segunda-feira, 1 de julho de 2013

São José dos Campos recebe ‘Homens no Divã’, com Darson Ribeiro, Olivetti Herrera e Rafael Calomeni

Darson, Calomeni e Herrera
Foto de Eliana Souza

Texto de Miriam Palma ganhou adaptação e direção Darson Ribeiro.
 
Imagine a antessala de um consultório de psicanálise frequentada por três homens desesperados por suas respectivas mulheres! É isto que o que o público vê Homens no Divã, que tem sessões nos dias 5, 6 e 7 no Teatro Colinas, em São José dos Campos. O espectador vai testemunhar o encontro inesperado das personagens Renato Paes de Barros Seabra (Rafael Calomeni), Carlos Eduardo Carrara-Travertino (Olivetti Herrera) e Frederico Freitas Fernandes (Darson Ribeiro). Se é que Freud realmente explica...
 
Foi com o objetivo de entreter as mulheres e, por tabela, elucidar os machões de plantão, que Darson Ribeiro decidiu adaptar o original - Desesperados - de Miriam Palma e dar mão à palmatória, expondo as mais diversas fraquezas masculinas. E, ainda por cima, num divã freudiano.
 
O texto explicita, sem moralismos, e traz à tona inúmeras facetas do relacionamento entre homens e mulheres ao discutir traição e sexo, assim como o verdadeiro amor, levando inclusive à possibilidade do perdão. Deles, dos homens, é claro.
 
Os três machões em personalidades bem distintas vão mesclando suas idiossincrasias e, tornam-se amigos. A terapia ao invés de reduzida entre as quatro paredes da Dra. Maczka, acaba acontecendo espontaneamente nos ambientes frequentados por eles, como academia, balada, e uma palestra onde realmente o turning-point acontece. Tudo isso numa linguagem altamente digerível - gostosa de ouvir, e pra lá de engraçada.
Foto de WilianPonciano
 
Brincando com o fetiche feminino, os tipos são ainda sublinhados por profissões bem reconhecidas, como o Oficial do Corpo de Bombeiros vivido por Calomeni, juntamente com um Executivo da Eletropaulo, e um Obstetra. E, de quebra Marília Gabriela participará vocalmente interpretando a disputada Dra. Maczka.
 
Cenário e figurinos, assinados pelo próprio diretor, fazem um contraponto com o classicismo freudiano e o órgão genital feminino – isso em cores e formas. A Luz - com supervisão de Guilherme Bonfanti - foi criada e executada por Leandra Demarchi.
 
Espetáculo: Homens no Divã
Texto: Miriam Palma
Coautoria e direção geral: Darson Ribeiro
Elenco: Darson Ribeiro, Olivetti Herrera e Rafael Calomeni
Cenografia, Trilha e Figurinos: Darson Ribeiro
Iluminação: Guilherme Bonfanti/Leandra Demarchi
Preparação corporal: Gustavo Torres
Assistência de direção: Cecília Arienti
Assistência de Cenografia e Figurinos: Clau do Carmo
Assistência de Produção: Priscila Pinto Soares
 
Dias 5, 6 e 7 de julho – sexta e sábado (21 horas); domingo (19 horas)
Teatro Colinas
Av. São João, 2200 - São José dos Campos/SP - Tel: (12) 3204 - 5235
Ingressos: R$ 60,00 (meia entrada: R$ 30,00)
Duração: 1h40. Indicação etária: 16 anos. Lotação: 324 lugares

Nenhum comentário:

Postar um comentário