terça-feira, 18 de junho de 2019

O Buraco d’Oráculo leva projeto de residência ao Campo Limpo junto ao coletivo Bando Trapos


             (Pelas Ordens do Rei que Pede Socorro e O Encantamento da Rabeca - por Marcus Badoo)

Em julho será a vez de o bairro Campo Limpo receber a Circulação - Residência do grupo O Buraco d’Oráculo, numa parceria com o coletivo teatral Bando TraposOs espetáculos - com entrada franca - acontecem entre os dias 13 e 28/7, no Espaço Cultural CITA (Cantinho de Integração de Todas as Artes) e no Largo do Campo Limpo, local de atuação do Bando Trapos.

A programação é formada por quatros espetáculos: O Buraco d’Oráculo apresenta O Encantamento da Rabeca (dia 13/07), O Cuscuz Fedegoso (dia 14/07) e Pelas Ordens do Rei que Pede Socorro! (dia 28/07); já o Coletivo Teatral Bando Trapos encena sua recente montagem Voz do Campo Limpo (dia 26/07).

A Circulação - Residência é parte do projeto Buraco 20 Anos: da (R)existência na Rua à Poesia em Cena, contemplado pela 32ª Edição do Programa de Fomento ao Teatro Para a Cidade de São Paulo. Teve início em outubro de 2018, no Parque São Rafael, junto ao Grupo Rosas Periféricas; e neste ano de 2019, aportou em Cidade Tiradentes com o Circo Teatro Palombar, e em Perus, com o Teatro Pandora. O objetivo do Buraco d’Oráculo é promover uma circulação de teatro de rua, a partir do próprio repertório, em territórios de companhias parceiras e, juntos, comandarem um período de programação local.

Espetáculos

 
(Vozes do Campo Limpo, divulgação e  O Cuscuz Fedegoso, de Carlos Goff)

Espetáculo: O Encantamento da Rabeca
Com: O Buraco d’Oráculo

Sinopse: O Encantamento da rabeca conta histórias de transformações vividas por mulheres brincantes - que cantam, tocam, dançam e usam bonecos e máscaras com intuito de revelar o protagonismo, a fragilidade, a força e a resistência dessas mulheres em terreno originalmente masculino.
Ficha técnica - Direção: Lu Coelho. Texto: Lu Coelho com colaboração de Pablo Dantas e Cleydson Catarina. Elenco: Lu Coelho e Nataly Oliveira. Duração: 50 min. Classificação: Livre.

Espetáculo: O Cuscuz Fedegoso
Com: O Buraco d’Oráculo

Sinopse: Entre os quitutes vendidos por Dona Maria está um cuscuz feito com fedegoso, um matinho cheiroso, mas que não faz lá muito sucesso. Um belo dia, ela oferece a iguaria a um pedinte que, para não pagar pelo alimento, finge passar mal. Ficha técnica - Direção: Elizete Gomes. Texto: Edson Paulo. Elenco: Lu Coelho, Mizael Alves, Nataly Oliveira e Edson Paulo. Duração: 50 min. Classificação: 14 anos.

Espetáculo: Vozes do Campo Limpo
Com: Coletivo Teatral Bando Trapos

Sinopse: O experimento cênico Vozes do Campo Limpo foi inspirado em histórias ouvidas de moradores do bairro Campo Limpo, durante o projeto Teatro na Periferia Ocupação de Territórios e Imaginários, realizado pelo grupo com o apoio da 2ª Edição do Fomento à Periferia da Cidade de São Paulo. O Bando Trapos realizou o Caldos e Causos, uma série de rodas de conversa, em torno da fogueira, com caldo quente e violão, quando as pessoas contavam suas histórias. Os encontros contaram também com apresentações de grupos teatrais, seguidas por bate-papo. O experimento é permeado por manifestações afro-brasileiras, poesia e música. Ficha técnica – Texto: Daniel Trevo. Direção: Welton Silva. Elenco: Daniel Trevo, Deco Morais, Joka Andrade, Ton Moura e Welton Silva. Cenário e máscaras de cabaça: Deco Morais. Figurino e adereços: Cleydson Catarina. Participação especial: Geraldo Magela. Produção executiva: Dêssa Souza. Assistência de produção: Nicoly Soares, Davi Damasceno e Júnior Matos. Duração: 60 min. Classificação: 12 anos.

Espetáculo: Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro!
Com: O Buraco d’Oráculo

Sinopse: Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro! é uma intervenção teatral que utiliza a poesia como forma dramatúrgica. Baseando nos princípios da “cenopoesia” em que imagens, gestos, canções e palavras se misturam para completar um todo. O Buraco d’Oráculo leva à cena um recorte de poemas por meio de cenas fragmentadas que transitam entre o cômico e o dramático com leveza poética, mas também de forma contundente, tocando em temas do nosso cotidiano e de nossa sociedade. Ficha técnica - Texto: Ray Lima. Direção: Elizete Gomes. Elenco: Luiza Galavotti, Lu Coelho, Mizael Alves, Nataly Oliveira e Edson Paulo. Duração: 50 min. Classificação: 14 anos.

Serviço

Teatro de rua: Circulação - Residência
Apresentações / julho:

13 de julho. Sábado, às 19h - Espaço Cutural CITA
Espetáculo: O Encantamento da Rabeca - com O Buraco d’Oráculo

14 de julho. Domingo, às 16h - Largo do Campo Limpo
Espetáculo: O Cuscuz Fedegoso - com O Buraco d’Oráculo

26 de julho. Sexta, às 19h - Espaço Cutural CITA
Espetáculo: Vozes do Campo Limpo - com Coletivo Teatral Bando Trapos

28 de julho. Domingo, às 16h - Largo do Campo Limpo
Espetáculo: Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro! - com O Buraco d’Oráculo

Espaço Cultural CITA – Rua Aroldo de Azevedo, 20 - Campo Limpo. SP/SP.
Largo do Campo Limpo - Campo Limpo. SP/SP
Informações / Circulação - Residência: (11) 98152-4483

Os grupos

O Buraco d’Oráculo - O grupo nasceu, em 1998, resultado do trabalho do Núcleo de Teatro de Rua, da Oficina Cultural Amacio Mazzaropi, que, hoje, se encontra com as portas fechadas, deixando uma lacuna nas ações de fomento à cultura por parte do poder público. O trabalho do grupo é calcado em três pontos estético/políticos: a rua, local fundamental para promover o encontro direto com o publico; a cultura popular, fonte inspiradora; e o cômico, destacando-se a farsa e as relações com o denominado “realismo grotesco”. O Buraco d’Oráculo optou pelo popular e pela rua como determinação e alvo de crítica. Com seus trabalhos o grupo encontrou um público diferente daquele que frequenta as tradicionais salas de espetáculos, e começou a desenvolver projetos de forma descentralizada, buscando democratizar o acesso ao fazer teatral, e promover uma reflexão sobre o mesmo. Por isso, desde 2002, atua na zona leste da cidade de São Paulo, sobretudo na região de São Miguel Paulista, sendo a Praça do Casarão seu principal ponto de atuação, desde 2004. O Buraco d’Oráculo já produziu 11 espetáculos que são protagonizados por pessoas comuns e que estão à margem da sociedade. Dessa forma busca discutir o homem urbano e seus problemas.

Bando Trapos - Bando Trapos é um coletivo composto por atores, dançarinos e músicos. O grupo mescla a pesquisa em torno do universo da máscara em frequentes trabalhos de arte-educação com a linguagem do teatro de rua, do bufão e da cultura popular, em especial as manifestações vivenciadas no bairro Campo Limpo (zona sul de São Paulo). Essas influências aparecem como forma de diálogo e reflexão sobre as diversas questões sociais, artísticas e políticas em forma de música, poesia e teatro. O Bando Traposse formou, em 2013, a partir de projetos da Trupe Artemanha de Investigação Teatral, grupo que deu início às atividades do Espaço Cultural CITA, localizado no Campo. Seu repertório é formado pelos espetáculos: Foi o que Ficou... do Bagaço (2014), Mephisto Injustiçado (2013), criado especialmente para o CITA e já circulou por mais de 15 espaços, O Pequeno Circo de Trapos e As Desaventuras de Uma Sopa Zé Lequinesca (2017) e No Vozes do Campo Limpo (2019), experimento cênico com base histórias ouvidas ao longo de 10 meses sobre o bairro.

Assessoria de imprensa: VERBENA COMUNICAÇÃO
Eliane Verbena e João Pedro
Tel: (11) 2738-3209 / 9373-0181- verbena@verbena.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário