentos. Participa do coletivo Pinrolê, que organiza saídas fotográficas que ensina a construção de uma câmera pinhole. Ministrou oficinas no CCJ, MIS, ECA-USP, Projeto Escolas que Inovam, Fábricas de Cultura, Clube do Analógico, Sesc.
Local: Espaço de Tecnologias e Artes. Vagas limitadas. Grátis. Livre. Acima de 60. Duração: 4 encontros.
21 a 30/06. Quartas e sextas, das 14h30 às 17h30

SAÚDE É PRA VALER! – Bate-papos, vivências e palestras com temas atuais direcionados à saúde, atividade física, esportes e qualidade de vida do idoso.

Vivência: Tai Chi chuan e Saúde
Bate-papo e vivência prática sobre os benefícios do Tai Chi Chuan e a melhora da qualidade de vida em idosos. Usar traje adequado para a prática. Para utilização dos armários nos vestiários é necessário levar cadeado.
Sala de Expressão Corporal 1. Grátis. Acima de 60. Retirar senha com 30 minutos de antecedência.
22 a 29/06. Quinta, das 14h às 15h30

SERVIÇO

Sesc Belenzinho
Endereço: Rua Padre Adelino, 1000
Belenzinho – São Paulo (SP). Telefone: (11) 2076-9700

Estacionamento: Para espetáculos com venda de ingressos após as 17h: R$ 15,00 (não matriculado); R$ 7,50 (credencial plena no SESC - trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo/ usuário).


Assessoria de imprensa – Sesc Belenzinho
Período: 16/05 a 16/08/2017
VERBENA COMUNICAÇÃO
Eliane Verbena / João Pedro
Tel: (11) 2738-3209 / 99373-0181 -
verbena@verbena.com.br


Jacqueline Guerra: (11) 2076-9762
imprensa@belenzinho.sescsp.org.br
SESC SP | Facebook | Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário