segunda-feira, 1 de julho de 2013

Cabarezinho recebe Paulo Padilha, Luis Felipe Gama & Ana Luiza e Paola Musatti & Vera Abuud, dia 12/7

Projeto tem grupo fixo, atrações convidadas e som totalmente acústico em palco de arena, no Cit-ECUM.


Novidade na cena paulistana, projeto Cabarezinho – que estreou em 28 de junho, no Centro Internacional de Teatro - ECUM - dá prosseguimento à sua programação. No segundo encontro, que acontece no dia 12 de julho (sexta, às 22h30), apresentam-se o cantor e compositor Paulo Padilha, o duo Luis Felipe Gama & Ana Luiza e a dupla de palhaças Paola Musatti & Vera Abbud.
 
Inspirado no pequeno cabaré francês Lapin Agile, o Cabarezinho tem direção geral e musical de Luiz Gayotto (também idealizador do projeto). Com formato inusitado e totalmente acústico, o cabaré tem como atração fixa o Coro Cabarezinho (formação que varia entre 6 e 10 cantores) e o pianista Rogério Rochlitz (que toca para acompanhar o coro e também faz números solos). Estes artistas são os mestres de cerimônia, os anfitriões. Eles recebem os convidados e, entre uma e outra apresentação, mostram breves números musicais que conduz o espetáculo.
 
Paulo Padilha tem músicas gravadas por Simone (“Love”, trilha da novela Insensato Coração), Suzana Salles, Palavra Cantada, Marcos Sacramento e outros. A canção “Áio no Ôio” foi 2ª colocada no Concurso Nacional de Marchinhas 2013 (Rede Globo); convidado pelo Arts Midwest, tem turnê agendada para 2014 e 2015 em 10 cidades dos EUA. Acompanhado por seu violão, o “Sancho Pança”, Padilha apresenta o CD/Livro Na Lojinha de Um Real Eu me Sinto Milionário, cujo tema é a cidade e o compositor, revelados por textos que conduzem o ouvinte e amplia a ideia de crônica urbana. Predominantemente acústico, o trabalho flerta com o samba, a MPB e o pop. Ele toca: “Lojinha de Um Real”, “Pré- Pago Pai de Santo” (tem Mart’nália no CD) e “Só Me Trai” (versão para “Summertime”, de G. Gershwin). 
 
Parceiros há quase 20 anos, o pianista, compositor e arranjador Luis Felipe Gama e cantora e compositora Ana Luiza constroem uma obra autoral ancorada na música brasileira e aberta especialmente à canção popular das Américas. Da profunda afinidade musical e da admiração mútua, vem o norte de todo o trabalho da dupla: a busca por uma expressão artística rigorosa. Já participaram de concertos e gravações com Chico Buarque, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Guinga e Haydée Milanês. Entre outras canções de discos anteriores, o duo mostra músicas do mais recente CD, Vermelho (2013). Compõem ainda o repertório da apresentação músicas da parceria artística que desenvolvem com artistas cubanos e que inclui parceria de Luis Felipe com Pablo Milanés e outra composta com a cantora chilena Maria Paz.
 
Paola Musatti & Vera Abbud trabalham com a linguagem do palhaço há mais de 20 anos. Já dividiram o palco com a Nau de Ícaros e os Parlapatões; são palhaças no Jogando no Quintal e parceiras dos Doutores da Alegria. Desde 2004, quando iniciaram pesquisa na linguagem do palhaço, explorando possibilidades de dupla, atuar em um número, espetáculo ou intervenção cênica, a partir do ponto de vista do palhaço, tornou-se prioridade na arte de Paola e Vera. Elas apresentam Pelo Cano, primeiro fruto da pesquisa: uma releitura da palhaçaria clássica (palhaços homens) onde as palhaças revelam sua forma de ver o mundo. Objetos como dinheiro, fita crepe, sifão de pia, televisão, revelam a inaptidão do palhaço com a realidade. A música, quando aparece, é tocada ao vivo (violão, violino, flauta) e serve como suporte para gags musicais. É um espetáculo silencioso.
 
Quinzenalmente as atrações convidadas (de diversas áreas culturais) se revezam nesse cabaré, intercaladas pelo grupo fixo (coro e pianista). O contraste entre as diferentes apresentações e performances garante dinamismo às noites culturais. Segundo o idealizador e diretor Luiz Gayotto, o Cabarezinho tem o Lapin Agile apenas como inspiração. “Se de um lado, assim como o pequeno cabaré de Paris, não pretendemos reproduzir o Moulin Rouge ou o Lido; de outro lado, o Cabarezinho será mesmo brasileiro”. Ele explica que repertório do coro anfitrião é predominantemente de música brasileira. Paola Musatti e Fausto Franco são os diretores cênicos do Cabarezinho. A ambientação da arena sugere intimismo, propiciado pela proximidade dos artistas com o público. E a ausência de qualquer sonorização (tecnológica) favorece o clima para um pequeno cabaré. Ao lado da arena, público dispõe de um bar, mas o consumo é liberado somente em momentos específicos para que não interfira nos shows.

Espetáculo: Cabarezinho
Idealização, direção geral e direção musical: Luiz Gayotto
Direção cênica: Paola Musatti e Fausto Franco
Cantores: Henrique Benvenutti, Laya  Lopes, Luciane Valle, Luiz Gayotto, Maria Rosa, Paola Musatti, Tatiane Klein, Yoyo
Iluminação: Carine Spuri
Produção: Ademir Dema
Piano: Rogério Rochlitz
Arte Gráfica: Élcio Miazaki

Dia 12 de julho – sexta-feira – às 22h30
Convidados: Paulo Padilha, Luis Felipe Gama & Ana Luiza, Paola Musatti & Vera Abbud
Centro Internacional de Teatro - ECUM - Porão
Rua da Consolação, 1623 – Consolação/SP. Tel: (11) 3255 5922 e 3129 9132
Ingressos: R$ 40,00 (meia: R$ 20,00). Bilheteria: 1h antes das sessões.
Duração: 100 min. Classificação etária: 18 anos. Capacidade: 80 lugares.
Estacionamento conveniado ao lado do teatro: 15 reais. Possui bar

Nenhum comentário:

Postar um comentário