sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Encontro de Lutas movimenta o Sesc Santo André

Neste ano, as modalidades em destaque são a Capoeira e o Tai Chi Chuan.

O Sesc Santo André apresenta, nos dias 22, 23 e 24 de agosto, de sexta a domingo, o Encontro de Lutas: Capoeira e Tai Chi Chuan. Nesta quarta edição do evento as modalidades serão apresentadas ao público por meio de bate-papos, oficinas, vivências, apresentações e aulas abertas. O objetivo é aprofundar os temas, desmistificar as modalidades e estimular as práticas destas artes corporais. Todas as atividades são gratuitas.

Tanto a Capoeira quanto o Tai Chi Chuan são práticas que não são vistas, atualmente, como forma de combate. Embora ambas tenha surgido como formas de defesas de determinados grupos, hoje elas estão mais associadas ao benefício que a prática propicia para o corpo e para mente.

Um dos destaques da programação está na abertura oficial do Encontro, dia 22 (sexta, às 19 horas). Émerson Franchini - profissional com Doutorado em Educação Física pela USP e Pós-Doutorado pela Universidade de Montpellier (França) e preparador físico de atletas de judô de alto rendimento, entre outras – fala sobre Os benefícios para a saúde nas práticas das Artes Marciais. Outros destaques são: a Dança do Leão Chinês, a intervenção Apresentação das Armas do Tai Chi Chuan, a vivência Construa Seu Tambor (de capoeira) e aulas abertas sobre as modalidades e estilos do Encontro. 

No encerramento do Encontro de Lutas: Capoeira e Tai Chi Chuan, no dia 24 (domingo), a partir das 16h30, o público poderá assistir uma roda de capoeira e também o batizado de alunos de Capoeira do Programa Sesc de Esportes. E, Simbolizando o encontro entre as lutas, os alunos da Capoeira farão uma apresentação com a música típica do Tai Chi Chuan, demonstrando a possibilidade do controle corporal com elementos de outra modalidade.

O Encontro de Lutas é uma das ações da Move Brasil, campanha que visa aumentar o número de brasileiros praticantes de esportes e atividades físicas até o ano de 2016, quando ocorrem os Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro. A campanha foi lançada pelo Sesc em 2012, em parceria com os Ministérios do Esporte e da Saúde e a Autoridade Pública Olímpica.

 PROGRAMAÇÃO – ENCONTRO DE LUTAS

22/08. Sexta

Intervenção
Dança do Leão Chinês
A Dança do Leão se originou na dinastia Tang (618 – 907 a.C.). Diz a lenda que, certa noite, o imperador teve um pesadelo, no qual um animal estranho salvou sua vida. Na manhã seguinte, ele contou seu sonho para seus ministros, dizendo que esse estranho animal era parecido com um animal do oeste, um leão. Mas na China não há leões, e sim tigres. O primeiro leão da China foi recebido de um imperador estrangeiro e tornou-se um símbolo da sorte. A lenda diz que, quando a dança do leão é realizada, ocorre uma limpeza no ambiente, trazendo muita sorte e paz para quem acredita.
Na Área de Convivência.
Livre. Grátis, às 18h30.

Bate-papo
Os benefícios para a saúde nas práticas das Artes Marciais
As artes marciais são milenares e diversas em cada continente, e uma coisa todas tem em comum: os benefícios para a saúde. Com o Professor Doutor Émerson Franchini, educador físico, graduado e doutor em Educação Física pela EEFE-USP.
Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência.
No Teatro.
Não recomendado para menores de 12. Grátis, às 19h

23/08. Sábado

Apresentação das Armas do Tai Chi Chuan
No Estilo Yang, existem dois tipos de armas: as longas e as curtas, como bastão, espada e o sabre. No Estilo Chen, temos as espadas reta, sabre (ou facão), lança e alabarda ou guandao.
Com Marcos Horneaux.
Vagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento.
Na Sala de Práticas Corporais.
Não recomendado para menores de 12. Grátis, às 10h30

Vivência
Construa seu tambor
Esta atividade tem por finalidade ensinar aos participantes a confeccionar um tambor utilizado na capoeira, feito de PVC, couro e corda. Com instrutores do Sesc.
Vagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento.
No Espaço Ateliê.
Não recomendado para menores de 12.Grátis, às 11h30

Aula aberta
Chi Kung
Vivência que combina movimentos com o controle da respiração e energia, visando melhora da saúde e controle de ansiedade. Com a Família do Tigre.
Na Área de Convivência.
Não recomendado para menores de 12.Grátis, às 14h30

Vivência
O Tai chi Chuan Estilo Chen
O estilo Chen de Tai Chi Chuan é o mais antigo entre os cinco estilos familiares tradicionais. Recebe seu nome da família Chen, originária de Chenjiagou, vila situada no distrito de Wen da província chinesa de Henan. O Tai Chi Chuan estilo Chen destaca-se por suas posturas baixas e pelo aspecto marcial mais exteriorizado em comparação aos outros estilos familiares. Utiliza com frequência a prática de "fajing", a "exteriorização da energia". Combina movimentos lentos e curtos com disparos de energia; por vezes, as formas são realizadas em grande velocidade. Com Flávio Pontes.
Vagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento.
Na Sala de Práticas Corporais.
Livre. Grátis, às 14h30

Aula aberta
Movimentação da Capoeira aplicada à luta
Propiciar aos participantes vivenciar a Capoeira como luta e entender todas as suas possibilidades práticas. Com Professor Pantera (Ronaldo).  Necessário conhecimento básico da Capoeira.
Vagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento.
Na Área de Convivência.
Não recomendado para menores de 12. Grátis, às 16h

24/08. Domingo

Vivência
 O Tai Chi Chuan Estilo Yang
O Tai Chi Chuan estilo Yang é considerado o mais difundido no Ocidente. Foi fundado por Yang Lu Chuan, que sendo praticante do Kung Fu Shaolim, começou a aprender Tai Chi com um mestre da Família Chen. Este mestre impressionou-se com a habilidade de Yang e decidiu revelar-lhe os segredos da Família. Posteriormente, desenvolveu seu próprio estilo, transmitindo seus conhecimentos e técnicas aos seus três filhos. Com Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan.
Vagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento.
Na Sala de Práticas Corporais.
Não recomendado para menores de 12. Grátis, às 10h30

Vivência
Musicalidade na Capoeira
Pra tocar e cantar basta praticar. Nesta oficina, será abordada a importância da música na Capoeira, assim como conhecer aspectos históricos e culturais. Com Mestre Marrom.
Os inscritos ficam convidados a trazerem seus berimbaus para a oficina.
Vagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento.
Na Sala de Múltiplo Uso.
Não recomendado para menores de 10. Grátis, às 10h30

Aula aberta
 Aplicação Marcial do Tai Chi Chuan
O Tai Chi Chuan originou-se como uma arte marcial, mas atualmente ele é praticado para a saúde, longevidade e para equilibrar estados emocionais através da calma da mente, promovendo benefícios espirituais. Esta aula pretende apresentar alguns movimentos, revelando sua aplicabilidade marcial. Com Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan.
Vagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento.
Na Sala de Práticas Corporais.
Não recomendado para menores de 12.
Grátis, às 12h

Aula Aberta
Capoeira Adaptada
A capoeira é utilizada como ferramenta de inclusão, para a prática de atividades físicas. Nesta aula, os participantes experimentarão a capoeira voltada para deficientes visuais. Com instrutores do Sesc.  Indicado para maiores de 7 anos.
Vagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento.
Na Sala de Práticas Corporais.
Livre. Grátis, às 14h30

Apresentação esportiva
Apresentação esportiva - Tai Chi Chuan
Apresentação dos movimentos com e sem armas do Tai Chi Chuan,
Na Área de Convivência.
Livre. Grátis, às 16h

Roda de Capoeira e o Encontro entre as Lutas
Batizado de Capoeira dos alunos do Programa Sesc de Esportes. Apresentação dos alunos com a musicalidade do Tai Chi Chuan, como uma possibilidade de controle corporal com elemento de outra modalidade marcial.
Na Área de Convivência.
Livre. Grátis, às 16h30

SERVIÇO

Sesc Santo André
Rua Tamarutaca, 302 - Vila Guiomar
Fone: (11) 4469-1200
Acesso para deficientes físicos.
Estacionamento: R$ 3,00 1ª hora. R$ 1,00 hora adicional. (Desc. 50% p/ matriculados).

Nenhum comentário:

Postar um comentário