quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Sesc Campo Limpo tem shows com Siba, Gafieira João de Barro e Fávio Guimarães & Alamo Leal

fotos: Márcia Zoet / Divulgação / Renata Duarte
Neste fim de semana, o Sesc Campo Limpo promove shows gratuitos para todos os gostos. No dia 20 de fevereiro (sexta, às 20 horas) o grupo Gafieira João de Barro promete colocar o público para dançar ao som contagiante de releituras de grandes compositores brasileiros. No dia 21 (sábado, às 20 horas), Siba chega com Azougue Vapor: maracatu, ciranda e música elétrica com participação de mestres da cultura popular. Já no dia 22 (domingo, às 19 horas), o som do blues invade a Unidade com o gaitista Flávio Guimarães e o violonista Alamo Leal.

Gafieira João de Barro 
apresenta show dançante 

Com trabalho voltado à releitura de importantes obras da música brasileira, principalmente do choro e do samba, o Gafieira João de Barro se apresenta no dia 20 de fevereiro, sexta-feira, no Sesc Campo Limpo, às 20 horas, com ingressos grátis.

No clima e no suíngue de sambas de compositores e intérpretes consagrados - como João Bosco e Elis Regina, além dos clássicos da gafieira - os integrantes se dividem nos improvisos e interpretações eletrizantes com arranjos elaborados especialmente para a banda. A apresentação é contagiante e leva o público a dançar.

Entre as canções do roteiro, destaque para “Deixa o Breque pra Mim” (Altamiro Carrilho), “Feira de Mangaio” (Sivuca), “Malandro JB” (João Nogueira), “Upa Neguinho” (Edu Lobo) e “Ladeira da Preguiça” (Gilberto Gil).

O João de Barro, liderado por André Bachur e Pedro Bruschi, é formado por músicos em sua maioria formados na USP e Unicamp. Cada apresentação tem uma formação diferente, de acordo com perfil do público e dos espaços. Seu repertório explora as raízes da música popular brasileira e visita os gêneros tradicionais que contribuíram para a formação da identidade musical do país. A principal característica do trabalho está no toque contemporâneo dos arranjos.

Para a versão “gafieira” do show apresentado no Sesc Campo Limpo, além Pedro Bruschi (violão 7 cordas e guitarra),  André Bachur (bandolim), o grupo conta com apoio de outros músicos. No palco, estão também os instrumentistas Pedro Henning (bateria) e Kiko Woiski (contrabaixo), o trio de metais formado por Luis Leme (flauta e sax), Ed Woiski (trompete) e Edinaldo Santos (trombone), e o cantor Zé Leônidas, com voz e bossa, comandando o espetáculo.

Link / apresentação do grupo: https://www.youtube.com/watch?v=dH0ESSmelfc

GAFIEIRA JOÃO DE BARRO
20 de fevereiro. Sexta, às 20 horas
Grátis. Livre. Duração: 60 minutos.

Cantor pernambucano SIBA mostra
show Azougue Vapor com convidados

Ex-integrante do grupo Mestre Ambrósio, o cantor pernambucano Siba apresenta o show, Azougue Vapor, no dia 21 de fevereiro, sábado, às 20 horas, no Sesc Campo Limpo, com entrada franca.

O espetáculo, que une a tradição dos mestres da cultura popular com a música elétrica, tem participação especial do Mestre Cirandeiro João Limoeiro e do Mestre de Maracatu João Paulo, de Pernambuco.

Azougue Vapor é um show elétrico e dançante, tendo a poesia rimada como alma e a música de rua como matéria prima. O artista se apresenta acompanhado por três músicos pernambucanos (Caçapa na guitarra, Leandro Gervázio na tuba, Mestre Nico na percussão) e um mineiro (Antonio Loureiro na bateria).

O projeto foi lançado em 2014, depois dos bem sucedidos discos Fuloresta do Samba (2003), Siba e Barachinha-No Baque Solto Somente (2004), Poetas da Mata Norte (seis CDs, 2005) e Toda Vez Que Eu Dou Um Passo o Mundo Sai do Lugar (2008). Com Azougue Vapor Siba retoma e reconstrói seu histórico de colaborações com artistas das tradições poético-musicais da Zona da Mata de Pernambuco.

João Limoeiro, Cirandeiro de Carpina (PE), é um dos mais importantes poetas da Zona da Mata Norte. Além de atuar, há muitos anos, como Mestre do Maracatu Leão Vencedor de Carpina, seu nome é quase sinônimo do estilo ao qual dedicou toda sua vida, a Ciranda.

João Paulo é Mestre de Maracatu de Baque Solto de Nazaré da Mata (PE) e também comanda o Leão Misterioso. Com mais de 20 anos de atuação, tem enorme reconhecimento local por seu histórico de sambadas, desafio de rima que dura uma noite inteira e requer enorme capacidade de improviso e resistência.

“Este projeto é um novo mergulho intenso na música e poética da Zona da Mata Norte de Pernambuco, tendo como parceiros dois artistas importantíssimos para a região. Ao mesmo tempo, ao procurar a síntese entre o ‘azougue’ das guitarras do álbum Avante com o ‘vapor’ dos ritmos da música de rua e da poética característicos da ‘Fuloresta’, me sinto avançando na direção que deve  tomar um novo trabalho”. Comenta Siba.

SIBA em Azougue Vapor 
Dia 21 de fevereiro, sábado, às 20 horas
Grátis. Duração: 60 minutos.  Classificação: Livre

Flávio Guimarães e Alamo Leal
tocam blues no Sesc Campo Limpo

 O duo Flávio Guimarães e Alamo Leal mostra a arte do entrosamento entre a gaita e o violão acústico no dia 22 de fevereiro, domingo, às 19 horas, no Sesc Campo Limpo, com o show Ain’t no Strangers Here.

O espetáculo conta com o tempero da voz de Alamo, dono de timbre e interpretação genuína de um experiente bluesman. Flávio também interpreta algumas músicas com autenticidade e fidelidade estilo. O show tem ainda o talento de Marcos Klis no contrabaixo acústico. 

Ambos apaixonados pelo som acústico e fãs dos criadores do estilo chamado delta blues, iniciaram uma parceria que resultou no show e CD Ain’t No Strangers Here. As músicas “Brown Black and White” (Big Bill Broonzy), “Shake Your Hips” (Slim Harpo) e “Bad Luck” (Charlie Musselwhite) são destaques no set list.

Flávio Guimarães é um dos grandes nomes do blues brasileiro, fundador do grupo Blues Etílicos e uma das maiores referências da gaita blues do País. Possui a maior discografia de um artista brasileiro de blues com 18 CDs (oito álbuns de carreira solo e outros 10 com o Blues Etílicos).  Seu CD mais recente, Flávio Guimarães and Friends, traz participação de Steve Guyger, Charlie Musselwhite, Gary Smith, Joe Filisko e da banda Rick Estrin and the Nightcats, ícones do blues americano. O músico já gravou com Alceu Valença, Cássia Eller, Ed Motta, Fernanda Abreu, Luiz Melodia, Paulo Moura, Renato Russo, Rita Lee, Titãs e Zélia Duncan, entre outros. Fez show de abertura para B. B. King e Robert Cray, além de compartilhar o palco com algumas lendas vivas do blues como Buddy Guy, Sugar Blue e Taj Mahal.

Alamo Leal é um músico brasileiro de blues que construiu sua carreira na Europa, onde residiu mais de 30 anos. Seu primeiro CD, Rythm Oil (Armadillo-Records, 1998), foi escolhido o álbum do ano pela revista inglesa Blueprint. Realizou diversos shows e participou de festivais com o lendário Funk Master e com Pee Wee Ellis, saxofonista de James Brown e Van Morrison. De 1995 até 2005, morando entre Paris e Londres, tocou em festivais na Europa, dividindo o palco com alguns gigantes como Luther Allison, Bernard Allison, Larry Garner, Clarence Gatemouth Brown, Otis Grand, Paul Lamb e Joe Louis Walker. Alamo também tocou nos EUA com Louis Mr. Bo’ Collins, guitarrista de John Lee Hooker nos anos 50. Voltando ao Brasil, em 2006, lançou um álbum homônimo.


FLÁVIO GUIMARÃES E ALAMO LEAL
22 de fevereiro. Domingo, às 19 horas
Grátis. Livre. Duração: 60 minutos. 

SERVIÇO
Sesc Campo Limpo
Horário da Unidade: Terça a sábado (13h às 22h). Domingos e feriados (11h às 20h)
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120.
Campo Limpo – São Paulo/SP. Tel.: (11) 5510-2700
sescsp.org.br/campolimpo
facebook.com/sesccampolimpo | twitter.com/sesccampolimpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário