quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Dia Profissional da Dança reúne bailarinos e companhias em dois espetáculos no Teatro Alfa

Ballet Paula Gasparini (foto Denny Naka)
São Paulo Cia. de Dança, Cisne Negro, Luis Arrieta, Sopro, Teen Broadway e Cia. de Danças de Diadema estão entre os convidados.

Dia 23 de novembro é comemorado o Dia do Profissional da Dança. Para festejar a data, o Sinddança (Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado de São Paulo) realiza nos dias 18 e 19 de novembro, sábado (às 20h) e domingo (às 18h), o Dia do Profissional da Dança do Estado de São Paulo 2017.

Com curadoria de Maria Pia Finócchio, o evento acontece nTeatro Alfa, em São Paulo, com ingressos a preços populares: 10 e 20 reais.

O espetáculo é formado por várias apresentações (coreografias) com bailarinos profissionais e grupos de dança de projeção nacional e internacional para festejar a arte da dança, bem como prestar homenagem a todos os bailarinos e profissionais da área. A programação reúne os vencedores do Encontro Nacional de Dança – ENDA 2017 e têm ainda participação de convidados especiais que são referência no campo da dança no Brasil e Exterior.

No dia 18, os convidados são: Cisne Negro Cia. de Dança (com Abacadá), São Paulo Cia. de Dança (com Grand Pas de Deux de O Quebra Nozes) e Sopro Cia. de Dança (com Ensaio Sobre a Liberdade), além da participação especial da dupla Nilza y Pablito em número de tango.

Já no dia 19, Luis Arrieta (em O Cisne), Companhia de Danças de Diadema (com Novena) e Teen Broadway (com Mambo West Side Story) são os convidados. E uma apresentação de street dance fecha as duas noites do evento.
     (Cia de Danças de Diadema, Luis Arrieta, Cisne Negro, Sopro, Nilza Y Pablito e Teen Broadway)

Dos grupos classificados no ENDA, participam no dia 18/11: CEDAN - Cia Estável de Dança, Instituto Gnética, Studio Liria Dourado, Beth Ballet, Ballet Paula Gasparini, Cia. de Dança Regina Acevedo, Ballet Paula Firetti, EDAP - Espaço de Danças e Artes Paulista, Movimento Livre, Cia. de Dança CEU Jaguaré e Grupo La Danse. E no dia 19/11: Grupo Fama, CEDAN - Cia Estável de Dança, OCAC Cia. de Dança, Ballet Paula Firetti, Studio Giselle Danças, Cia. Panteras, Garra Centro de Artes, Grupo La Danse, Ballet Thatiana Orite e Especial Grupo de Ballet.

 
               (Líria Dourado, CEDAN, Instituto Gnética e OCAC - fotos de Denny Naka)

Segundo Maria Pia Finnóchio, “o objetivo é reunir profissionais da dança, personalidades das artes e da cultura e imprensa especializada para reafirmar a necessidade constante de promover a dança nacional e valorizar nossos bailarinos”. O Sinddança também busca democratizar o acesso à dança, promovendo espetáculos a preços populares. “Queremos que todas as pessoas tenham acesso à cultura e possam conferir ao vivo, no teatro, o que temos de melhor no campo da dança”, declara a curadora.

O Dia do Profissional da Dança foi idealizado pelo Sinddança, cuja homologação ocorreu em 1999. A instituição é também responsável pela criação do Dia Estadual da Dança Clássica (4 de junho), uma conquista mais recente, efetivada em 2013. O Sindicato também promove anualmente o ENDA (Encontro Nacional de Dança), um festival pioneiro no estímulo à dança no Brasil que chegou à 35ª edição, em 2017, além do Grande Gala ENDA. Ambos foram idealizados para estimular a carreira dos bailarinos profissionais e semiprofissionais, bem como a carreira daqueles que estão iniciando na arte da dança.

O Dia do Profissional da Dança do Estado De São Paulo foi viabilizado por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, com patrocínio do Itaú Unibanco. Os apoiadores do evento são: Instituto Alfa de Cultura, Teatro Alfa e Capezio.

Serviço

Espetáculo/dança: Dia do Profissional da Dança do Estado 2017
Curadoria: Maria Pia Finócchio
Realização: SINDDANÇA – Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado de SP
Dias 18 e 19 de novembro. Sábado (às 20h) e domingo (às 18h)

Dia 18: Cisne Negro, São Paulo Cia. de Dança, Sopro, Nilza y Pablito, CEDAN, Instituto Gnética, Studio Liria Dourado, Beth Ballet, Ballet Paula Gasparini, EDAP, Cia. CEU Jaguaré e outros.
Dia 19: Luis Arrieta, Companhia de Danças de Diadema, Teen Broadway, Grupo Fama, CEDAN, OCAC, Garra, Grupo La Danse, Studio Giselle, Cia. Panteras e outros.

Local: Teatro Alfa
R. Bento Branco de Andrade Filho, 722 - Santo Amaro. SP/SP - Tel: (11) 5693-4000
Ingressos: R$ 20,00 (meia entrada: R$ 10,00)
Bilheteria: segunda a sábado (11h às 19h) e domingos (11h às 17h) ou até início da sessão. Aceita dinheiro, cartões de crédito (Ax, V, C e MC) e de débito (VE e RS).
Antecipados: http://www.ingressorapido.com.br (tel: 4003-1212).
Duração: 3h (com intervalo). Classificação: 8 anos. Capacidade: 1.110 lugares.
Acessibilidade. Ar condicionado. Site: http://www.teatroalfa.com.br

Informações à imprensa – VERBENA ASSESSORIA
Eliane Verbena / João Pedro
Tel: (11) 2738-3209 / 99373-0181 – eliane@verbena.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário