quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Lavras Novas, um lugar mágico em Minas Gerais

Lavras Novas oferece tranqüilidade, boa gastronomia e aventura:
turismo em clima de montanha, cheirinho do mato, banhos de cachoeiras.

  

O estado de Minas Gerais é conhecido por suas cidades históricas e também pelas belas paisagens. A 20 minutos da incrível Ouro Preto, precisamente a 17 km, fica Lavras Novas, uma pequena cidade serrana em estilo colonial, a 1.400m de altitude, que se tornou ponto turístico já nos anos 80. Com cerca de mil habitantes a cidade conserva seu charme original e a simplicidade do jeito interiorano mineiro.

Local de exploração de ouro, no século XVIII, Lavras Novas foi erguida em torno da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da cidade. Sua ocupação se deu de forma ordenada, desde o fim do período do ouro, quando o lugar foi habitado durante muitos anos somente por uma pequena comunidade, que preservou as muitas tradições da região.

Lavras Novas é um convite ao descanso com suas charmosas pousadas e paisagens deslumbrantes. Restaurantes típicos e comida caseira (sabores de dar água na boca) propiciam o deleite da boa gastronomia. Os serviços e preços são para todos os gostos e para todos os bolsos (moradores e comerciantes sempre se orgulharam da prática de preços atrativos). Inclusive na parte mais nova da cidade, o bairro Alto do Campo, o turista encontra muitos restaurantes, pousadas e lojas atraentes.

E para quem não quiser ficar parado são muitas opções de caminhadas e de esportes de aventura como canoagem, mountain bike e passeios de quadriciclos, motos ou mesmo à cavalo. Tudo isto em um cenário encantador, onde já foram rodados muitos filmes e comerciais de TV.

Lavras Novas faz parte do circuito da Estrada Real de Minas Gerais e fica a 1h30 da capital Belo Horizonte (117 km). O caminho é pela BR-040, seguindo na direção de Ouro Preto, entra no trevo que indica a cidade de Mariana, vire em Saramenha, seguindo pela estrada para Ouro Branco até a entrada para a cidade. Os últimos 7 km são de estrada de terra, mas o asfaltamento já foi licitado e a obra está prometida para breve. Para quem sai do Rio de Janeiro, pela mesma 040, deve seguir a indicação para Ouro Branco e seguir pela estrada que leva a Ouro Preto. Lavras Novas fica antes de chegar a Ouro Preto.    

Alguns atrativos de Lavras Novas
  
  
Rua Nossa Senhora dos Prazeres - Um dos maiores charmes de Lavras Novas é sua rua principal com casinhas coloridas de telhados baixos e vasto gramado, muitas lojas de artesanato e bares. Nela fica a Igreja Nossa Senhora dos Prazeres que deu nome à rua e foi construída no período colonial. Nos finais de semana, em frente às casas, algumas transformadas em bares, as pessoas se reúnem em mesas pelo gramado para ouvir música ao vivo de artistas que se apresentam nos bares.

Apoio ao turista - A cidade possui lojas com todo tipo de serviço de apoio ao lazer e aos passeios. Entre os quais se destacam: guias turísticos; aluguel de motos, quadriciclos e cavalos; rapel, trekking, canoagem, mountain bike e outros.

Bacia do Custódio - Bacia do Custódio é uma represa, outro cartão postal de Lavras Novas. Cercada de vegetação, é excelente opção para quem busca por ambientes tranqüilos para o descanso ou mesmo para fazer piqueniques.

Cachoeiras - No caminho que dá acesso à Bacia do Custódio estão as cachoeiras Três Pingos e dos Namorados. A região ainda reserva outras cachoeiras fascinantes: Nossa Senhora dos Prazeres, fica na cabeceira da represa, e Pocinhos que são duas quedas d’água pequenas.

Por do sol - Não há como não se deslumbrar com o pôr do sol visto do Mirante da Serra do Trovão, cuja trilha sai da estrada de terra, chegando à entrada de Lavras Novas. Esta é a principal serra de Lavras Novas, um imponente maciço rochoso com vista deslumbrante para um mar de montanhas e picos.

Parque do Itacolomi - Bem pertinho de Lavras Novas, outra atração é o Parque do Itacolomi. Ele abriga a primeira Casa Bandeirista e o Museu do Chá. A entrada para o parque fica no caminho para a cidade de Mariana e há passagem também pela própria Mariana e por Ouro Preto.

Arte e artesanato - Muitos artistas e artesãos instalaram seus ateliers pela cidade. É fácil encontrar escultores, joalheiros, cesteiros, artesãos de patchwork e quituteiras. São peças e delícias que enchem os olhos e atiçam o paladar.

Maria Fumaça - Outro passeio irresistível é fazer o percurso de 17,5 km entre as estações de Ouro Preto e Mariana, apreciando as paisagens de Minas Gerais a bordo da Maria Fumaça (ou do Trem da Vale).

Informações para o turista     

Turismo local
Novas Lavras Turismo - Rua Nossa Sra. dos Prazeres, 739, tel. (31) 8404-4570

Pizzaria
Cantina Real - Rua Alto do Campo, 210, tel. (31) 9711-6144

Doçaria e bistrô
Mariazica - Rua das Flores, 25 - A, tel. (31) 3554-2263      

Pousadas/restaurantes
Carumbé - Rua Projetada, 220, tel. (31) 3554-2105
Taberna Casantiga – Rua Alto do Campo, 213, tel. (31) 3554-2040
Canto dos Prazeres - Rua Alto do Campo, 131, tel. (31) 9786-4625
Palavras Novas - Rua Nossa Sra. dos Prazeres, 1110, tel. (31) 35542025

Restaurante italiano
La Cucinetta - Rua Nossa Sra. dos Prazeres, 1191, tel. (31) 3554-2195

Pousadas
Biz&Biu - Rua das Montanhas, 542, tel. (31) 9961-3400
Loft da Serra - Rua das Hortênsias, 270, tel. (31) 9619-1242
Vila do Campo - R. Alto do Campo, 321, Tel. (31)9901.3330

Artesanatos e móveis coloniais
Menestrel - Rua Alto do Campo, 202, tel. (31) 3554 2222

Aluguel de Quadriciclos
Quadricross - Rua Nossa Sra. dos Prazeres, 1276, tel. (31) 3554-2063

Shows (sextas, sábados e feriados)
Taberna Casa Antiga - Rua Alto do Campo, 231, tel. (31) 3554-2040
Carumbé - Rua Projetada, 220, tel. (31) 3554-2105


Um comentário:

  1. Tem um site muito legal sobre Lavras Novas
    http://www.turismolavrasnovas.com.br

    ResponderExcluir