quinta-feira, 23 de abril de 2015

Lançamento da Cooperativa de Artistas reuniu personalidades e artistas com a comunidade do bairro Cidade Tiradentes

Na noite do dia 11 de abril aconteceu o lançamento da Cooperativa de Artistas, fundada por coletivos do bairro Cidade Tiradentes: Núcleo Teatral Filhos da Dita, Companhia Teatral aos Quatro Ventos Grupo Circo Teatro Palombar. O evento ocorreu no Centro Cultural Arte em Construção (Avenida dos Metalúrgicos, n° 2.100), sede do Instituto Pombas Urbanas.

A cerimônia contou com a presença do Sr. Nabil Bonduki (Secretário Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo), Sr. Alexandre Padilha (Secretário Municipal de Relações Governamentais), Sr. Dorberto Carvalho (Vice-presidente da Cooperativa Paulista de Teatro) e Sr. Luiz Eduardo Gomes (Gestor de Projetos da Petrobras). Luiz Eduardo falou brevemente sobre o patrocínio da Petrobras ao projeto ‘Cooperativa de Artistas - Produzindo Caminhos Sustentáveis para a Vida’, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. E também ressaltou a certeza de estarem apostando em um grupo de ação, “que seguirá em frente sempre buscando novos desafios”.

Os três grupos apresentaram trechos de seus espetáculos e também uma performance especial falando da história das companhias, do trabalho do Pombas Urbanas na formação desses jovens e da importância da cooperativa na nova fase profissional que se inicia. Cerca de 220 pessoas do bairro compareceram para confraternizar com os jovens artistas. No final, um coquetel foi oferecido para todos os presentes.

A criação da cooperativa com os três coletivos faz parte das ações do projeto Cooperativa de Artistas - Produzindo Caminhos Sustentáveis para a Vida, sendo um importante passo para a emancipação desses grupos, formados ao longo dos 10 anos de atuação do Instituto Pombas Urbanas, no bairro Cidade Tiradentes. Os três grupos são formados por moradores do local, com idade entre 15 aos 29 anos. São, aproximadamente, 15 integrantes que há muitos anos vêm se profissionalizando nas linguagens do circo e teatro, no Centro Cultural Arte em Construção. Segundo Cinthia Arruda, atriz e integrante do Grupo Pombas Urbanas, “a ação representa um fato inédito e de grande potencial transformador numa comunidade periférica de São Paulo”.

O projeto Cooperativa de Artistas teve início em 2014 e foi selecionado em um edital público da empresa Petrobras, entre 2589 inscritos. A proposta tem o objetivo contribuir para a profissionalização desses jovens (já obtiveram seus registros profissionais de atores junto a Delegacia Regional do Ministério do Trabalho), além de estimular neles o aprimoramento na função de arte educadores, junto às crianças, jovens e adolescentes do bairro. A criação de uma personalidade jurídica própria possibilita, além da sustentação dos grupos por meio da arte, reverter um quadro de estigmatização social que é exercida, constantemente, sobre a população jovem periférica.

Os artistas em questão, chegaram ao Instituto para participar de oficinas de iniciação artística nas linguagens de circo e teatro, ministradas pelos atores do Pombas Urbanas. Com o passar do tempo, por identificação, estes jovens começaram a se organizar coletivamente e a aprofundar seus conhecimentos, tendo a arte como um projeto de vida. Nos últimos anos, além da dedicação às suas produções artística, eles também se envolveram diretamente na gestão do Centro Cultural Arte em Construção, contribuindo para a democratização do acesso à produção cultural da comunidade. Agora, acreditam que este é o momento certo para seguirem um caminho que garanta a autonomia das companhias.

 

Núcleo Teatral Filhos da Dita - Filhos da Dita é o primeiro núcleo jovem de teatro nascido no Centro Cultural Arte em Construção, resultado das oficinas de iniciação ao teatro, ministradas pelo Pombas Urbanas desde 2004. São jovens artistas que homenageiam todas as ‘ditas’, mulheres guerreiras do bairro, mães e chefes de família. Atualmente, o grupo circula com seu 2° espetáculo, A Guerra, do chileno Oscar Castro, com direção de Marcelo Palmares e Paulo Carvalho Jr, atores do Grupo Pombas Urbanas. Em 2012, realizaram experimentações do texto A Guerra, de Oscar Castro, sob a orientação do diretor cubano Rolando Hernandez e do grupo Pombas Urbanas. Em 2009, recebeu o Prêmio Histórias de Ponto, pelo Ministério da Cultura. Seu 1° espetáculo, Os Tronconenses, de Lino Rojas, estreou em 2008, teve temporada em 2009 e, em 2010, foi apresentado no VII Congresso Mundial do Drama, Teatro e Educação, em Belém do Pará, e no XV Encuentro Nacional Comunitário de Teatro Joven, de Medellín-Colômbia. Nos anos de 2005 e 2006, realizou as intervenções teatrais A Macaca Tá Certa e Ponto de Ônibus, apresentadas em praças, espaços culturais, escolas e hospitais, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do VAI – Programa de Valorização de Iniciativas Culturais.

Cia. Teatral aos Quatro Ventos - A Cia. Teatral Aos Quatro Ventos começou sua formação, em 2010, no Centro Cultural Arte em Construção. O grupo realizou o estudo do texto cubano El Ratón y La Gata, de Fidel Galvan, sob a orientação de Rolando Hernandez, dramaturgo e diretor cubano. O estudo resultou, na montagem da adaptação intitulada A Gata Ingênua com direção de Marcos Kaju, ator do Grupo Pombas Urbanas. Atualmente o grupo circula com este espetáculo, que é destinado para crianças e trata da importância da leitura e da escrita. Os integrantes também ministram oficinas de teatro para o publico infantil

Circo Teatro Palombar - Palombar era o ato de arrematar com cordas as costuras dos panos que cobriam o circo para reforçá-las e impermeabilizá-las. Muitas vezes essa tarefa era feita de forma coletiva, por todos os familiares e artistas que viviam no circo. O grupo nasceu em 2012 com jovens artistas formados a partir de um processo continuo iniciado, há 7 anos, com crianças e adolescentes do bairro. Crescendo juntos, cultivam com alegria o desejo de se aperfeiçoar, criar e difundir sua arte.  Na pesquisa coletiva para a construção do espetáculo “Uma arriscada trama de picadeiro e asfalto”, o grupo estudou o circo na antiguidade, circo moderno, circo no Brasil e circo contemporâneo, além de ouvir histórias de personagens do bairro ligadas ao circo, entrevistados durante o processo e a própria criação livre sobre o tema.

Instituto Pombas Urbanas - Formado a partir de uma experiência prática de fazer artístico com jovens da periferia de São Paulo, Instituto Pombas Urbanas é criado em 2002 pelo Grupo de Teatro Pombas Urbanas. O grupo formou-se em 1.989, quando o diretor Lino Rojas inicia um projeto de formação teatral com adolescentes de São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo. Desde então, o processo artístico desenvolvido parte do reconhecimento dos jovens atores de suas raízes étnicas e culturais, para encontrarem sua poética e construírem uma teatral que expresse de forma coerente seu contexto humano e social. Num processo de aprendizado distante do ensino escolar tradicional, o Instituto Pombas Urbanas elaborou um sistema próprio e auto-sustentável de organização que tem o jovem como protagonista de suas ações, utilizando o conhecimento que o jovem traz de sua experiência de vida e refletindo sua visão de mundo. Em sua trajetória, construiu um amplo conhecimento que tem sido transferido na formação humana e capacitação técnica para o fazer artístico, na elaboração e execução de projetos para comunidades de baixa renda, na assessoria para criação de programas, projetos e ações para o jovem. Desde 2004 está inserido no maior complexo habitacional da América Latina, o bairro Cidade Tiradentes, localizado a 35 km do marco zero da capital paulista. Atualmente realiza projetos nas diversas áreas artísticas, mas seu foco é o TEATRO. Realiza também uma programação cultural em sua sede, o Centro Cultural Arte em Construção que recebe por ano mais de 20.000 pessoas. O Instituto Pombas Urbanas dialoga com outros atores sociais e acredita num efeito potencial ao realizar ações integradas entre Arte, Saúde, Educação, Meio Ambiente. Tem ativa participação em Fóruns, Seminários, Palestras e Redes nacionais e internacionais. Promove ações de intercâmbio e potencializa as capacidades dos jovens, para que pensem em projetos coletivos para o bairro. O trabalho desenvolvido pelo Instituto Pombas Urbanas em Cidade Tiradentes já foi reconhecido pelo Prêmio A Rede (2011), Prêmio Betinho de Cidadania (2011), Prêmio Asas (2009), Prêmio Escola Viva (2007), Prêmio Itaú-Unicef - Todos pela Educação (com o projeto Canto das Letras, em 2007), Top of Mind Brazil de Consagração Pública (2006).

Nenhum comentário:

Postar um comentário