terça-feira, 6 de outubro de 2015

Cineclube Araucária apresenta Mostra Cinema e Solidariedade

Em outubro tem ainda seleção especial de filmes infantis para escolas públicas de Campos do Jordão

No mês de outubro, o projeto Cineclube Araucária – O Poder do Cinema em Campos do Jordão preparou duas mostras para promover a sétima arte na cidade: Especial Infantil e Mostra Cinema e Solidariedade. Todas as sessões são gratuitas.

Festejando o “mês da criança”, entre os dias 5 e 8 de outubro, a programação é voltada para o público infantil, sendo especialmente concebida para receber alunos de escolas públicas de Campos do Jordão. O Cineclube Araucária preparou uma seleção de filmes que será exibida em duas sessões diárias, pela manhã e à tarde: O Cavalinho Azul (de Eduardo Escorel, Brasil), Tarzan e Jane (de Victor Cook e Steve Loter, EUA), O Grilo Feliz (de Walbercy Ribas, Brasil) e A Mansão Mágica (de Jérémy Dedruson e Ben Stassen, Bélgica/França).

Já no período de 22 a 25 de outubro acontece a Mostra Cinema e Solidariedade.  São cinco filmes de linguagens bem específicas nos quais o ponto em comum é a solidariedade entre as pessoas, independentemente de crenças, origens ou convicções políticas: A História Oficial (de Luís Puenzo, Argentina), O Filho Do Outro (de Lorraine Levy, França), A Vida dos Outros (de Florian Henckel von Donnersmarck, Alemanha), O Corcunda de Notre Dame (de Gare Trousdale e Kirk Wise, EUA) e Dois Dias, Uma Noite (de Jean-Pierre e Luc Dardenne, Bélgica). Segundo Cervantes Souto Sobrinho, curador da mostra, “conscientizar as pessoas da necessidade de aceitar as diferenças e cultivar o cuidado com o bem estar do outro são fatores imprescindíveis para construir um mundo mais justo e fraterno”. E completa dizendo que “este foi o princípio que motivou a escolha da solidariedade como tema do mês de outubro”.

O projeto Cineclube Araucária – O Poder do Cinema em Campos do Jordão é realizado com o apoio do Programa de Ação Cultural do estado de São Paulo - ProAC, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, a Oficina de Artes Rosina Pagan, a Associação dos Amigos de Campos do Jordão – AMECampos, a Escola Estadual de Vila Albertina e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – campus Campos do Jordão. Todas as sessões têm entrada franca.

Programação infantil - 5 a 8 de outubro

5/10. Segunda, às 9h e às 14h
O Cavalinho Azul
De Eduardo Escorel. Brasil. 1984. 85 min. Livre.
Inspirado em peça de Maria Clara Machado, o filme narrado por João de Deus, um andarilho de longas barbas brancas, conta que uma vez um menino chamado Vicente tinha um cavalo - para seus pais, um velho pangaré marrom; para ele, um lindo cavalinho azul. Um dia, o pai vende o cavalo. Preocupado com os perigos que seu amigo enfrentaria, Vicente parte em busca do seu cavalo azul. Na viagem, passa por inúmeras aventuras.

6/10. Terça, às 9h30 e às 14h
Tarzan e Jane
De Victor Cook e Steve Loter. EUA. 2002. 75 min. Livre.
Tarzan e Jane comemoram seu primeiro ano de vida juntos na floresta. Na procura de um presente para Tarzan, Jane e os amigos Terk e Tantor, relembram as divertidas aventuras do ano que passaram juntos, percebendo que embora venham de mundos diferentes, juntos, eles são invencíveis. Animação dos Estúdios Disney

7/10. Quarta, às 9h30 e às 14h30
O Grilo Feliz
De Walbercy Ribas. Brasil. 2001. 80 min. Livre.
Uma floresta - sempre harmônica e tranquila - passa por momentos de inquietude quando ali surge um lagarto que, com seu grupo, ameaça o local com queimadas e violências à natureza. O Grilo Feliz passa a ser a última esperança para o reestabelecimento da tranquilidade na floresta. Animação brasileira da Start Desenhos Animados.

8/10. Quinta, às 8h30 e às 14h
A Mansão Mágica
De Jérémy Dedruson e Ben Stassen. Bélgica / França. 2014. 85 min. Livre.
Abandonado pela família, Trovão é um gato que se refugia na misteriosa mansão de Lorenzo, um mágico fora do comum que vive com um grupo de animais com poderes surpreendentes. Quando Lorenzo é hospitalizado por conta de um acidente de bicicleta, seu ambicioso sobrinho aproveita-se da situação para tentar vender a mansão sem o seu consentimento. Mas Trovão tem uma ideia fantástica: transformar a mansão em uma casa mal-assombrada.

