segunda-feira, 15 de abril de 2013

Morro Como Um País debate “Mídia, Ditadura e Violência Institucional”


No dia 21 de abril (domingo), após sessão do espetáculo Morro Como Um País no Sótão do Teatro Grande Otelo, acontece o debate Mídia, Ditadura e Violência Institucional. O encontro tem participação de André Caramante (repórter investigativo que atua na área de segurança pública, autor do livro-reportagem Aqui Dentro – Páginas de Uma Memória: Carandiru) e Tatiana Merlino (assessora da Comissão Estadual da Verdade de São Paulo). A apresentação tem início às 19 horas e o bate-papo, às 20h30.

O encontro integra o projeto Morro Como Um País, da Kiwi Cia. de Teatro, que tem como objetivo informar e conscientizar o público sobre a suspensão na Lei dos Direitos Humanos durante a ditadura militar. Esse é o último de uma série de cinco debates que foram programados para a temporada, que vai até 28 de abril.
 
Os encontros são sempre aos domingos depois do espetáculo. O grupo já discutiu temas como Violência de Estado e violência na periferia com foco na luta do Coletivo Mães de Maio, além de uma discussão sobre Arte, Cultura e Exceção, abordando a realidade social, política e cultural brasileira.
 
O espetáculo O espetáculo Morro Como Um País  não segue um padrão formal de encenação; não há história com princípio, meio e fim. A Kiwi usou como referência o texto literário Morro Como Um País, escrito em 1978 por Dimitris Dimitriadis, um testemunho de como o povo grego viveu a “ditadura dos coronéis” (1967/1974). A concepção do diretor Fernando Kinas articula mais de 30 tableaux (cenas independentes) que, uma vez articulados pelo espectador, dão sentido ao trabalho. Morro Como Um País delineia quadros como em um jogo onde todos os presentes estão inseridos. Um dos objetivos da montagem é colocar em foco a discussão sobre o “estado de exceção permanente”, definido pela suspensão de direitos mesmo em períodos de “normalidade democrática”. São situações em que a ilegalidade tem aparência legal. Outro objetivo é apresentar momentos históricos de especial tensão entre o desejo de transformação e justiça social e a violência praticada pelo Estado.

Debate: dia 21 de abril
Horário/espetáculo: 19 horas – Horário/debate: 20h30
Tema: Mídia, Ditadura e Violência Institucional
Espetáculo: Morro Como Um País
Com a Kiwi Companhia de Teatro
Roteiro e direção geral: Fernando Kinas
Elenco: Fernanda Azevedo
Cenário: Júlio Dojcsar
Figurino: Maitê Chasseraux
Iluminação: Heloísa Passos
Pesquisa e música original: Eduardo Contrera e Fernando Kinas
Pesquisa e tratamento de imagens: Maysa Lepique
Assessoria e treinamento musical: Luciana Fernandes e Armando Tibério
Direção de produção: Luiz Nunes
Assistência de produção: Dani Embón
Programação visual: Paulo Emílio Buarque Ferreira e Camila Lisboa
Realização e produção: Kiwi Companhia de Teatro
Serviço/espetáculo
Temporada: sextas e sábados (20 horas) e domingos (19 horas) - Até 28/04
Teatro Grande Otelo (Sótão)
Alameda Nothmann, 233 - Campos Elíseos/SP - Tel: (11) 2307-0020
Ingressos: R$ 10,00 - Bilheteria: 4ª a 6ª (após 16h), sab. e dom. (após 14h)
Gênero: Drama – Classificação etária: 16 anos – Duração: 95 min
Não possui acesso universal - Aceita dinheiro e cartões – 50 lugares
Ingressos antecipados: www.ingressorapido.com.br (4003-1212)
Estacionamento (interno) pela Al. Dino Bueno, 353: R$ 15,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário