terça-feira, 31 de outubro de 2017

Companhia de Danças de Diadema apresenta EU por detrás de MIM na Galeria Olido

Foto de Ligiane Braga
EU por detrás de MIM foi inspirado em obras de Olafur Eliasson e Guimarães Rosa.

A Companhia de Danças de Diadema apresenta o espetáculo EU por detrás de MIM no dia 10, 11 e 12 de novembro (sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h), na Galeria Olido (Sala Paissandú). Os ingressos são grátis.

 Com direção e coreografia de Ana Bottosso, a montagem foi inspirada em obras do artista visual dinamarquês Olafur Eliasson e no conto O Espelho, de Guimarães Rosa.

Transitando pelos meandros dos reflexos e das reflexões, Ana Bottosso imaginou um universo por detrás dos espelhos, um mundo além  deste que conhecemos, para conceber a coreografia de EU por detrás de MIM. Seria este mundo mais - ou menos - real? Esta, e outras questões, surgiram durante o processo de criação, norteando as pesquisas cênicas da obra, construída em conjunto com o elenco da Companhia de Danças de Diadema.

Desde o primeiro contato com Olafur Eliasson na exposição Seu Corpo da Obra, na Pinacoteca de São Paulo, em 2012, Ana Bottosso se sentiu motivada a criar algo que tratasse dos espelhos e seus reflexos. Na exposição, espelhos eram posicionados em locais inusitados que se revelavam de forma inesperada, aguçando a sensibilidade da coreógrafa e levando-a a iniciar uma pesquisa sobre o assunto. “As situações espaciais provocadas pelos espelhos eram de profunda ambiguidade sobre o dentro e o fora. E esta ambiguidade foi trazida para o corpo, traduzida pela dança”, comenta a coreógrafa.

Após esse primeiro momento criativo, o espetáculo recebeu influências também do poético conto O Espelho, de Guimarães Rosa, no qual apresenta uma inquieta personagem e a descoberta de sua essência. “Encontrar ou pelo menos ter ciência da existência de outro(s) eu(s) que possa(m) coexistir com o nosso EU comum é o desafio do espetáculo, que também convida o expectador a uma reflexão”, argumenta Ana Bottosso.    

Ficha técnica / serviço

Direção geral e concepção coreográfica: Ana Bottosso
Assistente de direção e produção administrativa: Ton Carbones
Elenco: Allan Marcelino, Carolini Piovani, Daniele Santos, Danielle Rodrigues, Elton de Souza, Fernando Gomes, Keila Akemi, Leonardo Carvajal, Thaís Lima, Ton Carbones e Zezinho Alves.
Assistente de coreografia: Carolini Piovani
Concepção musical: Fábio Cardia
Desenho e operação de luz: Silviane Ticher
Sonoplastia: Renato Alves
Concepção figurino: Ana Bottosso
Confecção figurino: Cleide Aniwa
Professores de dança clássica: Eduardo Bonnis e Márcio Rongetti
Condicionamento físico: Carolini Piovani
Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação
Assistente de produção: Daniela Garcia e Renato Alves

Espetáculo/dança: EU por detrás de MIM
Com: Companhia de Danças de Diadema
Dias 10, 11 e 12 de novembro. Sexta e sábado (às 20h) e domingo (às 19h)
Galeria Olido (Sala Paissandu)
Av. São João, 473. República. Tel: (11) 3331-8399. Capacidade: 136 lugares.
Ingressos: Grátis (30 min. antes do espetáculo). Duração: 50 min. Classificação: 14 anos
Ar condicionado. Acesso universal. Não possui estacionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário