sexta-feira, 30 de junho de 2023

Festival ALLEGRIA reúne atrações gratuitas de circo, teatro e música no Teatro Paulo Eiró e Centros Culturais da capital

 

Nos dias 05, 08, 09, 15 e 16 julho, o Festival Allegria, Festival Infantojuvenil de Artes Cênicas e Música promove arte, cultura e diversão para toda a família no período das férias escolares, com acesso gratuito.

Os eventos ocorrem em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo: Teatro Paulo Eiró (Zona Sul - na Praça e no Teatro), Centro Cultural Vila Itororó (Centro) e Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, Centro Cultural da Penha e Centro Cultural da Vila Formosa (Zona Leste).

Mais de 30 apresentações, em diversos horários, compõem o Festival. A programação busca proporcionar ao público o desfrutar de uma grade de atrações especialmente planejada, com eventos circenses múltiplos, espetáculos de teatro em vários formatos e shows musicais, que prometem embalar crianças e adultos, reforçando a importância do acesso à cultura na primeira infância, bem como em todas as idades.

O Festival Allegria foi elaborado com o propósito de evidenciar criações artísticas que dialogam com o universo infantojuvenil, aquelas que são pautadas pelo aspecto lúdico e pela criatividade, contribuindo para a reflexão acerca da arte feita para crianças e jovens.

Serviço

Festival Allegria, Festival Infantojuvenil de Artes Cênicas e Música
Dias 05, 08, 09, 15 e 16 julho de 2023

Onde: Teatro Paulo Eiró, Centro Cultural Vila Itororó, Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, Centro Cultural da Penha e Centro Cultural da Vila Formosa.
Classificação: Livre.

Teatro Paulo Eiró

Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. SP/SP. Tel: (11) 5546-0449.

05 de julho - Quarta
20hEranko – Circo de Ébanos - (circo)

15 de julho – Sábado
11hVerDe Perto, O Musical Ecológico – Renata Pizi (teatro musicado)
15hOs Três Porquinhos – Grupo Furunfunfum (teatro)
17hLudophonia – Grupo Furunfunfum (teatro musicado) 

16 de julho – Domingo
11h VerDe Perto, O Musical Ecológico – Renata Pizi (teatro musicado)
15hLudophonia – Grupo Furunfunfum (teatro musicado)
17hModinha de Rock – Ricardo Vignini e Zé Helder (música)

Praça do Teatro Paulo Eiró
Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. SP/SP. Tel: (11) 5546-0449.

16 de julho – Domingo
10h – Unidos do Swingue (música)
10h30 às 14h30Camarim – Cia Caju Azul (teatro)
10h30Titânia – Cia Circo Rebote (circo)
11h30Mapulu Na Cia das Marionetes (circo)
12h – Adriano Gringerg (música)
12h30Titânia – Cia Circo Rebote (circo)
13h30Mapulu Na Cia das Marionetes (circo)
14h30 Le One Hombre Banda Trio Flamini (circo)
15h Adriano Gringerg (música)
16h Se Vira na Lona – Troupe Guezá (circo)
16h30Retirantes – Troupe Baião de 2 (circo)
17h30 Se Vira na Lona Troupe Guezá (circo) 

Centro de Formação Cultural  Cidade Tiradentes
R. Inácio Monteiro, 6900 - Jardim São Paulo. SP/SP. Tel: (11) 2392-2010. 

8 de julho – Sábado
15hRaiow Rainhas! Rainhas do Radiador (circo)
15h15Construtores – Coletivo Vertigem (circo)
17hRaiow Rainhas! Rainhas do Radiador (circo)
17h15Construtores – Coletivo Vertigem (circo) 

Centro Cultural Vila Formosa
Av. Renata, 163 - Vila Formosa. SP/SP. Tel: (11) 2216-1520. 

09 de julho – domingo
14h O Macaco Simão, Outras Histórias e Outras Canções – Grupo Furunfunfum (teatro) 

Centro Cultural Vila Itororó
R. Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. SP/SP. Tel: (11) 98397-4800. 

09 de julho – Domingo
16hRaiow Rainhas! Rainhas do Radiador (circo)
16h15Construtores – Coletivo Vertigem (circo)
18hRaiow Rainhas! Rainhas do Radiador (circo)
18h15Construtores – Coletivo Vertigem (circo) 

16 de julho – Domingo
15h - VerDe Perto, O Musical Ecológico – Renata Pizi (teatro) 

Centro Cultural da Penha
Largo do Rosário, 20 - Penha de França. SP/SP. Tel: (11) 2095-6480. 

15 de julho – Sábado
14hModinha de Rock - Ricardo Vignini e Zé Helder (música) 

16 de julho – Domingo

15h Eranko – Circo de Ébanos (circo) 

SINOPSES | ESPETÁCULOS

Eranko – Circo de Ébanosé inspirado pela potência humana enquanto ser animal. Nessa obra circense, o instinto, a visceralidade e a simplicidade do homem contemporâneo resgatam a essência da natureza selvagem que existe em nós. De forma lúdica, a troupe interage com as crianças e transmite valores e conceitos que ampliam a visão de mundo. O elenco é composto por artistas negros periféricos, jovens construindo um caminho artístico por meio de referências do circo clássico, contemporâneo e da cultura afro-brasileira. A companhia existe há mais de 15 anos e já realizou mais de 150 apresentações. Representou o Brasil no evento Brasil/Portugal e, em 2023, foi selecionada para o Festival Internacional Sesc de Circo. Nas apresentações realizam performances inovadores em aparelhos diferenciados.

Verde Perto, O Musical Ecologico Renata Pizi Espetáculo cênico-musical infantil com uma linguagem simples e poética que se comunica diretamente com a natureza imaginária das crianças, contribuindo para o desenvolvimento cultural de futuros espectadores. O espetáculo aborda temas como ecologia, reciclagem e preservação do meio ambiente. Com arranjos executados ao vivo, passa por diversos ritmos como o baião, maracatu, pop e o rock.  Renata Pizi, vencedora do Prêmio Musique em 2011 com um dos mais belos timbres da nova MPB, tem uma carreira que acumula premiações em renomados festivais.

Adriano Grineberg – O artista, junto com sua banda, apresenta espetáculo com total interação com o público, transcendendo o blues como uma expressão universal. O show faz uma viagem sonora lúdica que vai além do blues, aliado à alegria e intensidade da música africana, proposta de seu álbum Blues for Africa.  De forma lúdica, Adriano mostra ao público infantojuvenil esse gênero nascido nas periferias dos EUA, incluindo no repertório clássicos de referências como Ray Charles, B.B. King, Jerry Lee Lewis, Bob Marley e também faz citações aos mestres brasileiros Pixinguinha e Luiz Gonzaga.

O Macaco Simão, Outras Histórias e Outras Canções Grupo Furunfunfum A peça apresenta os conflitos entre natureza e cultura, o velho e o novo, verdade e mentira, discórdia e conciliação, em linguagem simples e acessível, privilegiando sempre a improvisação e a participação da plateia. Essa versatilidade não aparece apenas no Brasil. Em 1999, foi escolhido pelo júri infantil como um dos três melhores espetáculos do Festival Internacional de Títeres de Tolosa (Espanha). O Grupo Furunfunfum é formado pelos atores e músicos Marcelo e Paula Zurawski. Possui mais de 30 anos de atuação e 16 espetáculos no repertório que mesclam teatro, circo, música ao vivo e teatro de marionetes. Com Rapunzel, em 2004, ganhou o Prêmio APCA de melhor autor, e Paula Zurawski foi indicada como melhor atriz ao Prêmio Coca-Cola Femsa. Já representou o Brasil em festivais internacionais (Bolívia, Venezuela, Irlanda, Escócia, Espanha e Colômbia). Atualmente, tem em seu repertório: O Macaco Simão, Outras Histórias e Outras Canções, Rapunzel, Os Três Porquinhos, A Terra dos Meninos, O Flautista de Hamelin e O Grivo.

Os três Porquinhos
Grupo Furunfunfum O espetáculo é dividido em duas partes. Na primeira são apresentadas canções e histórias musicais tradicionais com acompanhamento instrumental ao vivo (flauta transversal e violão). Na segunda parte, a história é representada com bonecos. O espetáculo se mantém fiel ao conhecido enredo dessa história, cheia de significados, dialogando de modo lúdico com o público infantil, convidando a plateia a interagir com os personagens.

Ludophonia Grupo Furunfunfum Ludofonia foi criado a partir da ideia de que a música é uma experiência fundamental para o desenvolvimento, sendo antes de tudo uma atividade lúdica. O espetáculo tem formato inteiramente musical, fugindo ao rótulo de “música para crianças”. Apresenta um repertório nada simplificado que vai desde poesia brasileira musicada até clássicos dos Beatles, Secos & Molhados e Simon & Garfunkel, passando por pilares do cancioneiro popular e por músicas compostas para as peças da companhia.

Modinha de Rock Ricardo Vignini e Zé HelderModinha de Rock mostra standarts do rock executados com violas caipiras. Nasceu quase como uma brincadeira quando os artistas, professores de viola, resolveram mostrar o potencial do instrumento para os alunos e ao mesmo tempo reviver a trilha sonora da sua adolescência. A proposta de adaptar versões instrumentais de clássicos do rock para a viola caipira foi bem recebida desde o início pelo público infanto-juvenil. O espetáculo traz diversidade e ineditismo: violeiros mostrando as versatilidades dos gêneros.

Camarim – Cia Caju Azul – A atriz e produtora Juliana Ferreira, que sempre realiza vivências criativas voltadas ao desenvolvimento, acolhimento, liberdade e ao estímulo à autonomia dos pequenos, apresenta o projeto Camarim. Na Praça do Teatro Paulo Eiró ela convida as crianças a criarem suas próprias fantasias artísticas, com o objetivo de desenvolver criatividade, arte e imaginação.

Titânia Cia Circo Rebote Titânia é a mulher mais forte do mundo, a rainha das fadas, mulher ciborgue, a filha do céu e da terra, uma artista, uma mulher. Há muitas versões para essa história. Essa é uma delas. Sozinha em cena, a atriz circense Erika Mesquita apresenta a mulher mais forte do mundo. Esta narrativa traz uma história que pode ser mito ou verdade. Inspirada em mulheres reais, histórias de força e reinvenção, a artista usa habilidades circenses como manipulação de bambolês, equilibrismos, acrobacia aérea em trapézio e demonstrações de força para nos revelar este mistério: quem será esta mulher? Contemplado com o Prêmio Funarte de Circo 2019, o espetáculo celebra a força feminina explícita na figura da Mulher Forte (Strong Women). Com mais de 20 anos de carreira, Erika Mesquita é triz circense, palhaça, aerialista e produtora.

Mapulu – Na Cia das Marionetes – O espetáculo circense conta a história de uma mulher pássaro que nasce de um sonho de liberdade. Ela procura alcançar o voo, mas suas asas foram perdidas. Para voltar a voar com o seu bando de pássaros precisará da memória de sua identidade. A sua casa é seu ninho, com minhocas que cantam e outros bichos.

Le One Hombre Banda Trio Flamini – No enredo, o Trio Flamini é convocado para sua próxima apresentação, mas… apenas um artista aparece. Na constante espera por seus companheiros, Valentín Flamini tenta de tudo para sustentar o espetáculo, de malabarismo a danças insensatas, passando por múltiplos instrumentos musicais até, por fim, se descobrir como homem banda.

Se Vira na Lona – Troupe Guezá – O espetáculo circense Se Vira na Lona é cheio de energia, regado por habilidades extraordinárias, que levam o público a uma jornada emocionante por meio das incríveis acrobacias realizadas por quatro talentosos artistas de solo. Esses acrobatas, mestres do equilíbrio e da força, surpreendem e encantam a todos com suas performances únicas e espetaculares.

Retirantes Troupe Baião de 2 O espetáculo conta a história da chegada de um casal de retirantes nordestinos a uma nova terra que, agora, será chamada de lar. Da arrumação do solo para firmar a casa até a organização dos objetos que são cheios de histórias, o espetáculo se presta a mostrar a felicidade e a esperança dos retirantes com a nova terra. Retirantes é um espetáculo de circo que também traz à cena elementos de dança e música, tendo o retirante como tema principal.

Raiow Rainhas! – Rainhas do Radiador Raiow Rainhas! O circo chegou trazendo as atrações mais espetaculares do momento. Você não pode perder as finais do campeonato de Luta Livre, as composições da banda, as mágicas e ilusionismos das trigêmeas SimSalaBim e muito mais! Ocupando o centro do picadeiro, essas figuras prometem abalar as estruturas com toda sua potência e irradiação.

Construtores – Coletivo Vertigem Com direção de Angelo Brandini, direção musical de Rodrigo Zanettini e figurino de Nego Lazuli, Contadores representa construtores em seu dia a dia de trabalho, em uma cidade em obras. O elenco é composto por artistas especialistas que trabalham de forma específica as modalidades de roda cyr, acrobacia aérea com tecido em gota, acrobacias de solo, comicidade e a utilização do trampoline wall (técnica na qual a cama elástica fica próxima a uma parede ou estrutura similar, e os movimentos acrobáticos são executados tendo a estrutura como base para escalada e para saltos e acrobacias; é uma das mais recentes modalidade circenses, que ganhou notoriedade dentro de um espetáculo produzido pelo Cirque de Soleil, em 1998). O Coletivo Vertigem foi selecionado para o Festival Internacional Sesc de Circo.

Unidos do Swing Unidos do Swing é uma fanfarra de rua e um bloco de carnaval da cidade de São Paulo que une as linguagens da música, dança e circo numa proposta estética acústica, performática e interativa. Com arranjos que vão do swing jazz ao maracatu, do blues ao baião e da música brasileira de carnaval até o ritmo das brass bands de Nola, Unidos do Swing apresenta sua pesquisa sobre as conexões reais e imaginadas entre o carnaval brasileiro e o Mardi Gras de New Orleans, nos EUA, atuando nas ruas e espaços culturais de São Paulo e do mundo, utilizando a arquitetura da cidade como palco para as suas apresentações.

 

Informações à imprensa: VERBENA Assessoria
Eliane Verbena
(11) 99373-0181- verbena@verbena.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário