segunda-feira, 24 de março de 2014

Lamira traz sua arte para a Mostra de Teatro de Rua de São Miguel

Reconhecido por participações recentes no Festival de Teatro de Rua de Porto Velho, no projeto Sesc Amazônia das Artes e Rumos Dança do Itaú Cultural, a companhia chega a São Paulo com o projeto Lamira na Rua - Circulação.

No dia 5 de abril, sábado, a companhia tocantinense Lamira Artes Cênicas, apresenta o espetáculo Do Repente na Praça do Casarão, no Jardim Helena, Zona Leste de São Paulo, às 19 horas. A apresentação integra a programação da VIII Mostra de Teatro de Rua São Miguel Paulista, que ocorre entre os dias 4 e 13 de abril.

Destinado à rua, Do Repente é um espetáculo que explora a estética da dança e do teatro na sua concepção. A montagem prima pela poética elaborada em torno do universo do romanceiro popular do Nordeste brasileiro e da influência dessa cu

ltura na formação das “diversas culturas” do nosso país. Os números são calcados nas figuras do poeta cantador, do coquista, do aboiador, do glosador, do cordelista e do calungueiro, entre outros.

Com seu olhar próprio, Do Repente faz uma leitura lúdica do romanceiro popular, relacionando-o ao universo urbano e globalizado. O processo de criação inclui pesquisas sobre várias estéticas como a commedia dell'arte, o uso de máscaras na construção de personagens e a movimentação articulada existente na manipulação de títeres.

Os personagens e números apresentados trazem no complemento a magia da música popular como um adorno, essencial e vital a essa manifestação cultural. No roteiro estão canções de Lindalva e Terezinha, Os Nonatos, Mossinha de Passira e Valdir Teles, Galego Aboiador, Bem-Te-Vi e Estrela da Poesia, Zé Cardoso e Waldir Teles, Dedé Laurentino e Fenelor, Dona Militana e Antônio Nóbrega. O enredo inclui também a adaptação do “causo” Matuto Incrementado, de Amazan.

O projeto Lamira na Rua – Circulação foi viabilizado através da Lei Rouanet, Lei Federal de Incentivo á Cultura, do MinC, e patrocinado pelo Instituto EDP, O Boticário na Dança e Investco.

Ficha técnica
Espetáculo de rua/dança: Do Repente
Com: Lamira Artes Cênicas
Coordenação geral: Carolina Galgane
Direção artística, coreografia e cenário: João Vicente
Patrocínio: Instituto EDP, O Boticário na Dança e Investco
Serviço / Do Repente
Dia 5 de abril - sábado – às 19 horas
Local: Praça do Casarão
Vila Mara (ao lado da estação Vila Mara da CPTM). Jardim Helena. SP/SP
Grátis (espetáculo ao ar livre). Duração: 35 min. Recomendação: Livre

Lamira Artes Cênicas - perfil

A Lamira Artes Cênicas é grupo tocantinense que busca na fisicalidade o ponto de interseção entre dança, teatro, circo e música para a construção de sua estética. Suas produções partem da interação entre coreógrafos, diretores e pesquisadores de diversas áreas, fortalecendo e desenvolvendo as artes cênicas como linguagem cultural. Desde o início, a Lamira produz espetáculos que são referência na cidade de Palmas, além de representar a produção cênica tocantinense por todos os estados brasileiros, já tendo percorrido todas as regiões do país. A produção da Lamira é crescente. Por meio das ações de pesquisas, diálogos e intercâmbios com outros grupos, ela mantém um repertório rico com espetáculos de rua, infantis, contemporâneos e conceituais.

O grupo passou a ser reconhecido nacionalmente em 2012, quando participou do maior Festival de Teatro de Rua do país, em Porto Velho/RO, sendo aplaudido de pé durante três minutos, por mais de cinco mil pessoas. Sua apresentação foi considerada uma das melhores do festival. No mesmo ano, foi convidado para circular por 10 estados brasileiros na região da Amazônia Legal, pelo projeto Sesc Amazônia das Artes, que lhe garantiu visibilidade e destaque. Ainda em 2012, a Lamira foi selecionada para o Programa Rumos Dança, do Itaú Cultural, como um dos grupos pesquisadores da cadeira de Dança para Crianças, em São Paulo. A Lamira possui, atualmente, quatro espetáculos em repertório (Fela da Gaita, Adorno da Realidade, Do Repente e GIBI). Além do trabalho cênico, segue por uma linha pedagogia própria na formação do artista. Em um mesmo espetáculo o artista deve ser capaz de se envolver não só a linguagem da dança, mas também com a construção dramática e com a utilização de outros recursos para a cena em questão.

VIII Mostra de Teatro de Rua São Miguel Paulista

Idealizada e realizada pelo Buraco d’Oráculo, a Mostra de Teatro de Rua São Miguel Paulista chega à oitava edição, contemplada pelo ProAC Festivais e Mostras, da Secretaria de Estado da Cultura. Neste ano, o evento celebra 15 anos de história do grupo e 12 anos de atuação na região leste da cidade. A Mostra reúne grupos, artistas e coletivos que são referência na arte de rua em regiões como Rosário (Argentina), Porto Alegre (RS), Londrina (PR), Maracanaú (CE), Recife (PE), Macapá (AP), São Paulo (interior e capital) e Palmas (TO).
Serviço
Local: Praça do Casarão - Vila Mara (estação Vila Mara/CPTM). Jardim Helena/SP
De 4 a 13 de abril - sexta a domingo - 15h30 e 17h (ou 19h)
Grátis (espetáculos ao ar livre). Recomendação: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário