terça-feira, 31 de maio de 2011

Ministério da Cultura e Petrobras apresentam Festival Internacional de Bragança Paulista 2011

Estão abertas as inscrições para o IV Festival Música das Esferas - Festival Internacional de Bragança Paulista 2011, que acontecerá ente 21 e 31 de julho com professores brasileiros e estrangeiros. Além das aulas para instrumentos, haverá orquestra residente (Orquestra de Câmara Engenho Barroco), Núcleo de Ópera e curso de História da Música e Apreciação Musical. Haverá também apresentações gratuitas e workshops e 100 bolsas de estudos.

A Direção é do pianista Paulo Gazzaneo, do maestro Sergio Chnee e de Leila Gazzaneo, que também assina a produção do festival. Uma realização da Retrato Brasileiro Interartes, o festival foi viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobras.

Prêmios: Raphael Baker (para melhor aluno do festival que ganhará bolsa de estudos integral para a edição seguinte e prêmio de R$ 4.000,00); Demétrio Kipman (ao professor que se destacar o qual estará automaticamente confirmado na edição de 2012 e prêmio de R$ 1.000,00); Antônio Pimentel (para uma personalidade de Bragança Paulista que tenha promovido o desenvolvimento cultural da cidade no ano corrente).

Professores estrangeiros: Kathryn Hartgrove, Amanda Pepping, Josh Bynum, Laura Medisky, Sergio Gallo (todos dos EUA), Saraí Sarmiento (Cuba) e Ville Mankkinen (Finlâncdia).

Professores brasileiros: Mauricy Martin, Sergio Chnee, Laércio Diniz, Paulo Ésper, Aída Machado, Achille Picchi, Stella Almeida, Alessandro Borgomanero, Cecília Guida, Claudio Micheletti, Emerson de Biaggi, Henrique Müller, Everton Gloeden, Ana Maria Chamorro, Watson Clis, Alexandre Rosa, Marcelo Barboza, Gustavo Barbosa Lima, Paulo Andrade, André Ficarelli.

Workshops: Virtuosismo Pianístico de Franz Liszt (Miroslav Georgiev, da Bulgária); Repertório Sinfônico para Trompete (Amanda Pepping, dos EUA); Técnica Alexander para Músicos e do Brasil (Laura Medisky, dos EUA), Performer – sua importância e atuação (Maria José Carrasqueira, do Brasil); e Ensaio Aberto (Zimbo Trio, do Brasil).

Inscrições pelo site www.fmde.art.br (os inscritos passarão por um processo seletivo através de gravações enviadas pelo site youtube). Total de 238 vagas (para todos os cursos), das quais 100 serão bolsas de estudo (com acesso gratuito à aulas e concertos, hospedagem e pensão completa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário