terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Catarse comemora 10 anos em três noites de festival


Comemorando 10 anos de história, o projeto Catarse, idealizado por Luiz Gayotto, realiza sua sétima edição, Zona de Oxigênio, nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro, de sexta a domingo, na Casa das Caldeiras, em São Paulo, com entrada franca.
   

Neste ano, o evento – que promove o diálogo entre várias manifestações artísticas – defende que o trabalho do artista no palco só tem sentido se ele realmente tiver algo a dizer. “O ser humano precisa de uma zona de oxigênio para sobreviver aos absurdos do mundo atual. A zona de oxigênio é o ponto para onde convergem todas as ideias e ações”. Comenta Xarlô, diretor artístico do evento.

A dinâmica do Catarse – Zona de Oxigênio é um atração à parte: são 13 apresentações (curtas) por noite que se alternam sem intervalos em dois palcos distintos, um em frente ao outro ou mesmo no meio da plateia. As apresentações musicais são maioria, mas há inserções de dança, circo, teatro e poesia, o que acaba gerando uma inquietação, um curioso estranhamento que torna o evento ímpar.

Os representantes das artes cênicas são Gero Camilo (no festival, Gero vai cantar), Pascoal da Conceição (apresentado Mário de Andrade – 90 Anos da Semana de Arte Moderna), Georgette Fadel (também cantando), Cia. Pessoal do Faroeste, Cia. Novadança 4, Linhas Aéreas, Paula Cohen, Minueto de Spray Para Baixo, Solas de Vento, Vidança e Visco.
         

A programação musical traz artistas do Rio de Janeiro (Luis Capucho, compositor gravado por Cássia Eller, Arícia Mess, Dona Joana e Juliano Juba) e da Holanda (Mariandoro). A música paulistana está representada pelo Cérebro Eletrônico (que comemora 10 anos junto com o Catarse), Alzira E, As Orquídeas do Brasil, Sérgio Molina & Miriam Maria, Luiz Gayotto e muitos outros: Aline Reis, Banda Mirim, Bandolim Elétrico, Concerto de Rua, El Cartel Cúmbia, Carlos Zimbher & Paulo César de Carvalho, Fepa, Guilherme Kastrup, Ilú Obá de Min, João Pinheiro, Meno Del Picchia, PABX, Pig Soul, Shup Up And Dance, Sinamantes, Sons e Furyas e Stênio Mendes. O grupo Makumbacyber, de Xarlô, faz a abertura performática com o Manifesto, nas três noites do evento.

Ao lado da Exposição Catarse (registro fotográfico histórico das edições anteriores) haverá também a exposição Gelo, de Marcos Hermes (reconhecido como fotógrafo de capas de CDs de nomes expressivos da MPB e de grandes shows musicais). Enquanto as atrações vão se sucedendo, dois representantes das artes plásticas, Júlio Docsjar e Achiles Luciano, pintam telas gigantes inspiradas no evento; e um telão exibe imagens (vídeos) criadas especialmente para o projeto pela VJ Santa Clara. Mas o festival não se limita às apresentações: nos dias 24 e 25 (sexta e sábado) um DJ assume o comando da festa para a noite continuar.

O projeto Catarse nasceu despretensioso e informal, em junho de 2001, quando Luiz Gayotto reuniu um grupo de artistas, no extinto Teatro Crowne Plaza, para cada um mostrar seu trabalho individual. Nas edições seguintes (2003, 2004, 2006, 2007 e 2009), realizadas na Choperia do SESC Pompeia, o festival ganhou contornos de um movimento artístico com a adesão de atores, bailarinos, poetas, artistas visuais e circenses. 
    

Evento: Catarse – Zona de Oxigênio
Idealização e direção geral: Luiz Gayotto
Direção artística: Xarlô
Dias 24, 25 e 25 de fevereiro – sexta e sábado (21h) e domingo (19h)
Av. Francisco Matarazzo, 2000 – Água Branca/SP
Informações: (11) 9157-7212 e catarse2012@gmail.com
Ingressos: Grátis – Classificação indicativa: sex. e sab. (18 anos) e dom. (Livre)
Capacidade: 400 lugares - Duração: 2 horas (+ after com DJ, sexta e sábado)
Acesso universal – Face: www.facebook.com/FestivalCatarse
Apoio: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural – 2011, Cooperativa de Música e Casa das Caldeiras
   

Programação – Cartarse 2012 – Zona de Oxigênio

Dia 24/02 – sexta – 21h
Recepção: Concerto de Rua
Abertura: Makumbacyber
Stênio Mendes
Aline Reis
Linhas Aéreas
Pabx
João Pinheiro
Minueto de Spray Para Baixo
Sons e Furyas
Georgette Fadel
Guilherme Kastrup
Cia. Pessoal do Faroeste - Cine Camaleão
Arícia Mess
After: DJ K7

Dia 25/02 – sábado – 21h
Abertura: Makumbacyber
Fepa
Visco
Bandolim Elétrico
Pascoal da Conceição
Sinamantes
Cia. Novadança 4 – Passeios
Juliano Juba
Luís Capucho
Sergio Molina & Miriam Maria - Sem Pensar Nem Pensar
Solas do Vento - Perdidos
Dona Joana
Pascoal da Conceição
El Cartel Cumbia
After: DJ Evelyn Cristina

Dia 26/02 – domingo – 19h
Abertura: Makumbacyber
Banda Mirim – Rádio Show
Mariandoro
Orquídeas do Brasil
Paula Cohen
Pig Soul
Vidança
Meno Del Picchia
Falou Bicho (Zimbher e Paulo César de Carvalho)
Alzira E
Mafalda Pequeno e Beth Bell
Cérebro Eletrônico
Shup Up And Dance
Gero Camilo
Luiz Gayotto – Recado final
Encerramento: Ilú Obá de Min


Nenhum comentário:

Postar um comentário