segunda-feira, 19 de março de 2018

Últimas semana de Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro tem sessões grátis no Largo São Bento e na Zona Leste


No dia 25 de março, o grupo de teatro O Buraco d’Oráculo encerra a temporada do espetáculo Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro, que comemora os 20 anos da companhia.

As últimas apresentações (grátis) ocorrem no Largo São Bento (dia 22, quinta, às 17h), Slam Vila Guilhermina (dia 23, sexta, às 19h), Centro Cultural Arte em Construção (dia 24, sábado, às 19h) e Sarau Pretas Peri (dia 25, domingo, às 17h).

A montagem vem circulando, desde o dia 4 de fevereiro, pelas cinco regiões da cidade de São Paulo, totalizando 20 apresentações que  privilegiaram os espaços públicos, ocupados por coletivos de artes. Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro foi contemplado pela a 5ª Edição do Prêmio Zé Renato de Teatro. A programação completa pode ser acessada pelo site http://www.buracodoraculo.com.br/.

Dirigido por Elizete Gomes, o espetáculo é uma intervenção urbana, um mosaico de poemas extraídos da obra de Ray Lima que foram costurados dramaturgicamente a partir do conceito da cenopoesia: expressão artística que mistura imagens, gestos, canções e palavras na composição de uma mesma expressão artística. Os fragmentos poéticos que permeiam a encenação convergem para um tema central: a séria questão político-social da disputa de poder.

Em cena, os atores Edson Paulo Souza, Lu Coelho, Luiza Galavotti, Mizael Alves e Nataly Oliveira interpretam poemas em formato de cenas, de poesia teatralizada que transita com leveza entre o cômico e o dramático, provocando o espectador, seja pela sutileza poética ou pela contundência dos temas sociais. Desta forma, O Buraco d’Oráculo ultrapassa os limites do teatro prosaico e do recital de poesias. As cantigas originais, executadas ao vivo, foram criadas por Júnior Santos e Ray Lima.

Segundo a diretora, a intervenção “faz uma colagem da obra do poeta Ray Lima, explorando diversos sinais, signos, sons, cores, movimentos, objetos e palavras que, somados, funcionam como dispositivos para a manifestação da liberdade entre os atores e o público”.  Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro é uma aposta do Buraco d’Oráculo no tênue limite entre a realidade e a representação artística, onde a mediação entre esses dois pontos é feita pelo espectador que ora atua, ora contempla, inserido em um espaço cênico profanado, que se move apenas pela força lírico-dramática-épica da cenopoesia.

Locais por onde o espetáculo já passou: Praça do Casarão (Jardim Helena), Teatro Flávio Império (Cangaíba), Ocupação Coragem (Cohab II, Itaquera), Parque São Rafael, Largo do Campo Limpo, Comunidade Quilombaque e Ocupação Artística Canhoba (Perus), Casa de Cultura Salvador Ligabue (Freguesia do Ó), Arsenal da Esperança (Bresser), CDC Vento Leste (Cidade Patriarca), Ocupação Casa no Meio do Mundo (Vila Medeiros), Largo São Bento (Sé), Cine Campinho (Jd. Bandeirantes) e Conjunto Residencial Prestes Maia (Cidade Tiradentes).


Ficha técnica

Espetáculo: Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro
Textos e dramaturgia: Ray Lima
Direção: Elizete Gomes
Elenco: Edson Paulo Souza, Lu Coelho, Luiza Galavotti, Mizael Alves e Nataly Oliveira
Concepção de figurinos e adereços: Luciano Wieser com colaboração de Raquel Durigon
Músicas: Júnior Santos e Ray Lima
Preparação vocal: Cadu Wintter
Colaboração dramatúrgica: Luciano Carvalho
Projeto gráfico: Jadiel Lima
Técnico: Romison Paulo
Produção e idealização: O Buraco d’Oráculo
Apoio: Prêmio Zé Renato de Teatro para a Cidade de São Paulo

Sinopse: Intervenção teatral que utiliza a poesia de forma dramatúrgica, a partir dos princípios da cenopoesia em que imagens, gestos, canções e palavras se misturam. Os poemas aparecem em cenas fragmentadas que transitam entre o cômico e o dramático com leveza poética e também de forma contundente tocando em temas sociais.

Programação final

22/3 (quinta, às 17h)
Local: Largo São Bento - Centro. Metrô São Bento.

23/3 (sexta, às 19h)
Local: Slam da Guilhermina – Praça anexa ao Metrô Guilhermina – Esperança (lado esquerdo de quem sai) - Vila Guilhermina.

24/3 (Sábado, às 19h)
Local: Centro Cultural Arte em Construção - Av. dos Metalúrgicos, 2100 - Cidade Tiradentes. (Espaço do grupo Pombas Urbanas).

25/3 (domingo, às 17h)
Local: Sarau Pretas Peri - Rua Manuel Álvares Pimentel, 432 / 442 - Jardim Camargo Velho, Itaim Paulista.

Espetáculo: Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro
Circulação: 4 de fevereiro a 25 de março
Ingressos: Grátis.
Classificação: Livre. Duração: 50 min. Gênero: Teatro de rua (Cenopoesia)
Informações: (11) 98152-4483
Programação completa: http://www.buracodoraculo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário