quarta-feira, 11 de julho de 2018

Samir Signeu fala sobre teatro épico no dia 15 de julho, após sessão de Cabeças Trocadas na SP escola de Teatro


O teatro épico é tema do bate-papo com Samir Signeu Porto Oliveira que acontece no dia 15 de julho (domingo), após apresentação do espetáculo Cabeças Trocadas, cuja sessão tem início às 19 horas, na SP Escola de Teatro. Samir Signeu é coordenador e professor da Escola de Teatro Recriarte e Doutor em Artes Cênicas pela USP.

Cabeças Trocadas é uma montagem do grupo Caixa de Fuxico da Cooperativa Paulista de Teatro, adaptada do romance do alemão Thomas Mann pela atriz Andrea Cavinato, com direção de Rosana Pimenta. A peça aborda sentimentos humanos intensos e a forma como as atitudes podem expressar nossos desejos mais secretos, além de expor questões ligadas ao patriarcado e ao feminino em uma trama carregada de metáforas e ironia.

Andrea Cavinato, que está em cena junto com a musicista Estela Carvalho, conduz a história e interpreta todos os personagens. O espetáculo tem sua estética no teatro épico. A encenação usa o recurso da narrativa e do ritual - somado ao teatro de sombras e à música ao vivo - para compor esse enredo filosófico e discutir as relações entre físico e espiritual, desejo e tabu, sagrado e profano.

O enredo se passa em uma aldeia na Índia. Dois amigos - bem diferentes tanto fisicamente como na condição social e na forma de pensar a vida - vivem uma estranha aventura com uma mulher, a bela Sita. Em um momento de desespero, Sita toma a decisão impensada, ajudada pela deusa Kali, de trocar a cabeça do marido com a do amigo. As consequências de suas escolhas são surpreendentes e acabam por custar a vida desse trio amoroso.

Segundo a diretora Rosana Pimenta, “a peça não aprofunda no conhecimento da cultura oriental, mas propõe questionar e refletir sobre a nossa própria cultura, flertando com os códigos do oriente, a partir da nossa perspectiva ocidental com suas amplitudes e amarras”. E Andrea Cavinato destaca como importante aspecto reflexivo da obra, o fato da deusa Kali conduzir a realização dos desejos de Sita, subvertendo as regras patriarcais, onde a mulher é propriedade do pai ou do marido não tendo direito a escolhas ou desejos.

A música executada ao vivo é propícia aos climas da narrativa, tanto no âmbito mítico dos mantras como no universo pop que já se instala Índia. Estela toca violão, flauta, escaleta, acordeon e percussão, criando uma paisagem sonora paralela, mas que também compõe a cena junto com gestos, imagens e palavras. E o teatro de sombras propõe um jogo metafórico sobre a vida, fazendo a ponte com o universo dos sonhos e da imaginação.

Ficha técnica / Serviço

Texto e concepção: Andrea Cavinato – adaptação de As Cabeças Trocadas, de Thomas Mann. Direção: Rosana Pimenta. Interpretação: Andrea Cavinato. Música ao vivo: Estela Carvalho. Direção de arte: Juliana Bertolini. Pesquisa musical: Helena Rosenthal, Juliana Bertolini e Estela Carvalho. Orientação sobre teatro de sombras: Andi Rubinstein. Iluminação: Zhé Gomes. Apoio em produção: Dani Caielli. Fotos: Priscila Reis e Vanderlei Yui. Costureira: Benê Calistro. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Produção: Carlitos Tostes.

Espetáculo: Cabeças Trocadas
Temporada: 6 de julho a 6 de agosto
Dias e horários: sexta, sábado e segunda (às 21h) e domingo (às 19h)
Ingressos: R$ 30,00 (meia entrada: R$ 15,00)
Bilheteria: 1h antes das sessões. Aceita cartão de débito e dinheiro.
Duração: 75 min. Classificação: 16 anos. Gênero: Drama.

Bate-papo após sessão
15/7 – Samir Signeu Porto Oliveira: Teatro épico
5/8 – Rosana Pimenta e Andrea Cavinato: Processo criativo

Local: SP Escola de Teatro (Sala R1)
Praça Franklin Roosevelt, 210 - Consolação. São Paulo/SP
Tel: (11) 3775-8600 - http://www.spescoladeteatro.org.br/
Acesso universal. Ar condicionado. Capacidade: 60 lugares.

Caixa de Fuxico

Nenhum comentário:

Postar um comentário