Mostra Cinema e Solidariedade - 22 a 25 de outubro

22/10. Quinta, às 19h30
A História Oficial
De Luís Puenzo. Argentina. 1985. 112 min. 12 Anos.
Buenos Aires, década de 1980. Alicia é uma conservadora professora de história casada com Roberto e mãe adotiva da pequena Gaby. Completamente alheia à realidade argentina, Alicia começa a se dar conta dos acontecimentos recentes quando reencontra Ana, uma velha amiga que acaba de voltar do exílio. Sedenta por respostas, ela decide buscar pistas sobre a misteriosa origem de sua filha. Este foi um dos três filmes produzidos na América Latina a receber o Oscar de melhor filme estrangeiro, junto com Orfeu Negro e El Secreto de Sus Ojos.

23/10. Sexta, às 19h30
O Filho do Outro
De Lorraine Levy. França. 2012. 105 min. 14 Anos.
Enquanto se prepara para se juntar ao exército de Israel e prestar o serviço militar, Joseph descobre que ele não é filho biológico de seus pais e que foi trocado na maternidade, logo após o nascimento, com Yacine, criança de uma família palestina da Cisjordânia. A vida dessas duas famílias é subitamente abalada pela revelação que os obriga a reconsiderar as suas identidades, valores e crenças.

24/10. Sábado, às 19h30
A Vida dos Outros
De Florian Henckel von Donnersmarck. Alemanha. 2006. 132 min. 12 Anos.
Considerado um dos melhores filmes da última década, aplaudido pelos críticos e pelo público, A Vida dos Outros narra uma história real do dramático (e às vezes hilário) sistema de espionagem da Alemanha Oriental durante o período da Guerra Fria. Nos anos 80, o Ministro da Cultura se interessa por Christa, atriz popular que namora Georg, o mais conhecido dramaturgo do país e um dos poucos que consegue enviar textos para o outro lado da fronteira. Com a suspeita dos dois serem infiéis ao regime, eles passam a ser observados pelo frio e calculista Capitão Gerd, temido agente do serviço secreto, que fica fascinado pelas suas vidas e personalidades. Ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e uma das produções mais premiadas dos últimos tempos.

25/10. Domingo, às 5h (matinê)
O Corcunda de Notre Dame
De Gare Trousdale e Kirk Wise. EUA. 1996. 91 min. Livre.
O filme conta as heroicas aventuras de Quasimodo, o amável e solitário tocador de sinos da catedral de Notre Dame onde, instigado por seus amigos gárgulas, enfrenta seu malvado guardião e sai da torre para participar do Festival de Tolos, a maior festa do ano realizada nas ruas de Paris. Quando a atenção da multidão volta-se para Quasimodo por causa de sua aparência, ele é salvo por Esmeralda, uma linda cigana. Animação dos Estúdios Disney.

25/10. Domingo, às 18h
Dois Dias, Uma Noite
De Jean-Pierre e Luc Dardenne. Bélgica. 2014. 95 min. 12 Anos.
Sandra, operária de uma fábrica, acaba de ser demitida. Mas seu chefe lhe propõe um acordo: se os 16 colegas dela abrirem mão do bônus de 1000 euros que devem receber, ela poderá se manter no emprego. A questão é que a demissão dela já foi votada por essas mesmas pessoas, e Sandra tem um final de semana para convencer a maioria de seus colegas a mudarem seus votos, numa nova rodada que acontecerá na segunda-feira pela manhã. A classe operária pode até ir ao paraíso – mas antes disso passa por um calvário de exploração do trabalho na Terra mesmo. Marion Cotillard interpretando a protagonista de Dois Dias, Uma Noite é a heroína da vez, uma figura frágil, às vezes determinada, outras, vítima da própria delicadeza. A atriz foi, merecidamente, indicada ao Oscar.


Serviço:

Projeto: Cineclube Araucária – O Poder do Cinema em Campos do Jordão
Especial Infantil: 5 a 8 de outubro. Segunda a quinta
Mostra de Cinema e Solidariedade: 22 a 25 de outubro. Quinta a domingo
Local: Espaço Cultural Dr. Além
Av. Dr. Januário Miráglia, 1582, na Vila Abernéssia. Campos do Jordão/SP
Ingressos: grátis. Informações: (12) 3664-2300

Nenhum comentário:

Postar um comentário