quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Arte visual do 8º Festival Cine Favela de Cinema foi criada pela Confraria da Colagem



Em 2013 acontece a oitava edição do Festival Cine favela de Cinema. As inscrições para a Mostra Competitiva estão abertas (informações no site www.festivalcinefavela.com.br). A cada ano, uma nova identidade visual é criada, de acordo com a temática abordada pelo Festival. Uma oficina, ministrada pela Confraria de Colagem para mais de 60 jovens na Comunidade de Heliópolis, resultou na criação coletiva da arte que estampará todo o material gráfico desta edição.

"Os Coletivos têm sido maneiras de gerar expressões poéticas ou sociais. Foi com este sentimento que criamos ‘coletivamente’ a logomarca do 8o Festival Cine Favela de Cinema em uma oficina que durou quatro em Heliópolis”. Comenta Aline Biz, uma das fundadoras da Confraria. Ela explica que o símbolo foi criado por uma analogia entre a sétima arte e as sete vidas de um gato. “A Confraria da Colagem, assim como o Cine Favela, acredita que a arte tem o poder de criar uma nova realidade, não apenas no âmbito estético, mas também no social."

foto de Súlia F
Em 2013, o Festival Cine Favela de Cinema, idealizado pela Associação Cultural Artística Cine Favela e realizado pela MUK, acontece ente do dia 01 a 10 de novembro, tendo como tema central a Coletividade. “Queremos trazer para o primeiro plano o cinema produzido de forma artesanal e dar ênfase aos realizadores de comunidades populares” explica Daniel Gaggini, diretor do Festival.

O Festival se dedica exclusivamente à difusão de filmes realizados por ONGs, Associações, Coletivos, Universitários, Periferias e Produtores Independentes e Periféricos, traçando um panorama do cinema periférico produzido no mundo. Neste ano, chegará a sete Comunidades Populares de São Paulo, levando suas atividades às Comunidades de Heliópolis, Paraisópolis, Cidade Tiradentes, Grajaú, Brasilândia, Jardim Ângela e Capão Redondo que, juntas, somam mais de 1,5 milhões de pessoas, e também a Estações do Metrô, Escolas Públicas, Entidades de Reabilitação e unidades da rede SESC-SP.

O projeto CINE FAVELA foi fundado em 2003 por um grupo de moradores da Comunidade de Heliópolis/SP com a missão de capacitar e promover a inclusão sociocultural de jovens por meio do cinema. Mais informações sobre o projeto em www.cinefavela.org.br; telefone (11) 3141-1595; e-mail contato@festivalcinefavela.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário