quarta-feira, 28 de junho de 2023

Wagner Molina entra em cena com o solo Apesar de Tudo dirigido por Helio Cicero

 

© Ivan Berger
O espetáculo Apesar de Tudo, estrelado e concebido por Wagner Molina e dirigido por Helio Cicero, estreia no dia 8 de julho, sábado, no Teatro Giostri, às 21h. No enredo, um homem desperta em um lugar que não reconhece, e sua única lembrança é que precisa esperar.

A dramaturgia de Apesar de Tudo foi elaborada por Wagner Molina enquanto estudava autores teatrais em busca de criar um texto para um espetáculo solo. Com as restrições impostas pela pandemia, o projeto (contemplado pelo Edital ProAC Expresso Direto) foi interrompido. Wagner mudou-se para Portugal e somente em 2023 a produção ganhou forma. O texto que chega ao palco conta com as preciosas contribuições de Helio Cicero, que acompanhou todo o processo e delineou o roteiro para Molina, e de Cesar Ribeiro, cujo olhar foi fundamental para a dramaturgia final.

A personagem mistura pensamentos e histórias de pessoas, sem a certeza de que talvez elas sejam ele mesmo, enquanto aguarda. Com a desolação e a solidão, característica do teatro do absurdo, esse vivido homem tem como companhia suas memórias e seus conflitos, trazendo à cena histórias próprias ou inventadas - talvez não, tudo é incerteza -, adornadas pelo seu humor sinistro. Ora citando poemas ora devaneando, o homem imerge em reflexões existenciais.

Ator e diretor citam como referências na elaboração da dramaturgia os autores Albert Camus, Nelson Rodrigues, Jean-Paul Sartre, Friedrich Nietzsche e Samuel Beckett (este último, segundo Molina, seria o gatilho para toda a criação). O texto, poético, coloca a personagem em um lugar indefinido, em um outro plano, numa situação de enfrentamento, inclusive da morte. “Esse homem em questão está enclausurado interna, emocional e espiritualmente. Em um jogo com a plateia, ele expõe o seu estado de alma durante esse questionamento existencial”, argumenta Helio Cicero.

Wagner Molina comenta que o espetáculo traz um pouco de muitas coisas; que soma a vivência com a criação. “Posso dizer que esse texto reflete muito do que eu já vivenciei como protagonista ou observador atento. Essas marcas são evidenciadas ao conjugar meus poemas com inspirações provocadas pelas palavras de mestres da dramaturgia mundial, sem deixar de citar Fernando Pessoa, mestre primeiro, inspirador e companheiro de longa data”, declara. “Assim como é comum em Beckett, em Apesar de Tudo observa-se e reflete-se sobre o quase nada da vida, como se fosse um acúmulo de banalidades fúteis tão presentes nos dias atuais, do qual pouco sobra na memória dos narradores beckettianos”, comenta o ator e autor.

O cenário intimista traz elementos essenciais, como um praticável e um varal de retalhos que remete aos fragmentos de memórias, de onde a personagem surge para as cenas. Wagner Molina conta com Bianca Malheiro, atriz que tem participação lhe dando suporte em algumas cenas, e Mariana Franzin, violoncelista que executa temas da trilha sonora ao vivo.

Ficha técnica

Texto e interpretação: Wagner Molina.
Direção geral: Helio Cicero.
Colaboração artística: Cesar Ribeiro.
Direção de produção: Daniel Torrieri Baldi.
Trilha sonora original: Tony Berchmans.
Cenário e figurino: Marisa Rebollo.
Iluminação: Rodrigo Sawl.
Assistência de direção e participação/cena: Bianca Malheiro.
Violoncelista: Mariana Franzin.
Operação de luz: Igor Yabuta.
Contrarregragem: Guilherme Maia.
Cenotécnica: Armazém Cenográfico.
Montagem: Gabriel Rodrigues.
Assessoria contábil: Contabilizi - Gestão Contábil.
Assessoria de imprensa: Eliane Verbena.
Design gráfico: Felipe Barros.
Fotografia artística: Ivan Berger.
Produção executiva: Fernanda Lorenzoni.
Projeto realizado com recursos do Edital ProAC Expresso Direto - Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. 

Serviço

Espetáculo: Apesar de Tudo
Estreia: 8 de julho de 2023 – sábado, às 21h
Temporada: 8 de julho a 20 de agosto de 2023
Dias / horários: Sextas (às 20h30), sábados (às 21h) e domingos (às 18h)
Sessões com intérprete de Libras: 15 e 16 de julho (sábado e domingo).
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada).
Vendas online: Sympla - https://bileto.sympla.com.br/event/84580
Duração: 50 min. Gênero: Drama. Classificação: 14 anos.
Acessibilidade gratuita para portadores de necessidades especiais - Agendamento pelo telefone da bilheteria do teatro.

Giostri Teatro
Rua Rui Barbosa, 201 - Bela Vista, São Paulo/SP.
Tel.: (11) 2309-4102. Capacidade: 100 lugares.
https://www.giostricultural.com.br/teatro 

Perfis

Wagner Molina (texto e interpretação) - Nascido em 1962 na cidade de São Paulo, Wagner Molina cursou teatro no TUCA - Teatro da Universidade Católica de São Paulo e, desde então, não parou. Atuou em peças como: O Fingidor, texto e direção de Samir Yasbek; Os Justos, de Albert Camus, com direção de Roberto Lage; O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues e direção de Sergio Ferrara; Mesa pra Dois, comédia de Alessandro Marson, com direção de Helio Cícero e Fabíola Peña. Seu primeiro contato com a TV foi em Marisol (SBT), seguida por Canavial de Paixões e outras na mesma emissora. Na Rede Globo, participou das novelas O Profeta (como Jaya Raj), Cama de Gato (como Fiasco), Cordel Encantado, Malhação e A Favorita. Atuou nas séries Vade Retro (Rede Globo), Unidade Básica de Saúde (Universal), Psi e O Negócio (ambas na HBO), DesEncontros (Sony) e Milagres de Jesus (Rede Record). No cinema, atuou em Bingo - O Rei das Manhãs, de Daniel Rezende (selecionado para representar o Brasil no Oscar 2018), Real, de Rodrigo Bittencourt, Magal e os Formigas, de Newton Cannito, A Primeira Missa ou Tristes Tropeços, Enganos e Urucum, de Ana Carolina Soares, e Caju com Pizza, de Francisco Ramalho.

Helio Cicero (direção) – Dirigido no teatro por Antunes Filho, Ulysses Cruz, Cibele Forjaz, Eduardo Tolentino, Gabriel Villela, Bob Wilson, Domingos Nunez, Cesar Ribeiro entre outros. Participou das novelas Rei do Gado, Imigrantes, Serras Azuis, Amor e Ódio, Canavial de Paixões e Cristal, e das minisséries JK e O Rei da TV. Trabalhou nos longas-metragens Stand Up ou Morra, Águas Selvagens, Tapete Vermelho, Boleiros Dois, Cara ou Coroa, Cidade Imaginária e Anita e Garibaldi. Recebeu os prêmios Inacen em 1985, Mambembe em 1989, e Apetesp em 1992 como melhor ator; em 2005 foi indicado ao prêmio Shell de melhor diretor e 2015 de melhor ator. Em 2023 segue em cartaz com o espetáculo O Arquiteto e o Imperador da Assíria, e conta com três estreias.

 

Assessoria de imprensa: VERBENA COMUNICAÇÃO
Eliane Verbena
Tel: (11)  99373-0181- verbena@verbena.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário