A quarta edição do Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo (Dona Ruth: FTNsp) vai acontecer entre os dias 17 a 26 outubro de 2025, após um hiato de três anos. Pela primeira vez o evento terá programação internacional, composta por espetáculos latino-americanos. Entre as atrações nacionais, estão espetáculos, debates e ações formativas. Os responsáveis pela curadoria são Gabriel Cândido, também à frente da direção geral do Festival, e por Soraya Martins, curadora convidada desta edição.
Permanentemente, o festival homenageia a atriz Ruth de Souza (1921-2019) com um gesto afetivo, dando a este território o nome de "Dona Ruth", reconhecendo esta mulher negra e artista como uma das atrizes mais importantes da história da dramaturgia teatral, cinematográfica e televisiva do Brasil. Ruth de Souza, por meio de sua excelência técnica e ativismo, tornou-se uma referência artística e intelectual, bem como um símbolo de abertura de caminhos para artistas negros de diferentes gerações.
O Dona Ruth: FTNsp é uma idealização da atriz e gestora cultural Ellen de Paula e do diretor e dramaturgo Gabriel Cândido. Juntos, iniciaram a criação do festival em 2017, elaborando as suas bases éticas, poéticas, políticas e metodológicas. O evento teve as suas três primeiras edições realizadas em 2019, 2020 e 2021.
A 4ª edição do Dona Ruth: FTNsp tem patrocínio do Rede Itaú por meio da Lei de Incentivo à Cultura e apoio do Programa Iberescena.
Instagram:
https://www.instagram.com/donaruth.ftnsp/
Site:
https://donaruthftnsp.com.br/
Contato:
contato.donaruthftnsp@gmail.com
Informações à imprensa: VERBENA ASSESSORIA
Eliane Verbena
(11) 99373-0181 - verbena@verbena.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário