quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Lendias d’Encantar, grupo de Portugal, faz leitura dramática no Memorial da América Latina

No dia 24 de setembro (sábado, às 11h) acontece a leitura dramática do texto da peça No Limite da Dor com a companhia portuguesa Lendias d’Encantar, na Biblioteca do Memorial da América Latina. A leitura – que tem entrada franca – integra a turnê que o grupo vem fazendo pelo Brasil, contemplando várias cidades.

No Limite da Dor é baseado em livro homônimo de Ana Aranha e Carlos Ademar e foi montado pela companhia. Os atores do espetáculo, Ana Ademar e Antonio Revez, participam da leitura.

A montagem já passou por Teresina​ (PI), Nova Lima​ e Belo Horizonte (MG), ​S​ao José dos ​Campos (SP), ​Paulo ​A​fonso (BA) e Itu (SP). Após sessão em na capital paulistana (23/9, no Espaço dos Satyros Um), segue para Santa Maria (RS) e Rio de Janeiro (RJ).

O texto traz quatro histórias que se entrelaçam e é baseado em testemunhos reais de torturas vividas por ex-presos políticos nas mãos da PIDE (Polícia Internacional e de Defesa do Estado), durante os anos da ditadura portuguesa, na primeira metade do Século XX.  A obra reflete sobre a resistência, o medo, a humilhação, a dor e a dignidade humana, cuja dimensão, provavelmente, as novas gerações têm dificuldade de compreender.

No Limite da Dor apresenta duas mulheres e dois homens que não são personagens teatrais, mas pessoas reais que testemunham experiências vividas e que chamam a atenção para a importância dos ideais, das convicções e da família. A partir do conhecimento histórico, No Limite da Dor suscita o debate sobre as situações expostas no texto que, segundo a companhia, são dados importantes para a preservação da memória coletiva sobre acontecimentos tão dramáticos vividos pelo povo português.

A cia Lendias d’Encantar foi fundada em Beja, em 1998, e desde então tem trabalhado na criação e produção teatrais, na formação, dinamização e programação cultural da região. A companhia vem se apresentando seu trabalho por todo o seu país, além de algumas apresentações internacionais em países como Cuba, Nicarágua e Venezuela. Desde 2014, a Lendias d’Encantar organiza o FITA - Festival Internacional de Teatro do Alentejo que lhe rendou parcerias internacionais e lhe permite circular com seus espetáculos por festivais de outros vários países.


Serviço

Leitura dramática: No Limite da Dor
Texto: Lendias d’Encantar, baseado em livro de Ana Aranha e Carlos Ademar
Atores: Ana Ademar e Antonio Revez
Duração: 60 min. Gênero: Drama. Classificação: 14 anos.

24 de setembro. Sábado, às 11h
Memorial da América Latina (Biblioteca)
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664. São Paulo/SP
Grátis. Ingressos: 1h antes da leitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário