quarta-feira, 30 de abril de 2014

Cia. de Danças de Diadema promove a inclusão social e familiar pela arte e lazer

Com direção de Ana Bottosso, trabalho explora a afetividade nos movimentos da dança e na interatividade.

A Companhia de Danças de Diadema em 2014 com intensa programação. Além da produção de um novo espetáculo, a Cia. dirigida por Ana Bottosso segue com as oficinas de dança para crianças e seus familiares, que ocorrem em centros culturais com o intuito de aproximá-los por meio da arte.

O projeto Bailando na Cidade é um de seus destaques: crianças, adolescentes e bailarinos profissionais desenvolvem uma interação por meio de ações em dança e movimento. E o Bailando em Família reúne crianças e seus familiares numa (re)aproximação física, sensorial e afetiva, envolvendo atividades lúdicas e exercícios de expressão corporal, cooperação coletiva e interatividade. O Cirandança é um evento com três dias de apresentação no Teatro Clara Nunes, no qual os alunos mostram o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do ano. Eles aprendem sobre iluminação, trilha sonora, posicionamento de palco, figurino, adereços cênicos e outros.

A Companhia de Danças de Diadema vem se destacado no cenário da dança pelo caráter inovador. Criada, há 19 anos, pela iniciativa da bailarina e coreógrafa Ivonice Satie e da Prefeitura do Município de Diadema, desenvolve, além do trabalho artístico, um projeto sociocultural, onde os bailarinos atuam como artistas orientadores no Projeto Oficinas - Difusão e Acesso à Dança. 

Reconhecida no Brasil e internacionalmente, abraçou como um de seus objetivos, o ensino da dança e da descoberta do corpo como forma de expressão, atuando junto à comunidade. Com 23 obras no repertório, mescla nomes de renomados coreógrafos e dos próprios bailarinos como criadores, trabalho que tem lhe rendido diversas premiações e destaque como um grupo atuante e inovador. 

Estreia - O Colecionador de Gestos

O novo espetáculo que a Companhia de danças de Diadema estreia em 2014 é o infanto-juvenil O Colecionador de Gestos, que conta a história de uma criança em plena fase de descoberta do corpo. Ela observa os gestos de todos ao seu redor: amigos, familiares, pessoas nas ruas, entre outros. Curiosa, ela cria uma espécie de jogo de colecionar e começa a guardar, em sua imaginação, todos os gestos observados para se lembrar e se deliciar com eles, sempre que desejar executá-los. Gestos, movimentos que conduzem a criança a diversos sentimentos, a diversos ambientes, um veículo que a transporta para um mundo lúdico, sua imaginação.

Criação e concepção coreográfica: Denise Namura e Michael Bugdahn. Direção geral: Ana Bottosso. Obra coreográfica é destinada ao público infanto-juvenil.

Programação / 2014 – Próximas atividades

10/05 – Bailando em Família – 16h
Centro Cultural Serraria
Rua Guarani, 790, Serraria. Tel.: (11) 4056-4950
Entrada franca – Classificação: livre
Público alvo: integrantes das oficinas, seus familiares e amigos.
Faixa etária apropriada: de 06 anos até a melhor idade.

17/5 – Bailando em Família – 16h
Centro Cultural Eldorado
Rua Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55, Eldorado. Tel.: (11) 4059-1649
Faixa etária apropriada: de 6 anos até a melhor idade.
Entrada franca – Classificação: livre
Público alvo: integrantes das oficinas, seus familiares e amigos.
Faixa etária apropriada: de 06 anos até a melhor idade.

04, 05 e 06/06 – Pré-estreia “O Colecionador de Gestos”
Centro Cultural Diadema
Rua Graciosa, 300, Centro – Diadema. Tel.: (11) 4056-3366

07/06 – Bailando em Família – 16h
Centro Cultural Promissão
Rua Pau do Café, 1.500, Jd. Promissão. Tel.: (11) 4066-5454
Faixa etária apropriada: a partir de 6 anos até a melhor idade.
Entrada franca – Classificação: livre
Público alvo: integrantes das oficinas, seus familiares e amigos.
Faixa etária apropriada: de 06 anos até a melhor idade.

13/06 – Bailando na Cidade – 15h
Centro Cultural Wladimir Herzog – Tel.: 4091-1199
Rua Eduardo de Matos, 159 – Campanário
Faixa etária apropriada: de 06 a 10 anos
Entrada franca – Classificação: livre
Público alvo: alunos da rede pública de ensino

14/06 – Bailando em Família – 16h
Centro Cultural Taboão
Av. D. João VI, 1393, Taboão. Tel.: (11) 4077-1643
Faixa etária apropriada: a partir de 6 anos até a melhor idade.
Entrada franca – Classificação: livre
Público alvo: integrantes das oficinas, seus familiares e amigos.
Faixa etária apropriada: de 06 anos até a melhor idade.

Projetos

Bailando em Família - É uma recente atividade desenvolvida entre os profissionais da dança e os centros culturais da cidade. São ações que promovem interação, por meio da dança, entre crianças e seus familiares. Reúne os integrantes das oficinas de danças ministradas pela Companhia de Danças de Diadema e famílias (pais, irmãos, avós, tios, primos, etc) em um grande encontro (vivência) realizado nos Centros Culturais de Diadema. Estes encontros são coordenados pelos artistas-orientadores Companhia de Danças de Diadema, que propõem, com atividades lúdicas e exercícios de expressão corporal, cooperação coletiva e interatividade, uma (re)aproximação física, sensorial e afetiva entre os participantes. Aqui, crianças e seus familiares poderão experimentar ou reexperimentar sensações pela dança, ora novas ou não, através do toque e dos movimentos interativos que são trocados com seus familiares por meio da arte do movimento. Sensações estas às vezes abandonadas ao longo do cotidiano.

Cirandança - Em 2014, o Cirandança apresenta sua XVII. O encontro dos alunos das oficinas de danças de Diadema, que participam do Projeto Oficinas – Difusão e Acesso à Dança, é realizado pela Companhia de Danças de Diadema e Secretaria de Cultura e conta com a participação dos alunos, artistas orientadores, agentes de cultura e comunidade. São três dias de apresentações, onde os alunos têm a oportunidade de mostrar o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do ano. O evento possibilita, ao oficinando, o contato com o espaço de espetáculos mais importante da cidade, que é o Teatro Clara Nunes. Durante as oficinas eles recebem orientações dos professores sobre iluminação, trilha sonora, posicionamento de palco, figurino, acessórios cênicos, plateia e, neste encontro, é colocado em prática todo o aprendizado. O Cirandança ganhou um espaço importante na programação cultural de dança da cidade. São três dias de lotação de público, que reúnem alunos, professores, agentes de cultura, pais e familiares, em um belo encontro de encerramento do ano. Todo ano é escolhido um tema para nortear a montagem. O tema deste ano ainda está em discussão.

Bailando na Cidade - Em sua nona edição, o Bailando na Cidade é uma caravana de dança que envolve formação e difusão. Consiste em uma circulação realizada pelos profissionais da Companhia de Danças de Diadema aos espaços de cultura (Centros Culturais) da cidade. Com eles, crianças, adolescentes e bailarinos profissionais desenvolvem uma interação por meio de ações em dança e movimento. No período da tarde, ocorre uma oficina com crianças/adolescentes residentes no bairro e de escolas do entorno. Nesta vivência, noções lúdicas da relação corpo x mente x movimento são aplicadas. No mesmo local, no período da noite, acontecem as apresentações artísticas. O elenco da Companhia de Danças de Diadema se apresenta bem como seus alunos das oficinas daquele centro cultural em questão. O espetáculo, com a Companhia de Danças de Diadema para o primeiro semestre de 2014, na circulação do Bailando na Cidade é “Crendices... quem disse?” (trechos), de Ana Bottosso e elenco.

Links

·         Cirandança 2010 - http://www.youtube.com/watch?v=UNnA6QBU6Ss
·         Cirandança 2012 - http://www.youtube.com/watch?v=cvR_GvitGMk

·         Cirandança 2013 - http://www.youtube.com/watch?v=2xFPtPAVt1I

Nenhum comentário:

Postar um comentário