segunda-feira, 17 de junho de 2013

Cabarezinho: artistas lançam projeto em SP que une música e outras artes

Espetáculo de estreia tem como convidados os compositores Tatá Aeroplano e Peri Pane, além do escritor André Sant’Anna e a trupe circense As Cabareteiras.
 
 
Novidade na cena paulistana, o projeto Cabarezinho estreia no dia 28 de junho, sexta-feira, no Centro Internacional de Teatro - ECUM, às 23 horas. O formato é inusitado: um espetáculo-cabaré, totalmente acústico, que acontece quinzenalmente no porão do teatro.
 
O Cabarezinho foi inspirado no pequeno cabaré francês Lapin Agile. Com direção geral e musical de Luiz Gayotto (também idealizador), o cabaré tem como atração fixa um coro formado por seis cantores, além de Rogério Rochlitz, ao piano. Este grupo funciona como mestre de cerimônia, recebendo os artistas convidados. Entre uma e outra apresentação, o grupo anfitrião mostra breves números musicais e conduz o espetáculo.
 
Os convidados da noite de estréia são os compositores Tatá Aeroplano (Cérebro Eletrônico, Jumbo Elektro e Zeroum) com uma pequena amostra de seu primeiro álbum individual, e Peri Pane, que apresenta também seu álbum solo, Canções Velhas Para Embrulhar Peixes, com composições próprias e parcerias com o poeta arrudA, que participa da apresentação com intervenções poéticas. O Cabarezinho recebe ainda o escritor André Sant’Anna que mostra seu lado performer com o show Sons e Furyas, além da trupe As Cabareteiras que levam bom humor para o encontro com breves números circenses.
 
O Cabarezinho
Luiz Gayotto, Paula Musati, Rogério Rochlitz e Fausto Franco
A cada noite, numa pequena arena, quatro atrações convidadas (de diversas áreas culturais) se revezam, intercaladas pelo grupo fixo (coro e pianista). Os convidados serão sempre artistas com carreiras consolidadas, seja na música, no teatro, na literatura, poesia ou circo.
 
Cabarezinho tem proposta intimista - para deixar o artista bem pertinho da platéia - e os convidados podem apresentar outras facetas, diferentes daquelas a que estão acostumados. O contraste entre as diferentes apresentações e performances garante dinamismo às noites culturais.
 
Segundo o idealizador e diretor Luiz Gayotto, o Cabarezinho tem o Lapin Agile apenas como inspiração. “Se de um lado, assim como o pequeno cabaré de Paris (ainda com a tradição dos antigos e acanhados cabarés), não pretendemos reproduzir o Moulin Rouge ou o Lido; de outro lado, o Cabarezinho será mesmo brasileiro”. Ele explica que repertório do coro anfitrião é predominantemente de música brasileira. No roteiro tem homenagens a compositores tradicionais, como Assis Valente, Lupicínio Rodrigues e outros, e também autores contemporâneos como Caetano Veloso e Chico Buarque. Compositores da cena musical atual, mesmo que pouco conhecidos do grande público, também entram nessa “trilha sonora”.
 
Paola Musatti e Fausto Franco são os diretores cênicos do Cabarezinho. A ambientação da pequena arena onde acontece o espetáculo sugere intimismo, propiciado pela proximidade dos artistas com o público. E a ausência de qualquer sonorização (tecnológica) favorece o clima para um pequeno cabaré. Ao lado da arena, público dispõe de um bar, mas o consumo é liberado somente em momentos específicos, determinados pelos mestres de cerimônia, pra que não interfira nos shows.
 
Espetáculo: Cabarezinho
Idealização, direção geral e direção musical: Luiz Gayotto
Direção cênica: Paola Musatti e Fausto Franco
Cantores: Henrique Benvenutti, Laya  Lopes, Luciane Valle, Luiz Gayotto, Maria Rosa, Paola Musatti, Tatiane Klein, Yoyo
Iluminação: Carine Spuri
Produção: Ademir Dema
Piano: Rogério Rochlitz
Arte Gráfica: Élcio Miazaki
Estreia: dia 28 de junho de 2013 - às 23 horas
Convidados: Tatá Aeroplano, Peri Pane & arrudA, André Sant’Anna e As Cabareteiras
 
Centro Internacional de Teatro - ECUM - Porão
Rua da Consolação, 1623 – Consolação/SP. Tel: (11) 3255 5922 ou (11) 3129 9132
Ingressos: R$ 40,00 (meia: R$ 20,00). Bilheteria: 1h antes das sessões.
Duração: 100 min. Classificação etária: 18 anos. Capacidade: 80 lugares.
Estacionamento conveniado ao lado do teatro: 15 reais.
 
OS CONVIDADOS
 
Peri Pane - Compositor, performer e repórter. Suas canções “Tobogã pro Inferno” e “220 V” foram gravadas pelo grupo Cérebro Eletrônico e pela dupla Miranda Kassin e André Frateschi. Lançou o disco O Fantasma da Light com o grupo Odegrau, selecionado para o projeto Prata da Casa, no Sesc Pompéia, e para a exposição Roteiro Musical da Cidade de São Paulo, no Sesc Santana. Em 2009, apresentou o programa Ecoprático, na TV Cultura, ao lado de Anelis Assumpção. Criou a performance HoMeM ReFluXo (www.homemrefluxo.com), em 2003, que teve apresentações em São Paulo, Rio de Janeiro, Barcelona e Nápoles. Em 2012, lançou o álbum solo Canções Velhas Para Embrulhar Peixes, com composições próprias e parcerias com o poeta arrudA, ao lado dos músicos Otávio Ortega e Marcelo Dworecki, que assina a produção musical.
 
arrud∆ é poeta nascido e criado na cidade de São Paulo. Atua na literatura na música e em performances poéticas. Tem três livros de poesia publicados e poemas musicados por artistas como Alzira Espíndola, Lucina, Tatá Aeroplano, Peri Pane e Jerry Espíndola. Finalista do Prêmio Visa de Compositores 2006, em parceria com Alzira Espíndola, com quem lançou dois discos, assinando todas as letras: Alzira E (Duncan Discos/Tratore) e Pedindo a Palavra (independente). Como letrista tem canções gravadas por Zélia Duncan, Carlos Navas e Maria Alcina. Sua produção poética em: facebook.com/folhadearruda.
 
Tatá Aeroplano - Músico, compositor, DJ e agitador cultural. Vocalista das bandas Cérebro Eletrônico, Jumbo Elektro e Zeroum, também integra o grupo musical Frame Circus, especializado em criar trilha sonoras originais para filmes mudos. Com o Cérebro Eletrônico e Jumbo Elektro, apresentou-se na Europa, no Festival Brasil Noar, em Barcelona, Espanha. Com o Jumbo lançou dois discos, Freak to Meet You e Terrorist!? e com o Cérebro lançou Onda Híbrida Ressonante, Pareço Moderno e Deus e o Diabo no Liquidificador. Em 2012, lançou o primeiro disco, homônimo, individual, produzido por Dustan Gallas e Junior Boca, que pode ser baixado (grátis) no http://www.tataaeroplano.com.br. Atualmente, Tatá mantém um canal de entreterimento no Youtube, http://www.youtube.com/aeroplano99, aonde publica Mini-web-séries, performances e mini documentários do cotidiano.
 
As Cabareteiras - Daniela Rocha Rosa, Helena Cerello, Luciana Menin e Erica Stoppel - trazem o tom circense e bem humorado para suas performances. No Cabarezinho, Alfonsina, uma mulher apaixonada... de ponta cabeça com suas lembranças de um amado e seu lencinho branco, equilibra-se sobre uma cadeira ao som da canção francesa interpretada por Helena Cerello. Carmelita del Rosário equilibra pratos de porcelana e convida como partener a “mágica figura Daniela Rocha Rosa”.
 
André Sant’Anna - Músico, escritor, redator de televisão e publicidade. É autor da trilogia Amor (Edições Dubolso), Sexo e Amizade (Companhia das Letras), O Paraíso É Bem Bacana (Companhia das Letras) e Inverdades (7Letras). O Importado Vermelho de Noé (de sua autoria) foi incluído na antologia Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século XX (Ítalo Moriconi-Objetiva) e Pro Beleleu, na antologia As Cem Melhores Crônicas Brasileiras (Joaquim Ferreira dos Santos-Objetiva). Participou do grupo Tao e Qual, entre 1980 e 1990, e atua no show Sons e Furyas, desde 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário