sexta-feira, 8 de novembro de 2013

8º FESTIVAL CINE FAVELA DE CINEMA COMEÇA NESTA TERÇA-FEIRA (12/11)

Considerado o maior evento dedicado ao cinema periférico no mundo, Festival exibirá filmes de 7 países diferentes e terá a Comunidade como tema central. 

Em seu oitavo ano de realização, o Festival, que se dedica exclusivamente à difusão de filmes realizados por ONGs, Associações, Coletivos, Universitários, Periferias e Produtores Independentes e Periféricos, traçará um panorama do cinema periférico produzido no mundo e focará suas atividades na Comunidade de Heliópolis. 

Na abertura oficial, que acontece nesta terça-feira, 12/11, às 20h, no SESC IPIRANGA, será exibido o longa-metragem inédito MEMÓRIAS DE HELIÓPOIS, de Bruna Lessa. O filme busca mostrar a vida dos moradores do bairro, especialmente aqueles que acompanharam o desenvolvimento do local, assim como líderes comunitários. Também serão exibidos 02 curtas-metragens inéditos, realizados nas oficinas de capacitação desenvolvidas durante o Festival. 

Já a MOSTRA COMPETITIVA, que acontecerá no sábado, 16/11, a partir das 15h, na sede do projeto CINE FAVELA, exibirá 16 curtas-metragens, entre eles 06 são internacionais, provenientes de país como França, Ucrânia, Espanha, Panamá, Portugal e Alemanha. Os estados de SP, RJ, BH, SE, RS e PR também estão representados. 

O encerramento do evento será realizado no POLO CULTURAL DE HELIÓPOLIS, no domingo, 17/11, às 17h. Na ocasião, será conhecido o melhor filme do Festival, eleito pelo voto popular. A sessão também contará com a exibição do longa-metragem COPA VIDIGAL, de Luciano Vidigal, e de uma apresentação de músicos do Instituto Baccareli.
 
Todas as atividades são gratuitas.
Abaixo a programação completa do evento. 
 


 

ABERTURA OFICIAL
Data: 12/11 – terça-feira
Horário: 20h
Local: SESC Ipiranga – Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga - Tel: 11 2215-8418

MEMÓRIAS DE HELIÓPOLIS (SP – 63’- DOC. – 2013) - Direção: Bruna Lessa

Sinopse: Considerada a maior favela de São Paulo, Heliópolis tem se projetado nos últimos anos pelas suas iniciativas em educação e ativismo comunitário, por uma perspectiva de “Bairro Educador”. Alguns moradores já nem dizem mais bairro, tampouco favela, mas Cidade de Heliópolis. A luta iniciada trinta anos atrás é contada pelos seus próprios moradores/fundadores, que enfrentaram a violência de grileiros e do Estado, porque ousaram sustentar que moradia é um direito.  

+ Exibição de 02 curtas-metragens realizados nas oficinas de capacitação do Festival.
* Após a sessão, haverá coquetel aos presentes.

SESSÃO INSTITUTO CRIAR
Data: 13/11 – quarta-feira
Horário: 19h
Local: Instituto Criar – Rua Sólon, 1.121 – Bom Retiro – Tel: 3331-4798

Os alunos do projeto e o público em geral terão acesso a filmes produzidos por produtores independentes de países como Colômbia, México, Argentina, Paraguai, Chile e Brasil e que, na grande maioria, não encontram espaço de difusão nos principais festivais de cinema.

MOSTRA COMPETITIVA
Data: 16/11 – sábado – às 15 horas
Local: CINE FAVELA – Rua do Pacificador, 288 – Heliópolis – Tel: 2954-2275
Classificação: Livre
Pré-Curadoria: Luciana Rossi
Curadoria final: Luciana Rossi e Daniel Gaggini

MUPEPY MUNATIM (PORTUGAL - 18’- FIC. -2012)
Direção: Pedro Peralta
Sinopse: Um homem regressa da França a Portugal em busca da túmulo de sua mãe. Quer lhe fazer uma homenagem. Quer redimir-se do passado. Apenas tem o contacto de uma pessoa. Encontra-a. Porém, ela não sabe o lugar em que sua mãe foi enterrada. Quando está pronto para desistir, tem uma revelação. A promessa tem que ser cumprida.

PINHEIRINHO (RJ - 8’- DOC. -2013)
Direção: Julio Pecly
Sinopse: Demolição de um conjunto habitado por população. 

PROIBIDÃO (RJ- 14’- DOC. -2013)
Direção: Ludmila Curi e Guilherme Arruda
Sinopse: Documentário sobre MC Smith, que é um famoso funkeiro do Complexo do Alemão adepto ao funk proibido, que faz muito sucesso nos bailes, porém gera polêmica fora deles

CATALOGÁRGULA (RS - 5’- EXP. -2013)
Direção: Lucas Neris/Luan Salce
Sinopse: Hélio é um homem peculiar que tira fotos de tudo à sua volta, dando uma conotação própria e estranha aos objetos que o cercam.

TINHA UMA PEDRA NO MEIO DO CAMINHO  (RS - 11’- EXP. -2013)
Direção: Caio Mazzilli
Sinopse: Um dia na vida de um viciado em pedra. O martírio da droga e a leveza da escrita, aflorando vida quando a morte caminha ao lado. 

A ELEIÇÃO É UMA FESTA (SE - 15’- DOC. -2013)
Direção: Fábio Rogério
Sinopse: Eleições municipais de 2012. Batman e Robin tentam uma vaga na Câmara Municipal de Aracaju.

BATMAN POBRE #1 ALDEIA MARACANÃ (RJ - 7’- DOC. -2013)
Direção:Pablo Pablo
Sinopse: Bruce Wayne. Ex-multibiliardário. Ex-playboy. Ex-proprietário. Ex-empreiteiro. Em meio ao caos do tráfego parado, obras olímpicas, bancos imobiliários, direitos obtusos, vaga rumo a uma batalha vencida, o Inquilino das Trevas. Nosso herói embussado nos conduz por essa estranha desventura no dia 23 de março de 2013: dia marcado pelo despejo da Aldeia Maracanã pelo Aparelho Repressor do Estado de Rio City.

A COLD PLACE (FRANÇA - 4’- EXP. -2010)
Direção: Muriel Montini
Sinopse: Bolsa de Paris, noite de inverno. Os comerciantes fazem um intervalo.  

MÚSICA NA PERIFERIA (SP - 7’- DOC. -2012)
Direção: David Alves Silva
Sinopse: Um curto Panorama da Música produzida na periferia Sul de São Paulo. 

SI EL PARQUE HABLARA (PANAMA - 5’- FIC. -2012)
Direção: Maysha Martínez
Sinopse: Tilson, um estudante adolescente de Cabo Verde, é responsável pelo futuro de seus dois irmãos pequenos. O parque vai ser o cenário de sua decisão. 

BRAÇOS ABERTOS, PORTAS FECHADAS (RJ - 24’- DOC. -2012)
Direção: Juliana Borges e Fernanda Polacow
Sinopse: O rolo compressor da economia brasileira em franca expansão está atraindo imigrantes de todo o mundo. Esperando encontrar um país multicultural, o rapper angolano Badharó acaba por se deparar com barreiras como discriminação e preconceito racial. Usando como pano de fundo a trágica morte de uma imigrante angolana, Badharó usa sua musica para falar sobre as frustrações que ele experimenta num Rio de Janeiro muito diferente dos cartões postais.

ORIGAMI (ESPANHA - 5’- ANI. -2013)
Direção: David Pavon
Sinopse: Era uma vez um barco de papel, que vivia em uma loja de brinquedos abandonados e que embarca na viagem da sua vida.

A FILA (PR - 5’- ANI. -2012)
Direção: Almir Correia
Sinopse: Homens simples. Ratos. Executivos. O que eles têm em comum? 

AVTOPORTRET (UCRÂNIA - 5’- EXP. -2011)
Direção: Natali Ilchuk
Sinopse: História de uma vida em episódios curtos. Um carro também pode ter uma biografia. 

A RUA É PÚBLICA (BH - 10’- FIC. -2013)
Direção: Anderson Lima
Sinopse: Um grupo de amigos acorda com vontade de jogar uma pelada na rua. A busca por um espaço acaba percorrendo outro caminho: o da luta pelo território livre do brincar.

BEN (ALEMANHA- 1’- EXP. -2012)
Direção: Kuesti Fraun
Sinopse: Sobre correr, estar trás, sobre grandes momentos, sobre a vida cotidiana…  

ENCERRAMENTO
Data: 17/11 – domingo
Horário: 17h
Local: Estrada das Lágrimas, 2.385 - Heliópolis

COPA VIDIGAL (RJ – 75’- DOC. – 2011)
Direção: Luciano Vidigal
Sinopse: Campeonato de futebol entre favelas organizado no Morro do Vidigal no Rio de Janeiro com o objetivo de resgatar a paz através do esporte numa área que estava traumatizada com uma recente guerra entre traficantes.
 
+ Apresentação de músicos do INSTITUTO BACCARELLI.
 
INFORMAÇÕES: 11 2914-2275 / 11 97605-86784

Nenhum comentário:

Postar um comentário