terça-feira, 18 de setembro de 2012

Mire Veja: Você Dança Pra Mim?... no SESC Belenzinho


A partir do dia 6 de setembro, a artista Tatiana Devos Gentile estará no SESC Belenzinho e também no entorno da unidade, apresentando sua intervenção Mire Veja: Você Dança para Mim?. As ações são realizadas com pessoas comuns que queiram dançar, neste caso são filmadas dançando, e a exibição é feita em uma espécie de câmera lambe-lambe, para uma única pessoa por vez.

O projeto tem como objetivo promover intervenções urbanas, com ações na rua, propondo encontros em espaços públicos. Em Mire Veja: Você Dança para Mim?, Tatiana convida as pessoas a dançarem para ela. Os convites são feitos pessoalmente e por anúncios, espalhados pelo SESC Belenzinho e pelo seu entorno. Quem aceita o desafio, escolhe um lugar, um som (uma música ou um ruído ou um silêncio) e, utilizando um walkman, dança pra artista.

Toda a ação do participante é filmada (em câmera Super 8 ou digital). Os filmes são exibidos nas ruas em uma estrutura similar à antiga câmera lambe-lambe (câmera escura). Somente uma pessoa por vez pode ver a cena, pois a outra está “dançando para ela”.

Além dos filmes produzidos durante a temporada no SESC Belenzinho, serão exibidos outros, feitos em Recife e Olinda (durante a Residência Artística do Salão de Artes de Pernambuco), em São Paulo (durante a 4ª edição do CorpoInstalação), em Santos (na Bienal SESC de Dança 2011) e em Araraquara (no Festival de Inverno Sesc Araraquara 2012).

Intervenção: Mire Veja: Você Dança Pra Mim?
Concepção e realização: Tatiana Devos Gentile.
Concepção e elaboração da estrutura: Saulo Uchôa e Tatiana Devos Gentile.
Temporada: de 6 a 30 de setembro. De quarta a domingo
Grátis. Livre para todos os públicos

Dias e locais – anúncio/convite e exibição
SESC Belenzinho:
Dia 16/9 (domingo) – 15h às 17h - Praça e Convivência
Dia 23/9 (domingo) – das 15h às 17h - Praça e Convivência
Dias 27 e 28/9 (quinta e sexta) – 18h às 20h – 3º andar
Entorno da unidade:
Dia 13/9 (quinta) - 15h às 14h – Largo do Belém
Dia 14/9 (sexta) - 12h às 14h – Praça Silva Romero (Tatuapé)
Dia 14/9 (sexta) - 16h às 18h – Em frente à estação Brás do Metrô
Dia 16/9 (domingo) - 9h às 12h - Vila Maria Zélia
Dia 19/9 (quarta) - 18h30 às 1h – Baile do Juventus (Mooca)
Dia 21/9 (sexta) – horário a definir - Largo do Rosário (Penha)
Dia 22/9 (sábado) – 9h – Feira do Carrão
Dia 23/9 (domingo) – 9h às 11h – Clube Escola da Mooca
Tatiana Devos Gentile

Artista visual e cineasta, Tatiana Devos Gentile mora e trabalha no Rio de Janeiro. Formada em Dança pela Faculdade Angel Viana e cursou também Cinema na Paris VIII, França. Ela pesquisa a relação entre dança, performance e cinema, transita entre o cinema e a as artes visuais. Desde 2009, desenvolveu o projeto Mire Veja, ganhador da Bolsa de Residência Artística do 47º Salão de Artes de Pernambuco, passando por Recife e Olinda. Apresentou Mire Veja também em São Paulo (4ª edição do CorpoInstalação do SESC Pompéia), no Festival Dança em Foco e na Bienal SESC de Santos. Em 2011, dirigiu o curta metragem Meu Avô, o Fagote, selecionado para diversos festivais no Brasil e no exterior e ganhador do Prêmio de Público do Panorama Carioca do Curta Cinema. Desde 2009, Tatiana desenvolve o trabalho Retrato: Substantivo Feminino, em parceria com Laura Tamiana, viabilizado pelo Prêmio Interações Estéticas - Residências Artísticas em Ponto de Cultura Funarte/MinC. Realizou os videodanças: O Jogo da Dança da Nossa Vida (em parceria com Nadam Guerra), FF>> (em parceria com Leticia Nabuco, Marcelo Stroppa e Karenina de los Santos, viabilizado pelo Rumos Dança do Itaú Cultural) e Flipbook (em parceria com Leticia Nabuco) tendo participado com eles de diversos festivais no Brasil e no exterior. Mais informações em www.projetomireveja.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário