segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

Cia de Teatro Heliópolis promove oficina gratuita com Miguel Rocha e anuncia atividades de 2026

A Companhia de Teatro Heliópolis, sediada no Bairro do Ipiranga, em São Paulo, abre a programação de 2026 com oficinas de formação gratuitas e temporada do premiado espetáculo Cárcere ou Porque As Mulheres Viram Búfalos, entre várias outras atividades e ações.

O encenador Miguel Rocha, fundador e diretor da Companhia de Teatro Heliópolis, ministra a Oficina de Teatro (primeira de uma série) que inicia no dia 15 de janeiro e segue até 28 de agosto, às terças e quintas, às 19h (no total, serão oito meses com dois encontros semanais de três horas de duração). Os interessados, maiores de 18 anos, devem se inscrever pelo formulário disponível na Bio da página da companhia no Instagram - @ciadetetroheliópolis, até o dia 11 de janeiro.

 

A proposta da oficina é compartilhar os elementos do jogo cênico com os participantes e tornar acessível os recursos do teatro a fim de desenvolver habilidades artísticas e estéticas, além da busca de fluxos de comportamento orgânico úteis ao trabalho do artista, seja no teatro, na dança ou na performance. O resultado do processo de estudo e de criação será apresentado em um experimento artístico aberto ao público, quando também ocorrerá uma conversa entre participantes e plateia sobre as experiências vivenciadas durante a oficina, bem como na apresentação.

Esta ação integra o projeto Manutenção e Modernização Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho - Sede da Companhia de Teatro Heliópolis, Contemplado no Edital Nº 38/2024 Fomento CULTSP PNAB Módulo I, Nº de Inscrição: 38/2024-1725.0501.7433, cujo objetivo é a manutenção das atividades do espaço pelo período de 18 meses.

Toda a programação será divulgada oportunamente, e poderá ser acompanhada pelas redes sociais da Companhia.

O projeto

Durante a execução do projeto Manutenção e Modernização Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho serão desenvolvidas diversas atividades de formação, difusão e intercâmbios, todas oferecidas ao público de forma gratuita. O projeto também prevê a modernização do espaço com de aquisição de equipamentos de luz, som e vídeo e móveis que vai proporcionar melhorias nas condições técnicas assim como na acolhida do público.

As Oficinas de Formação - Teatro, Voz, Produção Teatral, Corpo e Dança Afro - foram elaboradas com o propósito de oferecer aos participantes uma ampliação de seus repertórios e experiências artísticas. Também será realizada uma Oficina Formação Teatral em Escola Pública para alunos na EMEF Campos Salles, em Heliópolis.

A programação prevê ainda apresentação de Espetáculos Convidados conjugados a workshop ministrados por integrantes dos grupos, Rodas de Conversa para debater temas contemporâneos como as questões da negritude brasileira, a causa LGBTQI+ e o feminismo, entre outros, Residência Artística para grupos de teatro, uma Publicação Virtual com registros textuais e imagéticos dos participantes do projeto e uma curta temporada do espetáculo Cárcere ou Porque As Mulheres Viram Búfalos (texto de Dione Carlos e encenação de Miguel Rocha) com Desmontagem Comentada sobre o percurso criativo que originou a obra, além de expor as provocações éticas e escolhas estéticas feitas durante o processo.

Serviço

Oficina de Formação - Teatro
Ministrante: Miguel Rocha
Quando ocorre: 15 de janeiro a 28 de agosto de 2026
Dias/horários: Terças e quintas, das 19h às 22h.
Indicada para interessados em artes cênicas, maiores de 18 anos.
Gratuita. 20 vagas. 
Inscrições até 11 de janeiro - Formulário: instagram.com/ciadeteatroheliopolis/ 

Onde ocorre:
Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho
(Sede da Cia. de Teatro Heliópolis)
Rua Silva Bueno, 1.533 –-Ipiranga. São Paulo/SP.
Telefone: (11) 2060-0318 (WhatsApp).
Transporte público - Metro Sacomã / Terminal de Ônibus Sacomã.
Instagram: @ciadeteatroheliopolis | Facebook: @companhiadeteatro.heliopolis 

Informações à imprensa - VERBENA Assessoria
Eliane Verbena
Tel.: (11) 99373-0181 – verbena@verbena.com.br

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Vocês Não Entenderam Nada, montagem do Teatro do Incêndio e da Colmeia Produções encerra temporada em 15/12

O texto de René de Obaldia tem Arianne Botelho e Liz Reis no elenco, além do diretor Marcelo Marcus Fonseca. (Fotos: Kym Kobayashi)

A comédia A Babá, do francês René de Obaldia (1918 - 2022) ganhou montagem no Teatro do Incêndio sob o título Vocês Não Entenderam Nada, com direção de Marcelo Marcus Fonseca, que também integra o elenco ao lado de Arianne Botelho e Liz Reis. A montagem - uma realização da Colmeia Produções e da Companhia Teatro do Incêndio - leva ao palco uma síntese da vida moderna e suas deformações nas diversas formas de relacionamento e isolamento. O espetáculo fica em cartaz somente até o dia 15 de dezembro, sempre aos sábados, domingos e segundas, às 20h.

Vocês Não Entenderam Nada - cujo título foi extraído do livro Estranhas Experiências, de Claudio Willer (1940 - 2023), consultor teórico do grupo, de 2009 a 2016 - foi traduzido por Clara Carvalho especialmente para o Teatro do Incêndio. A peça trata da vida contemporânea, dos relacionamentos falidos pelo cotidiano, do machismo, da violência e da mecanização do pensamento em uma sociedade dominada pela incapacidade de se comunicar, principalmente da intolerância com o pensamento divergente.

O espetáculo é uma estranha comédia na qual um casal aguarda por uma babá para irem a um jantar com outro casal, que eles não suportam, em uma maçante obrigação social burguesa. Durante a espera, destilam seu ódio um pelo outro, suas frustrações e fracassos e, ao invés da babá esperada, quem toca a campainha é uma Santa que “desce” à terra como jovem crente, personagem semelhante a uma pregadora de Exército da Salvação. Diante da figura inesperada, despejam sobre ela toda sorte de preconceito e objetificação do corpo feminino, levando a Santa à humilhação profunda e, pela maldade de ambos, a sua própria redenção.

Segundo o diretor Marcelo Marcus Fonseca, “Vocês Não Entenderam Nada dialoga com a vida contemporânea, expondo a superficialidade e a literalidade na banalização do peso das palavras na vida moderna, contribuição primeira dos “monólogos” cultuados pelas redes sociais que, no próprio teatro, símbolo da contracenação, se apresenta em uma verdadeira epidemia de solos, como se não houvesse mais compromisso com o outro”. E ele completa: “A peça vai da ironia contundente, do humor ácido e escrachado a violência fatal, cultuada em discursos de ódio cada vez mais comuns em nossos dias e aos processos de isolamento, linchamento e “cancelamento”, usados com forma de “justiça” com as próprias mãos no chamado ‘efeito manada’”.

FICHA TÉCNICA - Texto: René de Obaldia. Tradução: Clara Carvalho. Direção: Marcelo Marcus Fonseca. Assistência de direção: Stella Rocha. Elenco: Arianne Botelho, Liz Reis e Marcelo Marcus Fonseca. Direção musical: André Pereira Lindenberg (Dedéco). Sonoplastia: Stella Rocha. Técnico de som: Danilo Pinheiro. Direção de produção: Vanda Dantas. Desenho de luz: Rodrigo Sawl. Operação de luz: Alex Duarte e Ygor Wille. Figurino: Alison Falconeres. Cenografia: Marcelo Marcus Fonseca e Dan Maaz. Adereços: Vanda Dantas. Fotos: Kym Kobayashi. Assessoria de mídias sociais: Amy Campos e Anna Bia. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Idealização: Cia. Teatro do Incêndio. Coordenação administrativa e gestão cultural: Colmeia Produções. Vivência Artística: Alex Duarte, Anna Bia Viana, Ana Ferrari, Daniel Klaussner, Dan Maaz, Giovanna Garcia, Isabella Correia, Mariana Peixoto, Rafaela Yamamoto e Rafaella Thomé. Projeto: Aumentar É Aumentar-se - Edital Fomento CULTSP PNAB Nº 38/2024 Manutenção e Modernização de Espaços Culturais - ProAC, Programa de Ação Cultural, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

O Projeto - Vocês Não Entenderam Nada integra o projeto Aumentar É Aumentar-se, que deu início às comemorações dos 30 anos de trajetória que a Companhia Teatro do Incêndio completa em 2026, agora com toda a sua programação sob gestão da Colmeia Produções. A programação começou em agosto com a peça São Paulo Surrealista - Corpo Antifascista, de Marcelo Marcus Fonseca, seguida plea montagem de Dois Pedidos Numa Noite Suja, de Plínio Marcos, celebrando os 90 anos de nascimento do autor, além das atividades: Incêndios da Memória - Rodas de Conversa e Vivências; cursos Iluminar e Musicalidades em Cena; Vivência Artística; e Residência Artística. O projeto foi contemplado no Edital Fomento CULTSP PNAB Nº 38/2024 Manutenção e Modernização de Espaços Culturais - ProAC, Programa de Ação Cultural, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

Serviço
Espetáculo: Vocês Não Entenderam Nada
Temporada: 15 de novembro a 15 de dezembro de 2025
Dias/horário: Sábado, domingo e segunda, às 20h
Ingressos:  R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia-entrada)
Vendas online: https://www.sympla.com.br/evento/voces-nao-entenderam-nada/3190461.
Bilheteria: 1h antes das sessões. Capacidade: 75 lugares.
Duração: 70 minutos. Classificação: 16 anos. Gênero: Surrealismo. 

Teatro do Incêndio
Rua Treze de maio, 48 - Bela Vista. São Paulo/SP.
Acessibilidade. Estacionamento pago em frente ou entorno ao Teatro.
Na rede: @teatrodoincendiooficial. 

Informações à imprensa: VERBENA ASSESSORIA
Eliane Verbena
Tel.: (11) 99373-0181 - verbena@verbena.com.br