sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A periferia além do muro: 6º Festival Cine Favela de Cinema, em novembro

Festival, que até 2010 era restrito à Comunidade de Heliópolis, em 2011 chega a
5 unidades do SESC, 2 estações do metrô, 4 periferias e à cidade de Campinas.

Em sua sexta edição ininterrupta, o Festival Cine Favela de Cinema, que já se tornou uma referência na difusão do cinema periférico, não será restrito à Comunidade de Heliópolis. Neste ano, o cinema produzido por ONGs, Associações, Coletivos e Produtores Independentes e Periféricos estará presente em 12 pontos de exibição e o evento de abertura será no CINESESC. “É a periferia chegando aos grandes centros”, comenta o coordenador e diretor da mostra, Daniel Gaggini.

Realizado pela Associação Cine Favela e pelo SESC-SPo festival deste ano acontece no período de 9 a 15 de novembro, tendo como tema o “Pixo como Expressão da Periferia”. O evento propõe que a sociedade, o poder público e os pixadores reflitam sobre a questão desta forma de expressão ser considerada como arte ou vandalismo. Serão exibidos 32 curtas-metragens (22 deles em competição) e cinco longas-metragens, além de encontros, palestras, oficinas e uma exposição de fotos do projeto Ponto de Equilírio Imagens - RJ.

 
    Pulmões Urbanos (Doc.); Pula, Eunice, Pula (Coletivos); Ulisses (Prim. Passos); Além da Rua (Novo Olhar)
 
Sob curadoria de Daniel Gaggini e Luciana Rossi, a Mostra Competitiva se divide em quatro programas: Documentários, Coletivos, Primeiros Passos e Novas Linguagens. O cinema periférico rompe, em 2011, as barreiras das comunidades e chega a 13 pontos de exibição com a pretensão de atingir mais de um milhão de pessoas. As sessões acontecem em quatro unidades da Rede SESC (Osasco, Interlagos, Itaquera e Santana), SENAC Osasco, três Comunidades populares (Heliópolis, Cidade Tiradentes e Paraisópolis), duas estações do metrô (Paraíso e Corinthians-Itaquera), na região central da cidade (Praça Roosevelt), no bairro do Cambuci e na cidade de Campinas. O melhor filme periférico brasileiro será escolhido pelo voto popular.

Evento de abertura no CINESESC, dia 9/11

O evento de abertura do 6º Festival Cine Favela de Cinema acontece dia 9 de novembro, quarta-feira, no CINESESC (Rua Augusta, 2075, Cerqueira César/SP, Tel: 3087-0500), com entrada franca. A partir das 19h30, o público será recebido pela Conexão MC Liu Mr. e participação do DJ Jamal.  A intervenção será transmitida ao vivo para a Rádio Comunitária de Heliópolis contando os detalhes que antecedem a cerimônia de abertura da mostra.

Dois curtas-metragens foram escolhidos para aquecer a noite inaugural, às 21 horas: Oscar (filme que resultou da Oficina de Cinema do 5º Festival Cine Favela, em 2010) e Picolé, Pintinho e Pipa (vencedor da Mostra Competitiva no mesmo ano).  Na sequência, o longa-metragem Pixo, de João Wainer e Roberto T. Oliveira, abre oficialmente a mostra.  Este filme foi escolhido por ser um documentário que registra a realidade dos pichadores, indo de encontro ao tema deste ano. O filme acompanha algumas ações, registra os conflitos com a polícia e apresenta um olhar sobre algumas intervenções muito exploradas pela mídia. Ele não traz respostas, mas fornece argumentos para o debate: pichação é arte ou é crime?

Outros destaques

No SESC Osasco haverá bate papo com Jeferson De (também no SESC Interlagos), Laís Bodansky, William Hinestrosa e Rubens Rewald. Já no SESC Santana, os encontros serão com Willian Hinestrosa, Luiz Villaça (também no SESC Itaquera), Helena Ignez (também no SESC Osasco) e Fausto Noro.

Duas mostras não competitivas ajudam a rechear a programação do 6º Festival Cine Favela de Cinema: a Retrospectiva Cavi Borges (Cavídeo), nas Estações Paraíso e Corinthians-Itaquera e na NET Comunidade Campinas e Cambuci, e Os Melhores do 5º Festival Cine Favela de Cinema em vários locais. Outro destaque do festival é a Oficina de Pinhole (fotografia artesanal) na NET Comunidade Cambuci.

No Metrô, estações Corinthians-Itaquera e Paraíso, uma programação especial começa já no dia 1º de novembro e segue até o dia 30, dentro do Encontros, projeto que transforma as estações do metrô em polos culturais: Mostra dos Melhores do 5º Festival Cine Favela de Cinema, Mostra Competitiva 2011; Retrospectiva Cavi Borges; Mostra de Longas-Metragens; e bate papo com Liu Mr. (MC e ator da Comunidade de Heliópolis), Daniel Gaggini (Diretor do Festival), representante da EloCompany (empresa que atua na difusão de audiovisuais) e Reginaldo Túlio (fundador do Cine Favela em Heliópolis).

Festival Cine Favela de Cinema
De 9 a 15 de novembro de 2011
Abertura: Dia 9 de novembro – quarta-feira
19h30 - Conexão MC Liu Mr.
21h – Cerimônia de Abertura
21h10 – exibição dos filmes: Oscar, Picolé Pintinho e Pipa e Pixo
Local: CINESESC - Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César/SP – Tel: (11) 3087-0500
Programação completa abaixo ou no site oficial do evento: http://www.festivalcinefavela.com.br/.  Twitter:  www.twitter.com/cinefavela. Facebook:  http://migre.me/5oGdr.
Contatos/Festival: Tel: (11) 7722-3202 – festival@festivalcinefavela.com.br

Ficha técnica
Idealização: Reginaldo de Túlio
Direção e coordenação: Daniel Gaggini
Identidade visual: David Galasse
Curadoria: Daniel Gaggini e Luciana Rossi
Direção produção: Flávia Tonalezi
Produção: Geneci Ledo de Túlio
Assistente de produção: Vando Ledo
Assistente identidade visual: Muhammad Umm
Site: Mateus Souza
Edição das grades: Na Laje Filmes

Contatos / locais de exibição
CINESESC: Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César/SP – (11) 3087-0500 – www.sesc.sp.org.br/cinesesc
SESC Santana: Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Santana/SP - (11) 2971-8700 - http://www.sesc.sp.org.br/
SESC Itaquera: Av. Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera/SP – (11) 2523-9200 - www.sesc.sp.org.br/itaquera
SESC Interlagos: Av. Manuel Alves Soares, 1100 – Parque Colonial/SP - (11) 5662-9500 - www.sesc.sp.org.br/interlagos
SESC Osasco: Av. Sport Club Corinthians Paulista, 1300 – Jardim das Flores/Osasco – (11) 3184-0900 - www.sesc.sp.org.br/osasco
SENAC Osasco: Rua Dante Batiston, 248 – Osasco/SP (11) 2164-9822 - www.sp.senac.br/osasco
NET Comunidade Campinas: Rua Dusolina Leone Tournieux, s/nº - Vila União/Campinas – (19) 2103-9557 - www.neteducacao.com.br/comunidade
NET Comunidade Cambuci: Rua Otto de Alencar, 270 – Cambuci/SP – (11) 3805-7319 - www.neteducacao.com.br/comunidade
Cineclube PAC LEE: Rua dos Têxteis, 2.910 – Setor 81 (COHAB) – Cidade Tiradentes - (11) 3869-8054 http://gectiopac.ning.com/
Cine Favela: Rua do Pacificador, 251 – Heliópolis - (11) 2954-2275 - http://www.cinefavela.org.br/
Espaço Parlapatões (Satyrianas 2011): Praça Franklin Roosevelt, 158 – Centro/SP – (11) 3258-4449 – http://www.parlapatores.com.br/
Estação Paraíso e Corinthians-Itaquera (Projeto Encontros): http://www.projetoencontros.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário