sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Espetáculo experimental transmídia une teatro e redes sociais, em formato inédito

EU – Negociando Sentidos, espetáculo experimental transmídia dirigido e idealizado por Bernardo Galegale e Gustavo Vaz, estreia dia 11 de Outubro, às 21 horas, na cidade de São Paulo. A montagem, desenvolvida num workshop em 2012 com supervisão de dramaturgia de Rui Xavier, foi viabilizada através de um site de financiamento coletivo. É o primeiro espetáculo da ExCompanhia de Teatro e tem formato inédito.

O processo de criação de EU – Negociando Sentidos durou cerca de um ano e meio - desde as primeiras reuniões entre os diretores e idealizadores Bernardo Galegale e Gustavo Vaz, passando pelos ensaios com o elenco formado pelos atores Bárbara Mello, Daniel Warren e Johnnas Oliva, até as apresentações do workshop realizadas entre maio e junho deste ano e acompanhadas por cerca de vinte pessoas.

EU – Negociando Sentidos é o espetáculo de estreia da ExCompanhia de Teatro, que tem como base de sua pesquisa potencializar e ampliar as possibilidades de experiência no teatro contemporâneo. “O formato criado para EU – Negociando Sentidos promove diversos momentos de experiência do público participante com a obra artística. Durante as três semanas em que a trama se desenvolve a plateia vive uma espécie de realidade paralela, misturando a todo o momento o real e o não real, tanto nos encontros presenciais quanto nas conversas virtuais com os personagens. As pessoas participam, interferem e vivenciam a história; tornam-se personagens dela”, definem os diretores.

O espetáculo é divido em três atos (encontros na casa dos personagens), um a cada semana, e permeado por conversas do público com os personagens através de redes sociais na internet. O enredo narra a história do casal Leonardo (performer) e Sofia (fotógrafa) que decide se mudar de Campinas para São Paulo, buscando novas amizades e experiências na capital paulista. O público interage com os personagens desde antes da mudança, a partir do contato virtual nas redes sociais: “A trama e os conflitos são apresentados sempre pelos personagens em primeira pessoa, através de conversas com os participantes no bate papo no Facebook, mensagens no Twitter, troca de e-mails e até mesmo por ligações de celular. Inclusive, apenas os participantes do público saberão onde o espetáculo acontecerá. Toda essa relação suscita conexões próximas ao real entre o eles e os personagens”, comentam Bernardo e Gustavo.

Como um bom enredo pede, não faltam surpresas na história. “A chegada dos personagens a São Paulo é apenas o começo. A dramaturgia possibilita diversos caminhos durante as três semanas, com encontros dentro e fora da casa dos personagens, de maneira coletiva ou individualmente, com o público podendo até mesmo receber um deles para uma conversa na sua própria casa – claro, sempre com prévia permissão do participante. Não existe texto, e sim, um roteiro de dramaturgia pré-ensaiado com os atores, o que reforça uma principal característica do espetáculo: cada momento é literalmente único, não podendo ser repetido nem vivenciado por outra pessoa, a não ser por aquela que estiver presente quando ele se der”, explicam.

O espetáculo ainda conta com uma particularidade: todos os encontros serão filmados e os registros gerados serão transformados numa Docuficção, onde o público é um dos personagens da história digital. “A ideia do filme é, partindo de uma experiência teatral presencial, possibilitar aos espectadores uma experiência diferente da vivenciada pelo público participante, mas ainda assim, única.”, encerram.

Sinopse

Espetáculo com formato inédito no mundo coloca o público em contato direto com os personagens em redes sociais e encontros cênicos presenciais, misturando realidade e ficção. Leonardo Gritzbur é performer. Sofia Montillo é fotógrafa. Um casal de mudança para São Paulo, capital. Para conhecerem novas pessoas na nova cidade, adicionam perfis de pessoas reais no Facebook. Sofia começa então a envolver o público numa rede de mentiras, onde nada é o que realmente parece ser. Enquanto isso, Leonardo segue buscando sua grande obra de arte e coloca o público como parte fundamental de sua pesquisa. Após chegarem a São Paulo, surge um novo personagem: Fernando Cartelli. A partir daí novos conflitos são revelados e a história toma um rumo surpreendente.

Espetáculo experimental transmídia: EUNegociando Sentidos
Com a ExCompanhia de Teatro
Direção e Idealização: Bernardo Galegale e Gustavo Vaz
Elenco: Bárbara Mello, Johnnas Oliva e Thiago Andreuccetti
Supervisão de Dramaturgia: Rui Xavier
Cenografia e figurinos: Bernardo Galegale e Gustavo Vaz
Preparação de Elenco: Gustavo Vaz
Produção executiva: Bernardo Galegale e Gustavo Vaz
Realização: ExCompanhia de Teatro

 

Estréia: 11 de Outubro de 2012

Local: cidade de São Paulo

Temporada: Quintas-Feiras às 21h – Até 22/11/2012
Ingressos: R$ 90,00 = valor único participação nos 3 atos (bilheteria do Teatro do Centro da Terra até 1 semana antes do Primeiro Ato de cada apresentação. Rua Piracuama, 19 – Perdizes / 11 3675-1595. Sem meia-entrada.) Horário de Funcionamento: de 3ª a 6ª (14h às 18h) e dom. (10h às 13h).
Gênero: híbrido – Duração: 1h30 por Ato, sendo 3 Atos, um por semana
Indicação de idade: 18 anos
Lotação: 22 pessoas (mínimo de 10 pessoas por apresentação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário