quinta-feira, 26 de maio de 2011

Presentes para o Dia dos Namorados tem inspiração em 'lenço de namorados' na Santa Luzia

A Casa Santa Luzia importou do Norte de Portugal o tema para sua linha de presentes para o Dia dos Namorados deste ano (12 de junho). Trata-se dos “lenços de namorados”, uma preciosidade da cultura popular portuguesa que chega a Casa, diretamente da cidade de Vila Verde.

Os lenços e sua tradição entram como inspiração para a decoração do setor de presentes da loja para o Dia dos Namorados. Já nos kits e cestas exclusivas eles entram como itens diferenciados nas variadas composições.

Os lenços são únicos e totalmente artesanais. Não existem dois iguais. Cada um é delicadamente bordado de forma diferente com temas brejeiros (flores, pássaros) e quadras populares de amor que são escritas sem preocupação com a gramática, mas de forma fiel à sonoridade da pronúncia em língua portuguesa.
 
Os “lenços de namorados” representam a prova de amor ou de comprometimento entre os casais apaixonados. As “raparigas” bordavam para presentear seus namorados e esses, por sua vez, mandavam bordá-los para dar de presente a elas. Tradição popular muito antiga, a cultura dos lenços tem origem nos séculos XII e XIII – a princípio como ornamento decorativo feminino, mas o resgate dessa tradição se deu no século XX para manter seu simbolismo de conquista.

Casa Santa Luzia
Alameda Lorena, 1471 – Jd. Paulista/SP - Tel: (11) 3897-5000 - http://www.santaluzia.com.br/

Um comentário: