sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Sesc Campo Limpo ofereçe cultura e diversão grátis nas semanas do Natal e Ano Novo

 Circo das Letras - divulgação
 Em dezembro, o Sesc Campo Limpo apresenta uma programação elaborada especialmente para as semanas do Natal e Ano Novo com espetáculos gratuitos para adultos e crianças.

Na área musical, destaque para o projeto Vozes de Natal, com apresentações dos grupos Voz Ativa Madrigal (dia 18), Coral Órganun (dia 19) e All Music (dia 20), além de shows com o cantor Júnior Meirelles (dia 26), com o show Pra Quem Tem Coragem, e do grupo Poesia Samba Soul (dia 27), que interpreta músicas de seus dois CDs lançados. Iniciando o ano, as cantoras Graça Braga e Maria Alcina apresenta-se, respectivamente nos dia 2 e 3/01 (sábado, às 20h, e domingo, às 18h30).

Para a criançada, a programação traz Contação de Histórias - com Lendas da Grécia e Rússia (26/12) e Lendas do México e Índia (dia 27) -, espetáculos teatrais - O Auto de Natal do Mamulengo (com Mestre Valdek de Garanhuns, dias 19 e 20) e Circo das Letras (Cia. Super Giro, dias 26 e 27) - e exibição dos filmes O Grinch (23/12) e Harry Potter e a Pedra Filosofal (30/12).

MÚSICA

VOZES DE NATAL: Apresentação de corais com recorte em canções natalinas

Voz Ativa Madrigal
O grupo vocal apresenta o show O Mundo em 16 Canções Natalinas que mostra, por meio de 16 obras, como povos do mundo todo manifestam musicalmente este singular momento. Obras das Américas, da Europa e da África tornam o repertório eclético e representativo. Um dos mais atuantes grupos vocais brasileiros, o Voz Ativa Madrigal dedica-se a interpretação da música coral, especialmente da brasileira. Fundado em 1997 pelo maestro Ricardo Barbosa, o grupo mantém em seu amplo repertório a literatura erudita e popular da música universal difundindo-a através de projetos culturais de impacto nacional e internacional. Em 2000, foi premiado pela Secretaria do Estado da Cultura como o melhor grupo de canto coral do Estado de São Paulo e em 2005, realizou extensa tournée pela Alemanha, apresentando composições de autores brasileiros. Regente: Regiane Martinez.
Livre. Grátis.
18/12. Sexta, às 19h30

Coral Órganun
Formado por 13 cantores líricos do Theatro Municipal de São Paulo, Theatro São Pedro e OSESP e um maestro, o grupo apresenta canções de natal em uma sonoridade vibrante e homogênea, com preparo técnico e sensibilidade artística. Regente: Jarbas Taurino Cunha de Andrade
Livre. Grátis.
19/12. Sábado, às 20h30


All Music
Grupo formado por jovens cantores solistas da cidade de São Paulo apresenta canções de natal em formato de coral. O All Music tem se destacado por unir suas qualidades individuais para compor um grupo vocal com uma sonoridade vibrante, original e com personalidade. Dentre seus destaques encontram-se trilhas para filmes promocionais institucionais, criação de temas de campanhas, shows motivacionais, direção musical e shows temáticos.
Livre. Grátis.
20/12. Domingo, às 18h30

SHOWS


Junior Meirelles
Show Pra Quem Tem Coragem
O cantor, compositor e multi instrumentista Junior Meirelles apresenta show que integra a turnê de lançamento do seu mais novo CD, Pra Quem Tem Coragem, que combina gêneros tradicionais como o samba e pop com os timbres e arranjos contemporâneos dos metais, em um encontro que promete embalar o público com seu repertório vibrante.
Livre. Grátis.
26/12. Sábado, às 20h

Foto divulgação.

Poesia Samba Soul
No repertório do show, a banda traz músicas próprias, registradas nos CDs Antes Soul do que Mal Acompanhado e Favela da Paz em uma proposta dançante. Liderada por seu fundador, o multi-instrumentista e produtor musical Cláudio Miranda, o Poesia Samba Soul teve início em 1988, no extremo sul da cidade de São Paulo. Com seis CDs e dois DVDs lançados, suas composições trazem letras com mensagens de incentivo e histórias do cotidiano. Formada por Claudinho Miranda, Fabio Bass, Pikeno, Paulinho e Hellem Fernandes, a banda está lançando o 3º DVD, comemorativo dos seus 25 anos de estrada. Reconhecida internacionalmente, a banda tocou em países como Portugal, Espanha, França, Alemanha e Suíça, muito por conta da música e dos projetos que desenvolve em São Paulo com o Instituto Favela da Paz e o Estúdio Áudio Visual, localizado no coração do bairro Jardim Ângela, Zona Sul da cidade.
Livre. Grátis.
27/12. Domingo, às 18h30

Graça Braga
A intérprete e compositora Graça Braga é dona de uma voz potente. Egressa do Samba da Vela, a cantora celebra o compositor Candeia (1935 - 1978), um dos ícones do samba carioca, autor de canções como “Reu Confesso” e “Preciso Me Encontrar”. Graça Braga participa de vários projetos musicais em São Paulo, inclusive dos CDs: 100 anos de Adoniran Barbosa, 100 anos de Nelson Cavaquinho, 100 anos de Herivelto Martins, entre outros projetos. Graça Braga lançou seu primeiro CD Eu Sou Brasil com músicas autorais em 2007, que lhe rendeu o Troféu Catavento pela Rádio Cultura como melhor produção independente de samba e melhor música (Dona do Samba”, de Graça e Paquera). Em 2011, gravou pela Lua Music o segundo disco, Dia de Graça – Samba de Candeia, produzido por Thiago Marques Luiz com direção musical de Everson Pessoa, além de participação de Leci Brandão e Marcos Sacramento. Graça Braga participa também dos CDs 100 Anos de Adoniran Barbosa, 100 Anos de Nelson Cavaquinho e 100 anos de Herivelto Martins, todos Lua Music. As composições de Candeia registradas no disco são: “Dia de Graça”, “O Último Bloco”, “Minha Gente do Morro” (com Jaime), “De Qualquer Maneira”, “Pintura Sem Arte”, “Coisas Banais” (com Paulinho da Viola), “Sorriso Antigo” (com Aldecy), “Cabocla Jurema”, “Era Quase Madrugada”, “Acalentava”, “Me Alucina” (com Wilson Moreira), “Criança Louca”, “Paixão Segundo Eu” e “Brinde ao Cansaço”.
Livre. Grátis.
02/01. Sábado, às 20h

Maria Alcina
Show Asa Branca
No show Asa Branca, a cantora Maria Alcina presta justa homenagem ao grande ícone da música brasileira, Luiz Gonzaga. Performática e irreverente, a cantora empresta sua personalidade para interpretar as canções de um dos mais geniais compositores brasileiros, aclamado como o "Rei do Baião". No roteiro, clássicos como "Paraíba", "Baião", "Sabiá" e "Qui Nem Jiló".  Para esse show Alcina “vestiu-se” do compositor: são mais de 20 músicas que refletem bem a genialidade do compositor que mudou a história da MPB, que ela interpreta com seu jeito singular. Acompanham Maria Alcina – na percussão/bateria, violão e o acordeon – está o músico Olívio Filho. Esta formação une a beleza da obra de Luiz Gonzaga com o arrojo da cantora que, mostra, logo na abertura, "Asa Branca" apenas com voz e acordeon. Alcina iniciou sua trajetória ao sair de Cataguases (MG), e se estabelecer-se no Rio de Janeiro. Seus primeiros trabalhos eram apresentações em teatro de revista, ao lado de Leila Diniz, e em casas de shows. Após ganhar projeção nacional, em 1972, com a canção “Fio Maravilha” (Jorge Ben Jor), ela gravou composições de artistas consagrados como Rita Lee, João Bosco & Aldir Blanc e Eduardo Dusek. Em 2003, surpreendeu ao gravar um CD com o grupo de música eletrônica Bojo (Agora) que lhe rendeu uma aparição em Berlim, na Feira de Música Popkomn. Em 2009, Maria Alcina ganhou o Prêmio da Música Brasileira nas categorias de melhor cantora, melhor álbum e melhor produção, pelo disco Confete e Serpentina.
Livre. Grátis.
03/01. Domingo, às 18h30

CRIANÇAS

Contação de histórias

Lendas da Grécia e da Rússia
Lendas que carregam mensagens para a vida em sociedade, como a ajuda ao próximo, a importância da amizade, da honestidade, do otimismo, do trabalho em equipe, e da compaixão. O projeto objetiva através da contação de histórias incentivar as crianças à leitura e apresentar a cultura de outros países, difundindo de forma lúdica e criativa os valores universais humanos. Com Diana Ishimitsu - Profissional de marketing, arquiteta, atriz, desenhista e ilustradora, contadora de histórias e orientadora de origamis.  Sinopse das histórias - O Toque de Ouro (Grécia): Na Grécia, vivia um rei, muito ganancioso que adorava ouro. Ele tinha uma linda filha princesa. Descubra o que ocorrerá nesta história sobre o verdadeiro amor. O Gato, o Galo e a Raposa (Rússia): Na Rússia, vivia um homem que tinha um gato e um galo. Este homem, todo dia ia para a floresta cortar lenha. O gato ia todo dia levar marmita para o homem, enquanto o galo ficava em casa. Certo dia, uma raposa veio visitar a casa. Conheça esta história sobre disciplina.
Livre. Grátis.
26/12. Sábado, às 14h

Lendas do México e da Índia
Lendas que carregam mensagens para a vida em sociedade, como a ajuda ao próximo, a importância da amizade, da honestidade, do otimismo, do trabalho em equipe, e da compaixão. O projeto objetiva através da contação de histórias incentivar as crianças à leitura e apresentar a cultura de outros países, difundindo de forma lúdica e criativa os valores universais humanos. Com Diana Ishimitsu - Profissional de marketing, arquiteta, atriz, desenhista e ilustradora, contadora de histórias e orientadora de origamis.  Sinopse das histórias - O Comprador de Sonhos (México): Antigamente, no México, vivia um índio que morava numa aldeia muito pobre. Certo dia, o índio decidiu sair da aldeia, para procurar trabalho fora, e depois voltar para ajudar a aldeia. Será que ele conseguirá melhorar a aldeia nesta linda história sobre bondade, felicidade e sonho? A Rã do Poço (Índia)
Antigamente, na Índia, numa cidade perto do rio Ganges, choveu bastante onde aconteceu uma enchente. A água abaixou e na inundação, um girino caiu dentro de um poço nesta pequena cidade. Este girino cresceu e virou uma rã. Eis que um dia, uma rã da cidade grande de Calcutá passou por este poço.
Livre. Grátis.
27/12. Domingo, às 14h

Teatro

foto  de Regina Drozina
Auto de Natal do Mamulengo
Com Mestre Valdeck de Garanhuns (PE)
Montagem que representa um auto de Natal, onde a cultura brasileira se manifesta autenticamente tornando o espetáculo uma brincadeira lúdica e poética entre os artistas e o público. O objetivo é estimular a reflexão sobre o sentido do Natal, com a manipulação de bonecos e interpretação de vozes do Mestre Valdeck de Garanhuns, ao lado de Regina Drozina e o trio Tropeiros da Serra na música. Na história, o menino Jesus nasce na fazenda do Coronel Vicente Pompeu e causa grande alvoroço em toda população da redondeza. Todos querem visitar o recém-nascido e oferecer presentes a ele. O problema é que os visitantes vêm com os mais variados interesses, e alguns presentes mais estranhos que se possa imaginar, causando grande tumulto e até colocando em perigo a vida do pequenino e de seus pais. Para acabar com a confusão, o Coronel pede ao seu secretário Simão de Lima Condessa que fique na portaria da fazenda e só deixe passar para visitar o menino, quem tiver bom pensamento, intenção nobre e presente lógico. Para realizar sua tarefa, Simão pede a ajuda da plateia que passa a decidir quem merece ou não visitar Jesus.  Pernambucano de Garanhuns, Mestre Valdeck é um artista múltiplo, conhecido no Brasil e no exterior: é poeta, artista plástico, arte-educador, ator, compositor, contador de estórias e mestre em Teatro de Mamulengo. Com 25 anos de carreira, o artista usa o Teatro de Mamulengos como recurso educacional em escolas, empresas, entidades, nas ruas e praças. Está entre os maiores xilogravuristas do país e participou de salões de artes plásticas, exposições coletivas e individuais. No exterior expôs em Washington e Nova York, nos Estados Unidos; em Hameln e Erlagen, na Alemanha, e suas obras fazem parte do acervo do Museun für Völkerkunde em Frankfurt/Alemanha.  Duração: 60 minutos.
Livre. Grátis.
19 e 20/12. Sábado e domingo, às 17h

Circo das Letras
Com Cia Super Circo
Um professor desempregado a procura de seu lugar no mundo, acha uma vaga no jornal que irá mudar a sua vida: precisa-se de palhaço de circo. Eis que surge a necessidade de um ex-professor, “educar” o circo e viver aventuras inacreditáveis. As crianças realizam o sonho de fazer parte do circo e constroem junto com o professor um espetáculo que é uma lição de vida, pois traz as palavras para a evidência da comunicação e cada espectador se torna parte dessa sopa de letrinhas. A dramaticidade do espetáculo se desenrola através de ações físicas e performances circenses, seguindo um canovaccio (roteiro sobre o qual o elenco improvisa) organizado a partir da sequência: cenas de mímica com jornal, mágicas cômicas, equilibrismo com diversos objetos, criança malabarista, número em minibike, esquete de bexigas. A Cia Super Circo atua no cenário nacional há mais de 10 anos, tendo desde então realizado mais de 1.200 eventos culturais em todo o Brasil. Proporcionou pesquisas reconhecidas no universo circense, além de gerenciar a primeira rede social de malabaristas do mundo. Das pesquisas de seus membros publicou o livro Aspectos Fundamentais do Malabarismo que foi distribuído gratuitamente. Hoje organiza projetos culturais a longo prazo, baseados em princípios de solidariedade ativa e não discriminação. Duração: 50 minutos.
Livre. Grátis.
26 e 27/12. Sábado, às 17h

Cinema - Baguncine

O Grinch
Dentro de um floco de neve existe a terra mágica de Quemlândia, onde habitam os Quem. Todos os Quem amam o Natal, porém logo na fronteira de sua adorada cidade vive o Grinch (Jim Carrey), uma criatura que odeia o Natal e planeja estragar a festa. Uma pequena criança, Cindy, decide ficar sua amiga e apresentá-lo à beleza do Natal.  Esta fábula de Natal baseada no livro “Como o Grinch Roubou o Natal”, do popular autor infantil Dr. Seuss, questiona por meio da comédia o real significado das celebrações natalinas. Dirigido pelo ganhador do Oscar, Ron Howard ("Uma Mente Brilhante", "O Código Da Vinci", "Cocoon", "Willon - Na Terra da Magia"). Vencedor do Oscar de Melhor Maquiagem.  (How the Grinch Stole Christimas. Dir.: Ron Howard, EUA/Alemanha, 2000, 104min)
Livre. Grátis.
23/12. Quarta, às 19h

Harry Potter e a Pedra Filosofal
A história de Harry Potter, um menino órfão de 11 anos de idade que vive em condições difíceis na casa de seus tios, e descobre que na verdade é um bruxo ao receber um convite para se matricular na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Harry (Daniel Radcliffe) é levado de sua vida comum por Hagrid (Robbie Coltrane), o zelador da escola, onde descobre um mundo de fantasia. Ao lado de seus novos amigos Rony (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson) Harry vive grandes aventuras e descobre que o mundo dos bruxos é mais perigoso do que ele imaginava.  “Harry Potter e a Pedra Filosofal” é o primeiro filme baseado na série de livros mais vendida da história, da autora britânica J. K. Rowling. Do mesmo diretor de "Esqueceram de Mim", "O Homem Bicentenário" e "Percy Jackson e o Ladrão de Raios". Indicado ao Oscar de Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora. (Harry Potter and the Sorcerer's Stone. Dir.: Chris Columbus, GRB, 2001, 152')
Livre. Grátis.
30/12. Quarta, às 19h 

SERVIÇO

A Unidade não funcionará nos dias 24 e 25 de dezembro e dias 31 de dezembro e 01 de janeiro.

Sesc Campo Limpo
Horário da Unidade: Terça a sábado, das 13h às 22h. Domingos, das 11h às 20h.
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120.
Campo Limpo – São Paulo/SP
Tel.: (11) 5510-2700
sescsp.org.br/campolimpo

facebook.com/sesccampolimpo | twitter.com/sesccampolimpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário