terça-feira, 26 de julho de 2016

Mostra Mestres da Música reúne cinebiografias de compositores e cantores eruditos no Cineclube Araucária

Até o dia 31 de julho, o Cineclube Araucária – O Cinema de Volta a Campos do Jordão apresenta a Mostra Mestres da Música, no Espaço Cultural Dr. Além, que faz reverência a grandes nomes da música erudita com filmes biográficos sobre a vida de compositores e cantores.

Com todas as sessões grátis, os filmes programados são: À Noite Sonhamos (de Charles Vidor), O Arco Mágico (de Bernard Knowles), Amadeus (de Milos Forman), Villa-Lobos, Uma Vida de Paixão (de Zelito Viana), Delírio de Amor (de Ken Russell), O Segredo de Beethoven (de Agnieska Holland) e Callas Forever (de Franco Zeffirelli), além do infantil O Senhor dos Anéis (de Ralph Bakshi).

Outra atração do Cineclube Araucária é a exposição Cinema Ilustrado – A Oitava Arte, em cartaz até o dia 29 de julho na sede da AMECampos (Associação dos Amigos de Campos do Jordão), formada por 26 obras originais. Esta iniciativa é uma homenagem aos artistas quase anônimos, os ilustradores que produzem cartazes para a divulgação de obras cinematográficas.

O projeto Cineclube Araucária – O Cinema de Volta a Campos do Jordão é realizado com o apoio do Programa de Ação Cultural do estado de São Paulo – ProAC, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e a AMECampos. Todos os eventos da programação do Cineclube Araucária têm entrada grátis.

Exposição: Cinema Ilustrado - A Oitava Arte
Visitação: segunda a sexta, das 10 às 18 horas, até 29/07

A exposição de cartazes produzidos por ilustradores cuja arte se destina à divulgação de obras cinematográficas é a fórmula encontrada pelo Cineclube Araucária para homenagear esses artistas, quase anônimo aos olhos do grande público apreciador da dita sétima arte, que se dedicaram à tarefa de transferir para o papel a expressão dos personagens e a essência das histórias criadas para as telas, com o objetivo de torná-las mais atrativas. Muitos, de fato, permaneceram anônimos, ainda que realizassem um trabalho de excelente qualidade técnica e artística. Outros entraram para a história como cartazistas de cinema. Há também aqueles que, mesmo tendo alcançado reconhecimento em outras áreas como a arquitetura e a pintura, se aventuraram com êxito na tarefa da comunicação visual para a divulgação de filmes nacionais, especialmente nas fases do Cinema Novo de Glauber Rocha, Rogério Sganzerla, Nelson Pereira dos Santos, Joaquim Pedro e Ruy Guerra.

“Por meio desta exposição, o Cineclube Araucária presta homenagem a esses artistas, muito pouco ou quase nada reconhecidos pelos cinéfilos, uma vez que raramente suas assinaturas são gravadas nas obras. Queremos que os ilustradores do Brasil sintam-se abraçados pela mostra que reúne trabalhos de Cândido Faria, Jayme Cortez, Rogério Duarte, José Luiz Benício, Fernando Pimenta, Jair de Souza, Claudio Marcelo Reis, Alê Abreu, Calazans Neto, Ziraldo, Carybé e Lina Bo Bardi”, declara o curador Cervantes Souto Sobrinho.

O registro desse trabalho começa exatamente no momento em que o cinema teve as primeiras sessões públicas, no final do século XIX, quando, em Paris, os irmãos Charles e Émile Pathé se preparavam para administrar o primeiro império do cinema europeu: a Maison Pathé, ainda que o seu único produto comercial fossem os filmes produzidos pelos irmãos Lumière. Eles contrataram um pequeno ateliê de desenhos publicitários, localizado no bairro de Montmartre, reduto de artistas do porte de Toulouse-Lautrec, Alphonse Micha e Jules Chéret, conhecido como Les Affiches Faria, mantido por um certo Cândido Faria, brasileiro nascido em Sergipe que se estabelecera em Paris com a pretensão de se tornar ilustrador dos cartazes de famosas casas de espetáculos da época. Foi, portanto, Cândido de Faria, cujo trabalho está representado na exposição, o precursor, para não dizer o primeiro artista, a se dedicar exclusivamente à criação de cartazes para o cinema. Coincidência, ou mero capricho do destino, hoje outro brasileiro da Bahia, Claudio Marcelo Reis, destaca-se no mesmo segmento das artes visuais, criando, para todo o mundo, o material de divulgação das produções dos estúdios Disney e Pixar.

Programação
Mostra Mestres da Música no Espaço Cultural Dr. Além
De 25 a 31 de julho. Segunda a domingo


25/07 (segunda) - às 19h30
À Noite Sonhamos (A Song to Remember)
De Charles Vidor. EUA. 1945. 109'. 14 anos.
Cinebiografia de Frédéric Chopin.

26/07 (terça) - às 19h30
O Arco Mágico (The Magic Bow)
De Bernard Knowles. UK. 1946. 99'. 12 anos.
Cinebiografia de Niccolò Paganini.

27/07 (quarta) - às 19h30
Amadeus (Amadeus)
De Milos Forman, EUA / França. 1984. 152'. Livre.
Cinebiografia de Wolfgang Amadeus Mozart.

28/07 (quinta) - às 19h30
Villa-Lobos, Uma Vida de Paixão
De Zelito Viana. Brasil. 2000. 128'. 14 anos.
Cinebiografia de Heitor Villa-Lobos

29/07 (sexta) - às 19h30
Delírio de Amor (The Music Lovers)
De Ken Russell. UK. 1970. 120'. 16 anos.
Cinebiografia de Pyotr Tchaikovsky.

30/07 (sábado) - às 19h30
O Segredo de Beethoven (Copying Beethoven)
De Agnieska Hlland. EUA / Hungria. 2006. 104'. 10 anos.
Cinebiografia de Ludwig Van Beethoven.

31/07 (domingo) - às 18h00
Callas Forerver (Callas Forerver)
De Franco Zeffirelli. Itália / França / Romênia. 2002. 108'. Livre.
Cinebiografia de Maria Callas.

MATINÊ - 31/07 (domingo) - às 15h00
O Senhor Dos Anéis (The Lord of the Rings)
De Ralph Bakshi. UK. 1978. 128'. Livre.

Serviço / julho

Projeto: Cineclube Araucária – O Cinema de Volta a Campos do Jordão

Exposição: Cinema Ilustrado - A Oitava Arte
Abertura: 1º de julho. Sexta, às 19h30
Local: AMECampos
Rua Dr. Reid, 68. Abernéssia. Campos do Jordão/SP
Visitação: segunda a sexta, das 10h às 18h. Até dia 29/07
Grátis. Informações: Tel: (12)3662-5511 e 3662-2611

Cinema: Mostra Mestres da Música
De 25 a 31 de julho. Segunda a domingo
Local: Espaço Cultural Dr. Além
Av. Dr. Januário Miráglia, 1582. Vila Abernéssia. Campos do Jordão/SP
Horários: quinta a sábado (às 19h30) e domingo (às 15h e 18h)

Grátis. Informações: (12) 3664-2300

Nenhum comentário:

Postar um comentário