terça-feira, 27 de junho de 2023

Projeto Orquestra Viramundo promove inclusão de crianças e adolescentes pela música em Carapicuíba

A música como instrumento transformador.

Divulgação

O projeto Orquestra Viramundo surgiu – no município de Carapicuíba, região metropolitana de São Paulo - a partir do entendimento de que levar música e arte para a vida de crianças e adolescentes proporciona, além do aprendizado musical, benefícios emocionais, cognitivos, culturais, comportamentais e sociais pela interação entre crianças abrigadas e crianças da comunidade, bem como pela convivência com os educadores e músicos profissionais. O fator principal da iniciativa é a inclusão dessas crianças e jovens dos abrigos em um ambiente saudável e fértil, estimulando o protagonismo e a criatividade com base na esperança e no respeito para a criação de um olhar positivo perante o mundo.

A Orquestra Viramundo acolheu crianças e adolescentes abrigadas e abrigados em casas de acolhimento Carapicuíba, devido s situações de vulnerabilidade, violência ou abandono que residem, temporariamente, nessas instituições até que possam retornar às suas famílias ou sejam acolhidas/dos por famílias por meio da adoção (nem todos alcançam essa situação). Esses menores estão sob responsabilidade jurídica do Poder Judiciário, necessitando de apoio humano e psicológico para enfrentar os difíceis desafios desse período.

Além das crianças abrigadas, a comunidade de Carapicuíba registra um grande número de crianças com pouquíssimos recursos e quase nenhum acesso a atividades que lhes preencham o dia de maneira salutar e construtiva. A partir desse diagnóstico, nasceu o projeto Orquestra Viramundo de forma experimental, no período de setembro a dezembro 2019, usando instrumentos musicais emprestados. Nessa fase, a sede foi um espaço cedido pelo município, onde foram ministradas aulas pedagógico-musicais, aos sábados pela manhã, oferendo os primeiros contatos com diversos instrumentos musicais e suas sonoridades, além de instruções sobre consciência e expressão corporal e de preparação vocal.

Contemplado pelo ProAC 33/2021, da Secretaria de Estado e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o projeto ganhou a possibilidade de dar continuidade às suas ações, em 2022, inclusive adquirindo os instrumentos musicais utilizados durante aulas. As aulas e vivências – de violão, ukulelê, teclados, percussão e voz - foram realizadas ao longo de nove meses para crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 17 anos, que se encontravam acolhidas em instituições públicas e privadas da cidade de Carapicuíba, beneficiando cerca de 50 alunos por semestre, totalizando 100 alunos no período.

A iniciativa contou com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Carapicuíba e também do Poder Judiciário - Vara da Infância e Juventude para sua realização.  Estabeleceu ainda parcerias com o setor privado, captando de recursos financeiros para a remuneração do corpo docente. Para compor a equipe de instrutores de música, a parceria foi com a St. Nicholas School Alphaville, tendo como responsável o professor e músico Fabio Bergamini (coordenador pedagógico e diretor artístico). A St Nicholas School também contribuiu com o projeto por meio de seu “charity” e de seus instrutores em ações conjuntas com Bergamini.

No encerramento do projeto, essas crianças e jovens fizeram apresentações conjuntas, em fevereiro de 2023, como integrantes da Orquestra Viramundo, mostrando ao público, e si próprios, que o conhecimento e a arte são artifícios incontestes para a inclusão, para a diminuição das desigualdades e para o fortalecimento da autoestima.

Fabio Bergamini reforça que “a música, e a arte, são ferramentas poderosas para a transformação dessas crianças e adolescentes, pois colaboram no preenchimento de uma lacuna emocional e ocupa o tempo com uma atividade construtiva, ampliando seus horizontes e gerando novas perspectivas, possibilidades e oportunidades”. E completa: “continuaremos com o projeto voluntariamente, buscando alguma forma de patrocínio para que ele seja viável a longo prazo”

Além de ensinar aspectos técnicos da linguagem musical, o projeto Orquestra Viramundo contribui na formação humana dessas crianças e desses jovens, trabalhando os princípios e valores, a sensibilidade, a disciplina, a concentração, a troca, o saber ouvir e colocar e o autoconhecimento, entre outros aspectos que o caminho do aprendizado musical pode trazer, sem desconsiderar uma possível oportunidade futura de trabalho. A participação lhes possibilitou novas experiências em interação com seus pares, vínculos de amizade, respeito e cooperação em um ambiente de amor, atenção e cuidado. Os resultados obtidos na execução das ações de 2019 foram observados durante as aulas, em 2022, pela rápida assimilação dos conteúdos, bem como pela motivação, satisfação e entusiasmo dos envolvidos.

A equipe de instrutores envolvidas em todo o processo foi formada por: Fabio Bergamini (maestro, arranjador e coordenador do projeto), Fábio Oliva (arranjador e instrutor - teclas, sopros e percussão), Paulo Henrique Bergamini (instrutor - violão e ukulele), Rosa Garbin (instrutora - canto e musicalização), Rubens Antunes (instrutor -instrumentos de sopro) e Sidney Ferraz (instrutor – teclado e xilofone).

O Projeto Orquestra Viramundo foi viabilizado pelo do Edital ProAC Expresso Nº 33/2021 - Ações Locais / Favelas e Periferias - Produção / Difusão / Capacitação / Eventos / Manutenção de Corpos Artísticos, da Secretaria de Estado e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

 

Informações à imprensa | VERBENA ASSESSORIA
Eliane Verbena
Tel.: (11) 99373-0181- verbena@verbena.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário