quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Cineclube Araucária realiza mostra grátis de documentários brasileiros

O Cineclube Araucária, em Campos do Jordão, segue com a proposta de reverenciar as boas produções da sétima arte. Entre os dias 22 e 25 de setembro, apresenta importantes documentários brasileiros com exibições gratuitas no Espaço Cultural Dr. Além, de quinta a sábado, às 19h30, e aos domingos, às 15h e às 18h.

O Panorama do Documentário Brasileiro – que integra o projeto Cineclube Araucária - O Cinema de Volta a Campos do Jordão – exibe os respectivos filmes: Nós Que Aqui Estamos Por Vós Esperamos, de Marcelo Masagão, Os Últimos Cangaceiros, de Wolney Oliveira, Últimas Conversas, de Eduardo Coutinho, e O Começo da Vida, de Estela Renner. A sessão infantil (25/9) também segue o perfil da mostra com Território do Brincar, de David Reeks e Renata Meirelles.

Realizado com o apoio do ProAC, o projeto Cineclube Araucária – O Cinema de Volta a Campos do Jordão teve início em fevereiro e segue até novembro, promovendo um total 20 mostras de cinema. A cada mês, além das tradicionais mostras temáticas, um país diferente tem a sua filmografia exibida para o público jordanense, entre eles: Brasil, França, Finlândia, Turquia e, os já contemplados, Polônia, Irã, Índia, Argentina, China, Continente Africano e França. Na programação de 2016 constam ainda palestras, oficinas e seminários, visando à formação profissional de novos cineastas, com produção de curtas-metragens que estarão na segunda edição do Festival Curta Campos do Jordão, previsto para dezembro no Espaço Cultural Dr. Além.

Documentários Brasileiros

Na cinematografia brasileira o documentário sempre teve um papel de destaque, seja nas primeiras produções realizadas pelo Instituto Nacional do Cinema Educativo, seja pelo surgimento, com o Cinema Novo a partir da década de 1960, do documentário de cunho social, quando o povo passa a ser o protagonista de filmes focados em temáticas voltadas para os problemas dos brasileiros anônimos. Nomes importantes como o de Eduardo Coutinho, o maior documentarista brasileiro de todos os tempos, surgiram nesse período. Mas, foi a partir da retomada do cinema nacional em meados da década de 1990, que ocorreu no Brasil uma verdadeira reinvenção do filme documentário, com um volume de produção que cresce ano a ano e que desperta cada vez mais o interesse tanto de cineastas quanto do público. Segundo o curador Cervantes Souto Sobrinho, “para compor a Mostra Panorama de Documentário Brasileiro, dentro da programação do Cineclube Araucária, a pesquisa girou em torno do que consensualmente se admite serem os títulos mais significativos realizados no Brasil, a partir dessa fase de retomada do gênero, com destaque para a produção do Instituto Alana dirigida ao público infantil, Território do Brincar, de Renata Meirelles e David Reeks”.

Panorama do Documentário Brasileiro

22/09 (Quinta, às 19h30)
Nós Que Aqui Estamos Por Vós Esperamos
De Marcelo Masagão. Brasil. 1999. 73’. 12 anos.
Sinopse - Um filme-memória sobre o século XX, a partir de uma poética e criativa linguagem de montagem de recortes biográficos reais e ficcionais (fotografias, filmes clássicos e outros registros audiovisuais) de pequenos e grandes personagens que viveram nesse século, de forma a resumir e definir o espírito dessa época.

23/09 (Sexta, às 19h30)
Os Últimos Cangaceiros
De Wolney Oliveira. Brasil. 2011. 79’. 14 anos.
Sinopse - Jovina Maria da Conceição e José Antonio Souto são dois senhores que levam uma vida bem comum pelos últimos 50 anos. O que ninguém sabe, incluindo seus filhos, é que estes nomes são falsos. A dupla, na verdade, foi conhecida como Durvinha e Moreno. Eles integraram o bando de Lampião, o mais controverso e famoso líder do cangaço.

24/09 (Sábado, às 19h30)
Últimas Conversas
De Eduardo Coutinho. Brasil. 2015. 85’. 12 anos.
Sinopse - Documentário realizado a partir de entrevistas feitas por Eduardo Coutinho com jovens que estavam cursando o terceiro ano do ensino médio em escolas públicas. O documentário Últimas Conversas busca entender como esses jovens pensam, sonham e vivem a adolescência.

25/09 – MATINÊ - (Domingo, às 15h)
Território do Brincar
De David Reeks e Renata Meirelles. Brasil. 2015. 90’. Livre
Sinopse - Entre 2012 e 2013, a educadora Renata Meirelles e o documentarista David Reeks percorreram diversas regiões brasileiras, revelando o país através dos olhos das crianças e realizando um trabalho de escuta, intercâmbio de saberes, registro e difusão da cultura infantil. São mostrados os brinquedos e brincadeiras das regiões brasileiras, além das manifestações populares em que a criança tem participação efetiva.

25/09 (Domingo, às 18h)
O Começo da Vida
De Estela Renner. Brasil. 2016. 97’. Livre
Sinopse – O documentário é uma análise aprofundada e um retrato apaixonado sobre os primeiros mil dias de um recém-nascido. Registra o verdadeiro começo da vida de um ser humano, no tempo considerado crucial pós-nascimento para o desenvolvimento saudável da criança, tanto na infância quanto na vida adulta.

Serviço

Projeto Cineclube Araucária – O Cinema de Volta a Campos do Jordão
22 a 25/9 - Panorama do Documentário Brasileiro
Quinta a sábado (às 19h30) e domingo (às 15h e às 18h)
Local: Espaço Cultural Dr. Além
Av. Dr. Januário Miráglia, 1582, na Vila Abernéssia. Campos do Jordão/SP
Grátis. Informações: (12) 3664-2300

Nenhum comentário:

Postar um comentário