sexta-feira, 2 de agosto de 2013

CABAREZINHO de 9/8: Stênio Mendes, Tuca Fernandes & Fábio Madureira, Lu Horta & Marcelo Effori, Du Circo e Rachel Barcha/Sherazade

 
O projeto, que estreou em 28 de junho, tem sempre um grupo fixo, atrações convidadas, som totalmente acústico, palco de arena e bar. No Cit-ECUM.

Firmando-se como opção de lazer e cultura na cena paulistana, o Cabarezinho chega ao quarto encontro no dia 9 de agosto, sexta-feira, no ECUM - Centro Internacional de Teatro, às 22h30. Nesta noite os convidados são: Stênio Mendes e a sonoridade ímpar de sua craviola; Lu Horta & Marcelo Effori dando uma prévia do CD autoral A Noiva da Cidade; o duo Tuca Fernandes & Fábio Madureira mostra o Projeto Besouro e a Canção Inglesa que reinventa Beatles com toque barroco e tempero brasileiro; a atriz Raquel Barcha com Histórias Sherazade; e a arte circense com o Du Circo. 

Inspirado no pequeno cabaré francês Lapin Agile, o Cabarezinho tem direção geral e musical de Luiz Gayotto (também idealizador do projeto). O formato inusitado e totalmente acústico conta com uma atração fixa, o Coro Cabarezinho (formação que varia entre 6 e 10 cantores) e o pianista Rogério Rochlitz (que toca para acompanhar o coro e também faz números solos). Estes artistas são os anfitriões: recebem os convidados e, entre uma e outra apresentação, mostram breves números musicais que conduzem o espetáculo. 

Stenio Mendes com sua craviola por vezes nos lembra uma cítara indiana, um alaúde turco ou até mesmo uma rabeca, a qual se dedica desde 1972, criando composições, explorando afinações e todo o espectro acústico percussivo da craviola, evocando sons de tambores, inspirado pelos cantos e ritmos africanos, do oriente médio, dos timbres e harmônicos dos monges do Tibet, dos pastores da República de Tuva, Índia, Afeganistão, dos nossos índios do Xingú, todas as nossas raízes, entre outras etnias. Seu campo de pesquisa com a craviola já nasce ligada à “inclusão do ruído”, denominada percussão-vocal, com base nos sons orgânicos humanos, desde os da respiração, guturais, estalos, vácuos, batidas, desde sons onomatopaicos até os mais bizarros. Seus últimos concertos foram em Istambul, com o flautista turco Tugay Basar, com o grupo Barbatuques e, recentemente, no aniversário de seu parceiro Djalma Correia, percussionista que completou 70 anos. 

Cantora, compositora e percussionista corporal, Lu Horta é integrante do Barbatuques com o qual se apresentou (em show e festivais) em várias cidades brasileiras e também no exterior. Com ele também lançou três CDs, O Corpo do Som (também DVD), O Seguinte é Esse (Prêmio Tim de Música 2007) e Tumpá (2012). Lu tem dois CDs solo lançados: Lu Horta (2003), com canções próprias e inéditas de Chico César e Arnaldo Antunes, e Paraíso Eu (2009), que reflete sua maturidade como intérprete e compositora. Atualmente, prepara o lançamento de A Noiva da Cidade, parceria com o músico e produtor Marcelo Effori. Desde 2012, vêm testando esse repertório com apresentações ao vivo e na web, além de uma turnê por Nova York e participação no SXSW 2013, em Austin (Texas), um dos maiores festivais de música independente do mundo. Com uma atmosfera muito particular e melodias pop pontuadas por elementos eletrônicos e boa poesia, a voz suave de Lu Horta é sempre um convite às ondas sonoras.  

O Projeto Besouro e a Canção Inglesa tem a assinatura e o talento da dupla Tuca Fernandes & Fábio Madureira. Juntos, desenvolvem um repertório de canções do lendário quarteto inglês, formado pelos quatro beatles - John, Paul, George e Ringo, em diálogo com a canção inglesa barroca e renascentista, que tem como representante o compositor e alaudista John Dowland (1563-1626). A ideia de evidenciar uma das raízes musicais históricas do grupo, que vai além da influência do rock americano, funde-se com a brasilidade da dupla e coloca cores nos arranjos de violões e voz para as canções do quarteto que possui o nome resultante da fusão da palavra “beat” (batida) com “beetle”, cuja tradução é “besouro”. 

A atriz Raquel Barcha, conhecida por interpretar a contadora de histórias Sherazade, participa do Cabarezinho narrando o Conto de Sharyar, que deu origem à obra As Mil e Uma Noites. Na TV, Raquel participou dos programas X-Tudo (TV Cultura) e Eliana & Alegria (TV Record); e no teatro, ganhou 11 prêmios, entre eles APCA, FEMSA e APETESP de Melhor Atriz e Melhor Espetáculo. Em 2013, narrou As Mil e Uma Noites em junto com a Banda Sinfônica do Estado, durante a execução da Sinfonia Scheherazade de Korsakov, sob a regência de Marcos Sadao Shirakawa, na Sala São Paulo e no Festival de Inverno de Campos do Jordão. Lançou o DVD Vou Ler Para Você, contando - sobre seu tapete voador - histórias de seis livros infantis. Atualmente, está em cartaz no Teatro Bibi Ferreira com o espetáculo Sherazade e Suas 1001 histórias.

Du Circo é um artista circense, malabarista profissional e palhaço por natureza. Já participou de dezenas convenções circenses pelo mundo. Trabalhou com diversos grupos de São Paulo e, atualmente, além do seu trabalho solo, é integrante dos Doutores da Alegria e do Grupo Namakaca.

Todas as noites no Cabarezinho quatro atrações convidadas (de diversas áreas culturais) se revezam, sempre intercaladas pelo grupo fixo (Coro Cabarezinho e o piano de Rogério Rochlitz). As atrações convidadas são artistas com carreiras consolidadas, seja na música, no teatro, na literatura, poesia ou circo. Paola Musatti e Fausto Franco são os diretores cênicos do Cabarezinho. A ambientação é intimista, promovendo a proximidade entre artistas e público. Os convidados podem apresentar outras facetas, diferentes daquelas a que estão acostumados e é este contraste entre as apresentações e performances que garante dinamismo às noites culturais.  Segundo o idealizador e diretor Luiz Gayotto, o Cabarezinho tem o Lapin Agile apenas como inspiração. “Se de um lado, assim como o pequeno cabaré de Paris (ainda com a tradição dos antigos e acanhados cabarés), não pretendemos reproduzir o Moulin Rouge ou o Lido; de outro lado, o Cabarezinho será mesmo brasileiro”. Ele explica que repertório do coro anfitrião é predominantemente de música brasileira. No roteiro tem homenagens a compositores tradicionais, contemporâneos e da cena musical atual.

Espetáculo: Cabarezinho
Idealização, direção geral e direção musical: Luiz Gayotto
Direção cênica: Paola Musatti e Fausto Franco
Cantores: Henrique Benvenutti, Laya  Lopes, Luciane Valle, Luiz Gayotto, Maria Rosa, Paola Musatti, Tatiane Klein, Yoyo
Iluminação: Carine Spuri
Produção: Ademir Dema
Piano: Rogério Rochlitz
Arte Gráfica: Élcio Miazaki
Dia 9 de agosto – sexta-feira – às 22h30
Convidados (9/8): Stênio Mendes, Lu Horta & Marcelo Effori, Tuca Fernandes & Fábio Madureira, Du Circo e Rachel Barcha (Sherazade)
ECUM - Centro Internacional de Teatro - Porão
Rua da Consolação, 1623 – Tel: (11) 3255 5922 ou (11) 3129 9132
Ingressos: R$ 40,00 (meia: R$ 20,00). Bilheteria: 1h antes das sessões.
Duração: 100 min. Classificação etária: 18 anos. Possui Bar
Estacionamento conveniado ao lado do teatro: 15 reais

Nenhum comentário:

Postar um comentário