terça-feira, 29 de outubro de 2013

Dinah Perry reestreia musical Divas em homenagem às estrelas do cinema

O mágico e eterno encantamento provocado pelas estrelas do cinema foi o quê inspirou Dinah Perry a montar Divas, espetáculo de teatro musical que reestreia em 15 de novembro, sexta-feira, no Teatro Augusta (Sala Experimental), às 21h30.

Dinah assina concepção e direção da montagem que mescla textos autorais, coreografias criadas e interpretadas pela própria atriz e bailarina e direção musical do maestro Edmundo Villani-Côrtes. O espetáculo conta também com participação de quatro bailarinos - Atila Freire, Ricardo Januário, Yuri Ruppini - que contracenam e dançam com Dinah Perry.

Divas é uma montagem que traz como referência o glamour das estrelas dos anos 30, 40 e 50 do século XX, que marcaram época pelo talento, versatilidade e charme. Dinah Perry faz uma releitura desses “anos dourados” dos musicais de Hollywood, simbolizados pelas divas Marilyn Monroe, Liza Minelli, Cyd Charisse, Leslie Caron e Ginger Rogers, mulheres que usaram o corpo como uma forma de expressão.

As cenas e coreografias são inspiradas nas fitas originais do cinema e nas características que imortalizaram as estrelas homenageadas. As referências são explícitas em Divas, mas o espetáculo é uma adaptação das películas originais, feita por Dinah Perry. Inclusive a trilha sonora segue a mesma linha: são temas originais, criados pelo maestro Villani-Côrtes, que trazem apenas referências das trilhas dos filmes. A música ao vivo, executada pela pianista Deise Hattum, é outro artifício usado pela atriz e bailarina para promover interação entre as cenas e maior proximidade ccom o espectador.

O cenário reconstitui um cabaré, proporcionando o clima apropriado à encenação intimista e densa. Os elementos cênicos ficam expostos. As caracterizações são coreografias à parte: realizadas na frente do público, provoca curiosidade e fascínio ao revelar o ato de compor uma personagem com simplicidade, delicadeza e arte.

As personagens vividas por Dinah são instrumentos para elucidar e explorar o universo feminino mergulhando em temas como paixão, sensualidade, melancolia e amor, traduzidos em diferentes situações vividas pelas “divas”. Ela quer mostrar de forma poética a força da mulher; uma mulher que deixa sua marca na história da sociedade por meio do comportamento e das posturas sociais e artísticas.

O espetáculo une teatro e dança com a linguagem artística particular de Dinah Perry. Ela selecionou algumas cenas marcantes de musicais, estrelados pelas atrizes em questão, e as traduziu para o palco explorando os simbolismos das expressões femininas universais, contrapondo a realidade e o sonho, características antagônicas comuns ao universo da mulher. A realidade aparece nos textos autorais lúdicos, abrindo cada cena teatral; já o sonho da mulher se revela em forma de idealismo e fantasia, quando Dinah incorpora Marilyn, Liza, Cyd, Leslie ou Ginger e o corpo dançante se revela como expressão máxima da alma feminina. 

Ficha técnica
Musical: Divas
Concepção, direção e coreografia: Dinah Perry
Elenco: Dinah Perry e bailarinos/atores (Atila Freire, Ricardo Januário, Yuri Ruppini).
Música (composição e adaptação): Edmundo Villani-Côrtes
Piano: Deise Hattum
Preparação vocal: Efigênia Côrtes
Preparação corporal: Fernando Machado
Fotos: Dennis Phillipps
Serviço
Estreia: 15 de novembro de 2013 – sexta-feira – às 21h30
Teatro Augusta (Sala Experimental)
Rua Augusta, 943 – Consolação/SP – Tel: (11) 3151-4141
Temporada: sexta (21h30), Sábado (21 horas) e domingo (19 horas) – Até 15/12/13
Ingresso: R$ 50,00 (meia: R$ 25,00) – Duração: 70 minutos – Gênero: Teatro musical
Classificação etária: 12 anos - Bilheteria: 4ª a 5ª (14h às 21h), 6ª (14h às 21h30), sáb. (15h às 21h) e dom. (15h às 19h) - Lotação: 50 lugares - Aceita dinheiro e cartões (MC, D, V, RS e VE). Reservas p/ telefone: 4ª a sáb. (15h às 19h) e dom. (15h às 17h) - Ingressos antecipados: www.ingressorapido.com.br (tel 4003-1212). Acesso universal. Ar condicionado. Estacionamento conveniado no local – Site: www.teatroaugusta.com.br

Dinah Perry

Com formação clássica, teve um papel importante no contexto da dança dos anos 80 ao lado da Cia. de Dança Jazz Company, na qual assinou direção, além de contribuir ativamente com a formação do panorama atual da dança e teatro-dança no Brasil. Formada pela Escola Municipal do Teatro Municipal de São Paulo, trabalhou com grandes nomes do jazz da dança de Nova York como Lene Dalle, Fred Beijamin, Jojo Smith e Redha Beintejour, entre outros. Dirigiu e coreografou inúmeros musicais e eventos no Brasil e Exterior, entre os quais destaque para O Mágico de OZ, ganhador do Prêmio APETESP de Melhor Coreografia.

No campo da dança contemporânea, Dinah já trabalhou com Sandro Borelli, Zetta, Ivonice Satie, Anselmo Zolla, Henrique Rodovalho, Denise Namura e Michel Bugdan, Armando Duarte (radicado nos E.U.A.), Mário Nascimento, Luis Arrieta, Jorge Garcia e Sérgio Rocha. Em teatro, com grandes diretores como Jorge Fernando, Paulo Goulart, Wolf Maia, Abelardo Figueiredo, Bárbara Bruno e José Capraroli. Possui também ampla vivência em circo ao lado do Circo Escola Picadeiro, Oz e Denise Lopes. Ela foi primeira bailarina e coreógrafa da tradicional casa de espetáculos Palladium, além de estagiar na Alemanha (Berlim), na Companhia Friedrichstadst – Palast.

Como coreógrafa e bailarina, Dinah Perry trabalhou nas seguintes montagens: São Paulo Night and Day (com Wilma Dias, Agnaldo Rayol, Pery Ribeiro e Maria Della Costa); Em Dia Com a Noite (com Elizete Cardoso); Sampa Rio Samba (com Mielle e Rose Meyre); Fantópera da Asma (com Lucinha Lins e Cláudio Tovar); Burlesque (com Dercy Gonçalves); Spot Light (com Lucinha Lins e Mielle); Meu Brasil Brasileiro (com Vilma Dias, Osaka/Japão), Meu Refrão Olê Ola (com Tony Ramos), Dercy e Peri Ribeiro; Broadway 125 e Dança dos Corpos (de Cláudio Maksoud); Oh! Calcutá; O Show Não Pode Parar; Jazz Company in Concert; Muito Especial; Brazilian In Concert (Osaka/Japão); musicais Vanessa Rangel, Zezé de Camargo e Luciano (direção Wolf Maia) e Criança Esperança (direção Jorge Fernando).

Dançou nas companhias FAR 15 (de Sandro Borelli), Pults (de Marcelo Bucoff e Jorge Garcia) e Cia. de Dança de Diadema (de Ivonice Satie). Atualmente, Dinah desenvolve o projeto de pesquisa Teatralização do Movimento, ligada à dança, teatro e circo, que insere uma visão teatral na estrutura e conceito da dança, buscando novas formas de pensar e fazer a dança contemporânea. Trabalhos desenvolvidos dentro do processo desta pesquisa: O Mágico de Oz, dir. José Caprarole (intérprete, coreógrafa e criação corporal); Cinderela, de José Wilker (intérprete, coreógrafa e criação corporal); Look, Book, Hip, House, direção Bárbara Bruno (intérprete, coreógrafa e criação corporal); O Amor Venceu, direção Bárbara Bruno (criação corporal);  Vertigem, da 7 Cia de Dança (intérprete, direção e coreografia); O Cavalo na Montanha (criação corporal e coreografia); Manifesto de Uma Pessoa Feliz”, (criação corporal e coreografia); X Y, A Verdadeira Diferença Entre os Sexos (criação, direção, interpretação e coreografia); Retiro dos Anjos (concepção, direção, criação corporal e coreografia).

Atualmente desenvolve seu trabalho de pesquisa de linguagem com a companhia Artista do Corpo, na qual assina concepção e preparação corporal de O Cavalo na Montanha; concepção e coreografia de XY A Verdadeira Diferença Entre os Sexos (+ direção), Fração de Segundo (+ direção), Sonhos de Uma Noite de Verão (também direção), A Noite do meu Bem, Por um Triz, Ir, Pra Onde Ir?, Mulheres Alteradas (também direção), Por Enquanto.... (também direção), Solo, Duo e Trio (também direção) e Pensando Sobre... (também direção).

Nenhum comentário:

Postar um comentário