terça-feira, 28 de novembro de 2017

Teatro do Incêndio encerra temporada de A Gente Submersa no dia 10 de dezembro

Fotos: Giulia Martins
Termina no dia 10 de dezembro (domingo, às 19h) a temporada do espetáculo A Gente Subemersa no Teatro do Incêndio. A montagem, que inaugurou a sede própria do grupo, tem texto e direção assinados por Marcelo Marcus Fonseca.

A montagem explora o que resta no cotidiano das pessoas dos ensinamentos populares, bem como da função social da dança e das festas tradicionais. Segundo o diretor, “em cena está a comida típica, o encontro, a música, a fé, o sincretismo. São elementos de celebração que se perdem no íntimo de pessoas que se ‘afogam’ nas cidades, imersas no conflito de viver ou cumprir a existência de forma burocrática”.

No enredo, vagando por um mundo apático, Lourdes (Gabriela Morato), Benedito Messias (Anderson Negreiro) e Fulozina (Elena Vago) são espíritos centenários do interior do Brasil que vão atrás de pessoas que consiga enxergá-los, enquanto distribuem afeto como trabalho. No caminho encontram uma comunidade formada por pessoas expulsas do convívio social, que resolvem levar a vida em festa. Aos poucos o sonho sucumbe à realidade.

A Gente Submersa reúne 23 artistas, entre atores e músicos que transitam pelo teatro, pela dança e por outras linguagens, amparados por composições originais e canções de domínio público. O figurino traz elementos de técnicas artesanais como renda filé, bordados, crochê e tricô, construindo memórias também nos corpos que ocupam o Teatro do Incêndio: um espaço em formato de arena triangular, mantendo as características arquitetônicas originais do local que tem sua própria história.

Esta é a primeira parte do trabalho de pesquisa do grupo sobre heranças e descaracterização da cultura e da sabedoria popular, pelo esquecimento das raízes que moldaram o ser brasileiro. O segundo espetáculo entra em cartaz em fevereiro de 2018.

O enredo

O enredo de A Gente Submersa é conduzido três personagens, figuras alegóricas da sabedoria popular (Lourdes, Benedito Messias e Fulozina). São pessoas centenárias, velhos de espírito juvenil que atravessaram os tempos. Eles seguem pelo mundo, mas suas marcas vão sendo apagadas. Quando chegam à cidade ficam invisíveis para as pessoas e ocupam um espaço, mas são expulsos pela polícia. Conduzidos por um velho vendedor de relógios, eles chegam a um lugar (quilombo) povoado por pessoas que fugiram da metrópole. Ali eles são vistos e aceitos. O velho representa o tempo, a sabedoria e os ensinamentos dos nossos antepassados. Sem dinheiro, as pessoas do quilombo trocam conhecimentos, como aprender a ler e escrever desenhando letras com tintas nas mãos. Lourdes, Benedito e Fulozina ensinam cultura popular para os integrantes da comunidade que passa a viver em um calendário de festas (congada, maculelê, jongo). Mas o desmatamento chega e destrói o quilombo mostrando o ciclo sem fim da destruição.

Ficha técnica

Texto e direção geral: Marcelo Marcus Fonseca. Figurino: Gabriela Morato. Iluminação: Kleber Montanheiro. Direção musical e composições: Bisdré Santos e Marcelo Marcus Fonseca. Cenografia: Gabriela Morato e Marcelo Marcus Fonseca. Coreografias e preparação corporal: Gabriela Morato. Piso de cena: Jorge e Denis Produções Cenográficas. Coordenação: Jorge Ferreira Silva. Equipe técnica: Alicio Silva, Cleiton Willy, Deoclecio Alexandre, Vitor Caires e Murilo Manino. Criação e coordenação de adereços: Gabriela Morato
Assistência de figurinos e produção: Bianca Brandino. Confecção/adereços: Victor Castro, André Souza e jovens do projeto de Vivência Artística. Música ao vivo: Bisdré Santos e Vinibatucada Pinto. Música “Movimento dos Sem Chuva”: Cristóvão Gonçalves. Design gráfico: Gustavo Oliveira. Assessoria de Imprensa: Verbena Comunicação. Produção e realização: Teatro do Incêndio

Elenco: Gabriela Morato, Elena Vago, Anderson Negreiro, Valcrez Siqueira, André Souza, Victor Castro e Marcelo Marcus Fonseca.

Jovens do projeto de Vivência Artística: Lia Benacon dos Santos, Bianca Brandino de Castro Assis, Lucas Galhardo Dantas, João Lucas dos Reis Gonçalves, Ellen da Costa Marins, Pedro Henrique Rocha Vieira, Hisadora Benevides de Oliveira, Thalía Melo Macedo, Julieta Guimarães, Antônio Carlos Soares Augusto, Mariana Cortez Lima Ribeiro, Raquel de Lacerda e Vinicius Santos Julião.

Serviço

Espetáculo: A Gente Submersa
Com: Cia Teatro do Incêndio
Teatro do Incêndio
Rua Treze de Maio, 48 – Bela Vista/SP. Tel: (11) 2609 3730 / 2609 8561
Temporada: 16/9 a 10/12. Sábados (às 20h) e domingos (às 19h)
Duração: 120 min. Gênero: Tragicomédia musical. Classificação: 14 anos.
Ingressos: Pague quanto puder.
Capacidade: 95 lugares. Acessibilidade. Ar condicionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário