quarta-feira, 24 de junho de 2015

Projeto Viola Que Toca e Coral do Auditório Ibirapuera são destaques na programação musical do Sesc Campo Limpo

Ainda em junho, a programação musical do Sesc Campo Limpo traz para o público o projeto Viola Que Toca com participação de Ricardo Vignini e Zé Helder (dia 26, às 20h30), no show Roda de Rock, e João Ormond (dia 27, às 20h). Fechando a programação, no dia 26 (domingo, às 18h30), apresenta-se o Coral do Auditório do Ibirapuera. Todos os espetáculos são grátis.

Viola Que Toca - Panorama deste instrumento que está presente em diversas manifestações culturais, como Catira, Fandango, Folia de Reis, entre outras.

Ricardo Vignini e Zé Helder
Ricardo Vignini e Zé Helder apresentam show Moda de Rock formado por clássicos do rock adaptados para a viola caipira. O trabalho, iniciado em 2007, com os dois violeiros e membros da banda Matuto Moderno, teve como ideia inicial mostrar a potencialidade do instrumento para seus alunos e reviver a trilha sonora da adolescência. Em 2011 lançaram o CD Moda de Rock - Viola Extrema, realizando shows em todas as regiões do Brasil, na Argentina e nos EUA. No espírito da viola caipira, In the Flesh do Pink Floyd se tornou uma singela valsinha, Aces High do Iron Maiden e Master of Puppets do Metallica ganharam uma levada de pagode de viola.
Livre. Grátis.
26/06. Sexta, às 20h30

João Ormond
O violeiro mato-grossense, compositor e historiador, reconhecido pela crítica como um dos novos expoentes da música regional brasileira, apresenta o show Quariterê - Pantanais, composto por canções autorais de sua discografia, clássicos da música de raiz e outras de nomes como Almir Sater, Renato Teixeira, Pena Branca e Tião Carreiro, entre outros. Um show cujo repertório passeia pelo cinturão caipira brasileiro (MG, SP, MT, MS e GO). A obra de Ormond é expressiva na paisagem poético-musical do Mato Grosso. Com um ponteado ímpar e harmônico, mostra a mistura da música cabocla com a popular brasileira, destacando a viola como instrumento polivalente e universal: tocando modas e toadas, chamamés e guarânias, ritmos da fronteira mato-grossense. O álbum Quariterê mistura poesia, arte e história pantaneira para retratar questões históricas importantes como a luta racial. Quariterê foi o maior quilombo da região do rio Guaporé, na antiga capital Vila Bela da Santíssima Trindade. Dentre os parceiros musicais estão Luiz Salgado em “Da Janela da Varanda”, Batista dos Santos em “Coração Matuto”, e Paulo Simões em “Dois Mais Dois É Quatro Não”.
Livre. Grátis.
27/06. Sábado, às 20h

Oficina

Oficina de Violão
Ministrada por Caio Chiarini a oficina é uma introdução às técnicas básicas do violão, história do instrumento, apreciação musical e prática instrumental. O trabalho será feito com base na apreciação de diversos gêneros musicais e por algumas práticas de repertório, sugeridos pelos participantes e pelo professor.
Caio Chiarini - Músico, compositor e educador musical, graduado em licenciatura e educação musical pelo Instituto de Artes da UNESP e mestrando em música pela mesma universidade. Estudou também no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP). É educador musical pela Associação de Amigos do Projeto Guri atuando dentro da Fundação Casa Rio Tâmisa. Trabalhou também na Fundação Casa Itaquera e no Projeto Tocando e Cantando em Mogi das Cruzes. Seu mestrado tem como objeto de pesquisa a atuação dos professores de música da Fundação Casa, buscando processos e projetos educacionais que valorizam a experiência do ato de se fazer música.
Livre. Grátis. Inscrições a partir de 1º de junho, na Central de Atendimento.
17/06 a 26/08. Quartas, das 19h às 21h

Coral

Coral do Auditório do Ibirapuera
Formado pelos alunos do curso de canto popular da Escola do Auditório Ibirapuera, o coro desenvolve intensa atividade artística junto com a Orquestra Brasileira da Escola do Auditório (OBA), com concertos temáticos e convidados como: Mônica Salmaso, Toninho Ferragutti, Fabiana Cozza, Banda Mantiqueira, Oswaldinho da Cuíca, Quinteto Preto e Branco, entre outros. Ao longo de oito anos de existência, em paralelo ao repertório orquestral, o grupo mantém uma proposta de agenda vocal, participa de alguns concertos corais e desenvolve pesquisa de sonoridade popular na música à cappella. Em 2012, em seu primeiro espetáculo solo Pulsares (o Pulso Que Nos Move), adentrou inteiramente na pesquisa da linguagem cênica. Atualmente, dedica-se ao projeto Um Mar de Paixão formado por canções de Vinicius de Moraes e Dorival Caymmi em um diálogo de suas obras poéticas, a partir do mar e suas metáforas com a paixão humana. Regência de Daniel Reginato, bacharel em Composição Erudita pela ECA-USP, atuando como coordenador e educador do Ateliê de Canto em Grupo pelo Instituto Eurofarma, professor de percepção da Escola do Auditório Ibirapuera, além de ministrar oficinas de canto coral pela Secretaria de Cultura do Estado pelas Oficinas Culturais. Como regente está à frente do Coro Juvenil da Escola do Auditório e da preparação musical do grupo vocal Canto Ma Non Presto. Além de ter obra vocal editada pela Funarte, mantém intensa atuação como arranjador para musicais e grupos corais.
Livre. Grátis.
28/06. Domingo, às 18h30

SERVIÇO

Sesc Campo Limpo
Horário/Unidade: Terça a sábado (13h às 22h) e domingos e feriados (11h às 20h)
Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120.
Campo Limpo – São Paulo/SP. Tel.: (11) 5510-2700
sescsp.org.br/campolimpo

facebook.com/sesccampolimpo | twitter.com/sesccampolimpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário