quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Livro de Paulo Maron aproxima o leitor da pintura e da arquitetura moderna

Paulo Maron lança o livro digital “Abrindo os Olhos” - Volume I, um Guia para quem quer saber mais sobre a pintura e a arquitetura moderna. A obra faz um apanhado histórico da arte moderna, a partir dos impressionistas (o período de transição), até os anos 70, com uma linguagem simples e ilustrado por fotos. 
 
Maron explica e mostra os movimentos artísticos no decorrer do século XX, relacionando-os dentro de um contexto social e político. O Volume I vai do final do século XIX aos anos 20, dividido em: A transição para a Pintura Moderna; A transição para a Arquitetura Moderna; A Pintura nas primeiras décadas do século XX; A Arquitetura nas primeiras décadas do século XX.
 
“Abrindo os Olhos  - por Paulo Maron

Você provavelmente já foi a uma exposição de arte moderna e viu pinturas e esculturas com figuras humanas distorcidas ou figuras totalmente abstratas. Viu e ouviu comentários do tipo “Mas que coisa estranha!”, “O que significa essa pintura?”, ou ainda “Porque esse pintor é considerado gênio?”, “Meu filho de cinco anos faz dez iguais a esse”. Talvez você tenha até pensado as mesmas coisas, mas não se constranja. Tais comentários são perfeitamente normais, e pode ter certeza que muitos dos que consomem arte e freqüentam exposições, não compreendem a arte moderna. 

Percebendo cada vez mais esse fato, decidi escrever esse livro, que é dedicado à pintura e arquitetura do século XX. Porque também arquitetura? Porque sempre senti que as pessoas não notam a variedade de projetos arquitetônicos e a mistura de estilos com os quais convivemos diariamente. O outro motivo é que acho difícil falar de arte isoladamente, pois todas as artes caminham juntas, influenciadas pelo meio social em que os artistas vivem. 

Este livro não tem a pretensão de ser um livro de história da arte moderna, mas sim dar um panorama geral, como um guia. Portanto, ao lê-lo imagine como se estivesse andando por uma galeria ou pelas ruas, com alguma pessoa lhe chamando atenção para certos detalhes das obras que você verá. Tudo isso tem o objetivo de dar a você uma base melhor para que possa ampliar ainda mais seu conhecimento com leituras posteriores de livros mais aprofundados, tanto sobre pintura como arquitetura do século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário